Por que não pode doar sangue se tiver feito endoscopia?

Perguntado por: edias2 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Por que quem fez endoscopia não pode doar nos seis (6) meses seguintes? Este impedimento deve-se ao fato de alguns estudos terem demonstrado que tais exames podem estar relacionados à transmissão de alguns vírus. Aguarda-se um período de segurança para que seja possível detectar a doença, caso tenha sido adquirida.

» Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia, etc.): aguardar 6 meses.

Deve ser feito um jejum absoluto de oito horas antes da realização do exame. Em alguns casos, médicos podem pedir para suspender algum medicamento que possa alterar a coagulação do sangue.

O omeprazol é uma droga que tem ação no organismo menor que 24 horas. Lembro também que geralmente não há recomendação para suspensão desse tipo de medicamento para a realização de doação de sangue.

A ansiedade do candidato pode impedir a doação? Sim, porque a ansiedade pode ser fator desencadeante de alguma reação indesejável (como por exemplo, a queda de pressão) durante a doação de sangue.

Quais exames são feitos no sangue doado? A liberação do sangue para utilização exige os seguintes exames: Imuno-hematológicos: tipagem ABO e Rh, pesquisa de anticorpos irregulares e pesquisa de hemoglobina S. Sorológicos: são feitos exames para pesquisa de hepatites B e C, Doença de Chagas, sífilis, HIV e HTLV.

Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue em seu organismo. Em cada doação, podem ser coletados entre 420ml e 470ml de sangue, além de 25ml a 30ml para os exames laboratoriais.

Um homem adulto de 80kg, por exemplo, deve possuir cerca de 6 litros de sangue em seu corpo. Uma mulher que pesa 50kg, por outro lado, deve ter cerca de 4 litros de sangue. No entanto, pessoas com o mesmo peso, podem apresentar quantidades de sangue diferentes em seu corpo.

Não. Doar sangue não cria dependência no organismo da pessoa nem é um ato obrigatório, pelo contrário, é um ato voluntário, que só depende do desejo de a pessoa voltar ao Hemocentro dentro do prazo mínimo de espera para fazer mais de uma doação.

Alguns doadores podem apresentar após a doação: tontura, desmaio, mal estar, náuseas, vômitos, hematoma ou dor no local da punção venosa. Na dúvida, entre em contato com o Hemocentro. Caso sinta tontura ou mal estar após a saída do Hemocentro, solicite auxílio a alguém e deite-se.

Por carta registrada, o doador com algum resultado alterado nos exames laboratoriais é convocado para ser esclarecido e para coletar nova amostra. O esclarecimento é feito por um dos mé dicos do banco de sangue, apenas pessoalmente e de maneira individual.

O exame às vezes desperta algum temor nos pacientes por conta da sedação que é utilizada, mas é importante destacar que ela é administrada na veia e tem efeito pontual, durando somente o tempo do exame (cerca de 15 minutos).

O sedativo da endoscopia é perigoso? As complicações em pacientes que se submetem a endoscopia com sedação são raras, mas, como todo medicamento, podem ocorrer efeitos colaterais como náuseas e vômitos, além de esquecimento momentâneo (lapsos de memória) após o exame.

Sim. Não há nenhum problema quanto a isso.

· Candidatos que apresentaram diagnóstico ou suspeita de coronavírus estão aptos a doar 10 dias após a completa recuperação. · Candidatos assintomáticos com teste positivo estão aptos a doar após 10 dias da data de realização do teste.

Se, após deixar o banco de sangue, você sentir mal-estar, tontura, fraqueza e sensação de que vai desmaiar, sente-se em qualquer local e coloque a cabeça entre os joelhos ou então, deite imediatamente no chão com as pernas elevadas.

Conversamos com o fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Clêdisson Souza, que explicou que dormir bem antes de doar sangue reduz os riscos de efeitos adversos. “Uma boa noite de sono pode evitar que o indivíduo sinta mal-estar, tontura e pressão baixa após doar.

A reposição do volume de plasma ocorre em 24 horas e a dos glóbulos vermelhos em 4 semanas. Entretanto, para o organismo atingir o mesmo nível de estoque de ferro que apresentava antes da doação, são necessárias 8 semanas para os homens e 12 semanas para as mulheres.

Os testes descritos são realizados a cada doação, e você receberá os resultados impressos na sua Carteirinha do Doador. Caso haja alguma alteração no resultado, você será comunicado(a) e talvez seja necessário repetir os exames.

R$ 585,81

A bolsa de sangue total custa R$ 585,81.

Os testes de sorologia detectam risco para infecção por hepatite B e C, HIV, sífilis, chagas e HTLV. O método utilizado é a quimiluminescência de alta sensibilidade, que consegue identificar infecção no período inicial.