Por que não pode entrar no centro cirúrgico de brinco?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

Iges alerta sobre uso de acessórios pessoais no ambiente hospitalar. O uso de acessórios como anéis, brincos e pulseiras no ambiente hospitalar pode comprometer o estado de saúde de um paciente, por serem objetos que facilitam a contaminação por vírus ou bactérias.

Alguns conceitos básicos sobre o vestuário do médico diz respeito à segurança microbiológica. Por isso, médicos e médicas devem utilizar calças que cobram toda a perna. Além disso, o sapato deve estar sempre fechado, não podendo, inclusive, utilizarem acessórios, como brincos, colares, relógios e acessórios.

A Norma Regulamentadora número 32, que trata da proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores em estabelecimentos de serviços de saúde, em seu item 32.2.4.5, letra “b”, determina que o empregador deve proibir o uso de adornos pelos trabalhadores que atuam em locais onde exista possibilidade de exposição ao agente ...

Campanha educativa alerta para a não utilização de adornos nas áreas assistenciais. Nada de pulseiras, anéis, alianças, relógios de pulso, pulseiras, brincos, piercings expostos, correntes, colares, presilhas, broches, gravatas ou mesmo crachás pendurados com cordão.

O contato com objetos metálicos do paciente ou da mesa e com eletrodos de monitoramento pode concentrar a corrente, ou acarretar sua fuga, e provocar lesões. Os adornos metálicos devem ser obrigatoriamente retirados, e os eletrodos colocados o mais distante possível do campo cirúrgico.

Legislação - NR32 (71)
Esta é uma norma do MTE e realmente é proibido o uso de adornos durante o expediente de serviço nas unidades de saúde, especialmente em hospitais.

5 principais regras da NR32

  • Reservatórios e fontes de exposição;
  • Vias de transmissão e de entrada;
  • Virulência, patogenicidade e transmissibilidade do agente;
  • Dados estatísticos e estudos epidemiológicos;
  • Persistência do agente biológico no ambiente;
  • Demais informações de caráter científico.

O que é a NR 06? A Norma Regulamentadora 06 (NR 06) é a lei que discorre sobre as regras a respeito do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) em todas as áreas do ambiente de trabalho. Ela tem o objetivo principal de preservar a segurança e saúde dos colaboradores.

Como se comportar no centro cirúrgico?

  • Não toque em campos estéreis;
  • Não fique posicionado em locais que as pessoas circulam;
  • Nada de ficar muito próximo de quem está operando;
  • Se você quiser realmente participar, é melhor estar paramentado e em campo;

Os paramentos cirúrgicos também fazem parte dos EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual) que são obrigatórios para casos em que o profissional se expõe a riscos, pois ajuda a preservar sua integridade física. Isso acontece com os médicos e demais envolvidos em uma cirurgia, onde existe alto risco de contaminação.

32.2.4.6.1 A vestimenta deve ser fornecida sem ônus para o empregado. 32.2.4.6.2 Os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais.

NR 23. Esta é uma das normas mais importantes, pois determina que todos os empregadores têm a obrigação de adotar medidas que previnam incêndios, de acordo com a legislação do seu estado e as normas aplicáveis.

Fonte: NR 32.2.4.5. Devem estar curtas para que não sirvam de esconderijo de doenças e sujeira. Manter as unhas sempre limpas é essencial até para mostrar profissionalismo.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa também recomenda que os profissionais da área de saúde evitem, em seus ambientes de trabalho, o uso de adornos.

De acordo com o Decreto 94.406/1987, concluímos que é permitido ao enfermeiro realizar tanto a perfuração de lóbulo auricular quanto o body piercing em qualquer parte do corpo.

Adornos. Brincos, joias, bijuterias, pulseiras, correntes, tornozeleiras, anéis, piercings… você vai precisar tirar todos esses itens para se submeter à cirurgia.

Não raspe ou depile os pêlos do corpo antes da cirurgia, pois podem ocorrer machucados que funcionam como “porta de entrada” para bactérias, aumentando o risco de infecção. Nem toda cirurgia precisa de tricotomia, mas quando for necessária, ela deve ser feita pelo próprio cirurgião momentos antes do procedimento.

O verdadeiro motivo de não utilizar esmalte nas unhas durante uma cirurgia é que para se monitorar a quantidade de oxigênio do nosso organismo, o anestesista utiliza uma espécie de dedal em uma das mãos ou pés.

Para as gestantes que usam apliques, cílios postiços e objetos metálicos pelo corpo, é preciso retirar todos os acessórios para a hora do parto, pois pode ocorrer alguma intercorrência e ser necessário à utilização do bisturi elétrico. Já a maquiagem e os esmaltes não interferem nem no parto normal, nem na cesárea.

O metal do pigmento, ou o metal no fio. Não precisa ser 100% de metal, mas basta ter na composição. Isso pode potencializar o risco, mas não significa que vá acontecer". O alongamento de cílios passou a ser mais usado no Brasil após algumas celebridades, como Bruna Marquezine, Marina Ruy Barbosa e Isis Valverde.

- Aplique ou Mega Hair podem ter partes metálicas e ferromagnéticas. Neste caso, é recomendado remoção do material antes da realização de qualquer exame de Ressonância Magnética.