Por que não pode comer deitado?

Perguntado por: vperalta . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Comer deitado pode aumentar o risco de desenvolver a doença do refluxo gastroesofágico, que além de causar desconforto, está taambém ligada a ataques de coração. Aquilo que é recomendado é que não esteja deitado até pelo menos duas horas depois de comer.

Não precisa de aproximar a cabeça do prato para comer. Jamais coma com as mãos, mesmo que esteja perante carne com osso. Use a ponta do garfo para tirar os caroços de azeitona da boca. Faça-o discretamente e com cuidado, para que não caiam antes de ter tempo de os colocar no prato.

Se estiver deitado do lado direito, a posição pode levar a pessoa a sofrer de refluxo ácido. Isso ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago, que pode levar a desconfortos. Para reduzir o risco, é importante esperar um tempo após comer até a hora de ir deitar.

Uma dúvida bastante frequente para quem busca ter hábitos saudáveis é se ingerir líquidos durante as refeições pode fazer mal. Não existem evidências científicas que relatem se esse hábito realmente causa algum dano à saúde.

Comer e depois tomar sol também pode ser complicado, causando uma enorme dificuldade de digestão. É melhor antes de tomar sol caminhar um pouco, depois quando o sol não estiver tão forte e a digestão for feita deitar para se bronzear. Para finalizar, não se esqueça de se hidratar sempre.

Não é lenda: é sempre bom permanecer de pé ou sentado após as refeições. O efeito da gravidade ajuda a conduzir os alimentos para o lugar certo. “Principalmente quem tem refluxo precisa esperar uma ou duas horas para deitar”, recomenda Ana Cristina.

Postura para homem ao andar
Para andar com a postura para homem correta, é importante ter calçados que apoiam completamente os pés no chão de forma confortável. Deve-se contrair levemente a barriga, encolhendo-a e posicionando os ombros para trás, de forma que o corpo fique bem ereto e o queixo esteja paralelo ao chão.

5 dicas para alcançar a postura correta

  1. Evitar trabalhar com o tronco inclinado para frente. ...
  2. Dormir de lado. ...
  3. Apoiar o peso do corpo nos dois pés. ...
  4. Evitar carregar bolsas pesadas no ombro. ...
  5. Praticar exercícios físicos.

Os sintomas da má postura

  1. Ombros arredondados;
  2. Formação de barriga indesejada;
  3. Joelhos dobrados quando em pé ou andando;
  4. Cabeça que quer se inclina para a frente ou para trás;
  5. A dor nas costas;
  6. A fadiga muscular;
  7. Dor de cabeça.

Além disso, para as pessoas que sofrem com refluxo gastroesofágico é importante dormir virado para o lado esquerdo e evitar o direito, uma vez que essa última posição retarda o esvaziamento do estômago, agravando o quadro”, explica Partata.

De acordo com a Sleep Foundation, dormir de lado é benéfico especialmente para mulheres grávidas, pessoas com dores nas costas ou no pescoço, ronco ou apneia do sono, bem como idosos.

Dormir sobre o lado esquerdo beneficia a drenagem linfática do sistema nervoso central, garante um estudo realizado na Universidade de Stony Brook e na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica The Journal of Neuroscience.

No entanto, não há contraindicação em tomar banho depois das refeições, pois o banho não requer nenhum esforço físico relevante. Também não há problema em nadar após ingerir alimentos leves e pouco volumosos, como sorvetes e frutas, por exemplo.

Beber água antes de dormir acelera o metabolismo, melhora o sono, repõe nutrientes e minerais e contribui para homeostase corpórea. Porém, não é aconselhável uma ingestão grande antes de dormir, pois pode gerar a necessidade acordar durante a noite para urinar.

"O ideal é beber 30 minutos antes de comer ou 1 hora após uma refeição, pois a maior preocupação é a digestão, a absorção correta de nutrientes, que pode gerar problemas estomacais, como gases e flatulências", disse Rossana, explicando como os líquidos interferem nesse processo.