Por que não pode entrar na Antártica?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.2 / 5 12 votos

Mas, mais importante que isso, a Antártica é um lugar protegido, onde ninguém pode explorar seus recursos naturais, por causa do acordo criado em 1959 e assinado por diversos países ao longo da história da humanidade, até os dias de hoje.

regido por um tratado internacional.

O gelo que cobre a Antártida é a maior reserva de água doce do mundo, um recurso essencial escasso que pode um dia valer mais que ouro. Estima-se que a Antártida contenha 70% da água doce do planeta, já que 90% de todo o gelo da Terra está concentrado ali.

#1 A Antártica não pertence a nenhum país. Há no local bases de várias nacionalidades, mas o Tratado Antártico garante que ninguém possa declarar soberania sobre qualquer um desses territórios. #2 Apesar de ser coberta de gelo, a Antártida é tão ou mais seca que os desertos quentes.

4. A Antártida não tem habitantes nativos. Todos os moradores que lá residem são pesquisadores de várias nações, como Estados Unidos, África do Sul, Nova Zelândia, Argentina, China, Brasil, Polônia, Austrália, Rússia e outras.

A pequena cidade de Snowmass, no Estado americano do Colorado, receberá este mês uma espécie de visitantes muito diferente dos estivadores que costumam freqüentá-la.

Há muita discussão sobre o nome do continente gelado. O entendimento mais tradicional é considerar Antártida como substantivo e antártica como adjetivo. Porém, atualmente, muitos gramáticos e dicionários já aceitam antártica como substantivo também. Na Secom, definimos Antártida como padrão para o nome do continente.

Rio de 460 km sob a Antártica pode acelerar o derretimento de gelo.

A Antártida sempre tem pelo menos 98% de seu território coberto de gelo. Ao contrário da calota gelada do Ártico habitada pelos inuits, é uma grande massa de terra cercada de água e sem população autóctone: ninguém vai para passar a vida lá - geralmente só fica um tempo e vai embora.

Por causa do clima rigoroso, a Antártida não possui população fixa. As pessoas que lá transitam são cientistas e turistas que visitam o local por tempo determinado, no verão. Há no continente estações de pesquisas (bases científicas) de diversos países, entre eles o Brasil.

Alguns são nações próximas, como Argentina, Austrália, Chile e Nova Zelândia. Mas também três países europeus — França, Noruega e Reino Unido — reivindicam soberania sobre setores da Antártica.

O sol da meia-noite ocorre por causa da inclinação do eixo terrestre em relação à órbita traçada por nosso planeta ao redor do Sol. A inclinação terrestre é de 23 graus, o que é suficiente para deixar uma das regiões polares do planeta sempre exposta à luz do sol, de acordo com a época do ano.

Até 2048, vigorará um embargo definido pelo Protocolo de Madrid que impede a exploração dos recursos minerais do continente, incluindo água e petróleo, e garante liberdade para pesquisas científicas. A partir daí, as nações vão rediscutir os termos do tratado antártico.

Antártida

Na Antártida, durante o verão, o sol nunca se põe: por meses, a cada ano, ocorre o fenômeno conhecido como “Dia Polar', no qual o sol permanece brilhando no céu, sem jamais a noite chegar no Polo Sul.

Antártida. Não existem países na Antártida. Esse continente é Patrimônio da Humanidade e os signatários do Tratado da Antártida tem direito de nele promover investigações.