Por que não pode ir para a Antártida?

Perguntado por: oprates6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

A Antártica é o continente mais frio do mundo. Ela fica congelada praticamente por inteiro, durante o ano todo. Apesar de possuir água do mar e água congelada em toda sua superfície, a Antártica é considerada um continente deserto.

Quem é o dono da Antártica? #1 A Antártica não pertence a nenhum país. Há no local bases de várias nacionalidades, mas o Tratado Antártico garante que ninguém possa declarar soberania sobre qualquer um desses territórios.

A Antártida não tem bandeira oficial, dado que não é uma nação e não tem governo próprio. A Organização do Tratado da Antártida adoptou uma bandeira em 2002, mas não é a bandeira do continente.

Depois da Antártida, o Ártico | Super.

O professor explica que a história costuma informar que a Antártida foi descoberta por acaso, mas que as pesquisas do grupo mostram que a chegada do ser humano ao continente está relacionada ao sistema capitalista.

Primeiros brasileiros na Antártica
O primeiro brasileiro a pisar na Antártica foi o médico e escritor Durval Sarmento da Rosa Borges (1912-1999) em 1958.

O entendimento mais tradicional é considerar Antártida como substantivo e antártica como adjetivo. Porém, atualmente, muitos gramáticos e dicionários já aceitam antártica como substantivo também.

É a mais próxima do continente gelado, distante pouco mais de 1000 km da Antártica. Com cerca de 60 mil habitantes, a cidade de Ushuaia, Argentina se encontra entre as montanhas nevadas dos Andes e o Canal Beagle, que faz a divisa natural entre a Argentina e Chile.

A Antártida forma o continente antártico por ser composto por camadas de rocha abaixo de toda aquela imensidão de gelo, diferentemente do Ártico, no Polo Norte do globo, que não tem terra firme e é formado exclusivamente por gelo.

Como único continente desabitado, a Antártida não tem nenhum governo e não pertence a nenhum país.

Não existem pingüins no hemisfério norte porque o homem os extinguiu em 1844. A ave que foi originalmente chamada de pingüim é hoje conhecida – menos do que deveria ser – pelo nome de grande alca (“great auk”). Seu nome científico – Pinguinus impennis – foi baseado em seu primeiro nome vulgar.

Na Grécia Antiga a “Antártica” foi imaginada pela primeira vez, por geógrafos e filósofos, como Ptolomeu e Aristóteles. Uma Terra australis incognita deveria exisitir para “conter” os Oceanos Atlântico e Índico. Américo Vespúcio faz pioneiras referências ao clima antártico.

A Companhia de Bebidas das Américas – Ambev é a sucessora da Companhia Cervejaria Brahma (“Brahma”) e da Companhia Antarctica Paulista Indústria Brasileira de Bebidas e Conexos (“Antarctica”), duas das cervejarias mais antigas do Brasil.

Chamada de “deserto polar”, a Antártida é o local mais frio e mais seco do planeta, onde a umidade relativa do ar assemelha-se às dos desertos, com ínfima taxa de precipitação média anual, entre 30 e 70 mm e, em sua maioria, se dá em forma de neve.

Um ecossistema escondido sob o gelo
A descoberta nas profundezas geladas da Antártica foi feita usando uma broca de água quente enorme que perfurou o gelo. A 500 metros abaixo do gelo, os cientistas encontraram o habitat de milhares de crustáceos anfípodes.

Por causa da inclinação do planeta em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol, o movimento que o Sol faz no céu é circular, sempre próximo ao horizonte sobre os polos durante todo um semestre do ano. O dia nunca vai embora, a estrela muda apenas sua posição.

Toneladas de fósseis com milhões de anos já foram encontrados na Antártida, como materiais de criaturas marinhas e dinossauros. Além disso, há milhares de outros que foram localizados e não se sabe a identificação, pois são criaturas desconhecidas.

Antártida: Aviões fazem passeio ao continente e viagem de uma semana custa até R$ 268 mil.

Há 20 anos, pouco mais de 12 mil pessoas visitavam a região no período do verão antártico, de outubro a abril. Na temporada passada, foram 56 mil visitantes e, na atual, estima-se, serão 70 mil.

Não existem países na Antártida. Esse continente é Patrimônio da Humanidade e os signatários do Tratado da Antártida tem direito de nele promover investigações.

Além do quê, a pesquisa científica é a razão maior da presença brasileira na Antártica. Por desenvolver pesquisa de substancial importância, o Brasil é membro pleno do SCAR e, com isso, tem direito a participar dos grandes projetos científicos globais, desenvolvidos em parceria internacional na Antártica.