Por que não pode comer pipoca no mês de agosto?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Em agosto, mês em que se comemora o Dia Nacional da Saúde, também é marcado pelo ritual Olubajé, em que os adeptos pedem ao senhor da terra que retire as doenças da comunidade. Imagem mostra uma ilustração do orixá Obaluaiê, coberto de palhas e com pipocas ao redor. "Silêncio, ele está entre nós. Atotô".

Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p. 191).

Ela é rica em fibras e polifenois, que são antioxidantes e agem inibindo a ação dos radicais livres no organismo, diminuindo o envelhecimento precoce, riscos de doenças cardíacas e oxidação de colesterol. Além disso, o milho é fonte de vitaminas do complexo B, manganês e magnésio, presentes principalmente na casca.

Ela é um dos piores alimentos para o sistema digestivo lidar antes de dormir, podendo provocar um inchaço considerável no corpo. Índice deste artigo: O bom tipo de pipoca. A questão das fibras da pipoca.

Na Umbanda, um dos diretores da liturgia da casa, Luís Mongelli, explica que a pipoca é usada nas oferendas para o orixá Obaluayê. "Os banhos de pipoca são rituais importantes e poderosíssimos, pois está relacionado a cura. Em banhos de cura e harmonização as pipocas são estouradas sem óleo e sem sal", descreve.

Geralmente, parte do universo ritualístico desse orixá acontece em lugares mal iluminados, cavernas e troncos de árvores que já morreram. O alimento mais associado a Omolu é a pipoca, que faz menção às várias marcas que a varíola deixou em seu corpo.

Na simbologia cristã, o milagre do milho de pipoca está representado pela morte e ressurreição de Cristo: a ressurreição é o estouro do milho de pipoca. É preciso deixar de ser de um jeito para ser de outro. “Morre e transforma-te!” — dizia Goethe.

Omolu/Obaluaê, em suas multiplicidades, mantém-se senhor das doenças e das curas, com suas árvores sagradas em diversos terreiros de candomblé e à frente da igreja de São Lázaro no bairro da Federação na Cidade do Salvador.

Djalma, ou dofono d'Omolu — como é chamado entre seus irmãos de santo - relembra em entrevista à Alma Preta Jornalismo que sofria de uma doença chamada erisipela.

Têm grande apreço pelo trabalho, valorizando-o, mas parecem estar sempre prontos (as) para a mudança. No negativo, os filhos e filhas de Omulu tornam- -se pessoas pessimistas e teimosas, que adoram exibir os seus sofrimentos e que procuram o caminho mais longo e difícil para atingir algum fim.

A maneira mais saudável para fazer pipoca é não usar óleo nem manteiga em seu preparo e evitar a utilização de sal.

A pipoca é uma fonte de vitaminas do complexo B, um grupo de micronutrientes que participa de diversas funções no organismo, inclusive do bom funcionamento do sistema nervoso.

Quem tem diabetes pode comer pipoca? Aqui a resposta super assertiva: sim. A pipoca é um aperitivo de baixo custo, pouca caloria e rica em fibras, contribuindo com a saciedade e melhores níveis de glicemia, colesterol e triglicerídeos.

Então um bom acompanhamento da pipoca é um copo grande de água, assim a fibra consegue melhorar os sintomas de intestino preso, além de aumentar a sensação de saciedade.

Não, a pipoca não engorda. Ela é um alimento com teor calórico considerável, entretanto, possui também uma boa quantidade de fibras, o que faz da pipoca uma fonte de carboidratos de baixo IG, isto é, as chances de sua energia ser convertida em gordura são baixas.

Ingredientes como quinoa, arroz selvagem e amaranto também pipocam, mas a quantidade de amido em seu interior é menor, de modo que as pipocas não são muito maiores que os grãos em si. Esses alimentos podem ser usados por chefs para decorar e trazer crocância a pratos e saladas, por exemplo.

Salgada: Ao servir, salpique por cima com um mix de ervas desidratadas, como orégano, tomilho, alecrim e salsinha. Outras opções são o açafrão, pimenta do reino ou gengibre a gosto. A utilização destes temperos diminui a quantidade de sal utilizada.

Benefícios da pipoca
A pipoca é um alimento derivado do milho, um grão que pode ser considerado saudável. Isso porque ele é rico em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes que combatem doenças. Uma porção pequena do alimento feito de forma natural (ou seja, sem óleo, manteiga ou sal) possui apenas 67,20 calorias.

A pipoca preparada na panela está liberada para quem está com o colesterol elevado, desde que seja com pouca gordura e sal, sem manteiga ou açúcar. O alimento possui poucas calorias e suas fibras prolongam a sensação de saciedade.

"Colocar pipoca no túmulo é para levantar a alma que tá na terra, que não tem poder de subir.

Desde então, esse banho é um símbolo de descarrego e de livramento de doenças. Para experimentá-lo, estoure a pipoca sem sal e reserve uma boa parte para jogar pelo corpo seco. Popular também na umbanda, esse banho está ligado a Oxóssi e serve para limpeza e prosperidade.