Por que não pode lavar a cabeça no resguardo?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Não há nada que impeça lavar a cabeça e os cabelos depois do parto. Esse é um grande mito. A mulher não terá nenhum prejuízo para sua saúde realizando esse cuidado de higiene pessoal, inclusive, pode lavar a cabeça logo após o parto.

Olá! Pode sim! Mas evite grandes esforços, levantar peso.

Recomendo tarefas leves e em geral, um período de 30 a 60 dias deve ser evitado! Entretanto, o próprio organismo irá testar seu limite durante a recuperação, porém, procure evitar esforços. Até breve, aproveite o neném! O fator relevante para saber se você está apta a realizar tal função e a sua cicatrização e a dor!

Ela pode estar associada a fatores físicos, emocionais, estilo e qualidade de vida, além de ter ligação, também, com histórico de outros problemas e transtornos mentais. No entanto, a principal causa da depressão pós-parto é o enorme desequilíbrio de hormônios em decorrência do término da gravidez.

"Mulheres com algum trauma podem sentir medo, sensação de impotência ou um horror em relação a suas experiências e enfrentar recorrentes lembranças desagradáveis, flashbacks, pensamentos ruins ou pesadelos relacionados ao parto.

Porém, ao chegar em casa é importante que você mantenha um repouso leve por cerca de 15 dias. Isso quer dizer que você não deve subir ou descer escadas, abaixar, carregar peso e ficar muito tempo de pé.

O uso do vapor com ervas pode ajudar na limpeza do útero e ainda pode promover importantes momentos de relaxamento e autocuidado. O uso das ervas e plantas medicinais nos cuidados com a saúde da mulher é uma prática milenar bastante comum entre povos originários.

Período de uso
No caso, o obstetra Rosa Filho aconselha que isso seja realizado apenas 72 horas após o parto. E ainda reforça que o uso deve ser o mínimo possível, em torno de seis a oito horas diárias, e “não mais do que 20 dias depois do parto”.

Mulheres com blues puerperal apresentam maior risco de desenvolver depressão pós-parto e devem ser acompanhadas de perto. O blues puerperal geralmente passa com o tempo e com o apoio familiar. A presença do parceiro é fundamental, cabe a ele saber que isso será transitório e que seu apoio fará toda a diferença.

A quebra de resguardo pode incidir no risco de infecção vaginal e uterina para a mulher e, para o homem, aumenta o risco de infecção prostática. Se a mulher teve parto normal, a penetração também pode doer e machucar.

Veja dicas que vão te ajudar nestes primeiros meses!

  1. Alimente-se bem! A boa alimentação não é somente importante para a boa manutenção da amamentação, mas também para ajudá-la a ter energia! ...
  2. Peça ajuda. ...
  3. Organize as tarefas e delegue funções. ...
  4. Respeite o seu tempo e o do bebê

Conforme o parto se aproxima, o colo do útero começa a se preparar, dilatando e amolecendo. Quem desencadeia o trabalho de parto é o bebê, quando fica maduro. Isso acontece entre 37 e 42 semanas.

São necessários cerca de quarenta e cinco dias para o útero voltar ao tamanho normal, pontua.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar.

Sendo assim, algumas das suas roupas de gestante serão úteis nessa fase. As calças legging ou jeans com cós em elástico costumam funcionar bem, bem como batas e vestidos soltinhos. O ideal é que as roupas sejam confortáveis, sem elásticos ou botões que marquem a pele.

Não há nada que impeça lavar a cabeça e os cabelos depois do parto. Esse é um grande mito. A mulher não terá nenhum prejuízo para sua saúde realizando esse cuidado de higiene pessoal, inclusive, pode lavar a cabeça logo após o parto.

Às vezes, o sangramento para por alguns dias e depois recomeça. Isso faz parte do processo de cicatrização, mas significa que você ainda precisa de mais tempo para voltar ao seu estado normal. Os médicos aconselham aguardar até que os lóquios acabem totalmente antes de retomar o sexo com penetração.

Você pode lavar os cabelos após o parto ainda na maternidade, mas é bom garantir que não pegue friagem ou até mesmo ficar deitada com os cabelos molhados. Após anos seguindo com esse mito, hoje é comprovado que não existe razões para as mulheres mudarem seus hábitos de higiene por conta do parto2.

A mulher não poderá engravidar enquanto estiver amamentando. Mito! Nos primeiros 42 dias do resguardo, há pouquíssima probabilidade de engravidar, e essa hipótese continuará baixa enquanto a mulher estiver amamentando por livre demanda, (no mínimo de 3 em 3 horas) que faz com que a ovulação seja inibida.

Ao final, o chamado puerpério remoto é o período que se estende até a mulher retomar o ciclo normal das funções reprodutivas. A fase pode ser difícil e delicada, porque ela tem que lidar com as alterações, e ao mesmo tempo, com as obrigações para com o recém-nascido.