Por que não pode ficar descalço quando está menstruada?

Perguntado por: earagao . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Mito! Essa crendice surgiu da ideia de que o chão frio poderia influenciar na cólica, mas isso não faz sentido, pois é uma contração no útero. O que acontece é que as mulheres podem ficar mais sensíveis à dor.

Ao contrário do que dizem nossas queridas mães e avós, andar descalço no frio não causa resfriado. A doença é originada por um vírus, transmitido de pessoa para pessoa por meio de gotículas contaminadas que são eliminadas pelo espirro, pela tosse ou até ao falar.

Então, não fique! Se, por um lado, você não vai decifrar esse enigma antes de a garota contar para você, por outro, vai descobrir que, para muitas garotas, estar ou não menstruada não interfere em nada no seu desejo de namorar, beijar e até transar. Menstruação não é doença.

O principal risco de andar descalço em casa está na ocorrência de lesões. Você pode se machucar ao pisar em algum objeto, por exemplo. Além disso, há mais chances de cair e/ou escorregar caso você não esteja com um calçado seguro e antiderrapante.

Maior risco de lesões
Para além disso, andar descalço pode exigir dos seus ossos e músculos um tipo de esforço que eles não estão (ainda) preparados para fazer. Andar descalço (em pessoas que não estão habituadas) em superfícies duras é um desafio, e pode provocar dores antes de se habituar.

O estresse pode tornar os períodos mais irregulares, pois os hormônios interrompem o ciclo menstrual. Além disso, estudos apontam que estar excessivamente estressada também pode piorar as cólicas menstruais.

Pode lavar o cabelo durante a menstruação sim, diva!
Mas saiba que, durante muito tempo, as pessoas realmente acreditavam nisso e evitavam lavar os fios durante a menstruação. De fato, isso é um mito e você pode lavar os cabelos sossegada em qualquer época do mês .

Fatores de estresse e estilo de vida
Ganhar ou perder uma quantidade significativa de peso, dieta, mudanças nas rotinas de exercícios, viagens, doenças ou outras interrupções na rotina diária de uma mulher podem ter um impacto em seu ciclo menstrual.

Mas a gente tem que ter cuidado. Por exemplo: andar descalço mesmo fora do banheiro, em clubes de qualidade duvidosa, em locais onde tem água parada, beiras de lagos, etc. Têm doenças como a esquistossomose que podem ser pegas pela penetração do parasita pela sola do pé”, alerta Mendes.

Por isso, a recomendação é não utilizar sandálias ou andar descalço em locais com enxurradas ou enchentes, mas sim botas ou outro tipo de proteção.

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, ou seja, a última menstruação. Ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Quando ocorre por volta dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura ou precoce.

A maioria das mulheres passa de 4 a 7 dias no período menstrual. Mas, para os especialistas, até 8 dias é considerado normal. Nos dois primeiros dias o fluxo é maior e com o passar dos dias o sangramento diminui de volume. Por isso, além da duração da menstruação, é preciso ter atenção à quantidade de sangue.

Não existe essa relação”.

Pés descalços, por tradição, indicam humildade e símbolo de lamentação”. A ligação dos pés à terra é vista não só como lamuria, mas sinal de reverência e adoração.

Apesar do processo de desenvolvimento do pé terminar na adolescência, existem fatores relacionados com a gravidez, obesidade e/ou envelhecimento que fazem aumentar o tamanho do pé depois da idade adulta. A diferença pode ir até mais 10 milímetros, o que significa passar a calçar um tamanho acima.

Para cólicas menstruais, por exemplo, deve-se aplicar pressão contínua na parte interna da panturrilha com um polegar e na parte interna da canela com o outro polegar.

No período menstrual, é bom evitar as bebidas com cafeína, como café, chá preto e refrigerante.