Por que não pode colocar a aliança de outra pessoa?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Porque não se pode colocar aliança de outra pessoa? Como toda superstição, o fato de usar a aliança de outra pessoa e ter azar no casamento é algo não baseado em fatos. Esse tipo de crença não tem nenhum fundamento científico ou explicação racional. As superstições não são provadas e podem ser nocivas.

A aliança simboliza o compromisso, o amor e o respeito entre um e outro. A tradição de usar aliança em um relacionamento é antiga, mas o uso da aliança de namoro é algo ainda mais delicado, porque é uma atitude espontânea. Afinal, usar a aliança durante o namoro é apenas uma opção acordada entre ambas as partes.

No momento da cerimônia, a aliança representa não apenas o compromisso assumido pelos noivos um com o outro, mas também com Deus: o casal jura fidelidade, amor, apoio, honra, cuidado, respeito sob toda e qualquer circunstância ou adversidade mutuamente.

Trata-se mais de uma tradição do que uma regra, afinal, alianças de casamento são símbolos muito especiais da união de um casal. Portanto, nada mais justo que sejam confeccionadas de um material nobre. Simbolicamente, a cor dourada representa a nobreza, prestígio, prosperidade, fertilidade e a luz.

1- Só jogue fora a aliança se você estiver em local fechado e protegido. Você terá a certeza de que ela não sumirá para sempre.

É com base nisso que os tribunais entendem que aliança é propriedade separada do casal independe se casamento acabar, já que se trata de um bem já de uso pessoal inserido no patrimônio do cônjuge o que indefere de uma situação de namoro ou noivado como veremos exemplificado nos próximos tópicos.

É perfeitamente aceitável e normal a gente guardar, mas precisamos fazer uma avaliação se o que estamos guardando é saudável ou não". Bruno Severo Gomes, professor da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Muito além de objetos palpáveis, é importante também olhar para as lembranças virtuais.

Mais além da infidelidade
Embora não signifique trair o parceiro, tirar a aliança é, sem dúvida, para muitos, a oportunidade de flertar com uma terceira pessoa em uma noite casual.

O número 3 está relacionado à liberdade de expressão e alto astral. Pessoas que escolhem alianças com três pedras buscam sempre surpreender, de forma muito positiva, quem é especial na vida delas. Se você gosta de viver altas aventuras ao lado da pessoa amada, a escolha ideal são alianças com três pedras.

Não há regras que definem que deve fazê-lo. Pode usar uma aliança de casamento no dedo que quiser, ou não usar, mas se estiver a usar um anel nesse dedo, a maioria das pessoas assumirá que é casado.

Mas se você está solteira(o), não se preocupe, use sem medo anéis no dedo anelar!

“Se alguém casar no serviço religioso e, antes de validar esse casamento civilmente no cartório, vier a casar-se com outra pessoa no civil, o segundo casamento, o civil, será válido, e o primeiro, o religioso, será nulo, como se nunca tivesse existido aos olhos da lei”.

A aliança de Deus conosco é uma expressão fundamental da vida cristã. Como em todo pacto, a aliança acontece por meio de uma entrega mútua, de um acordo de ambas as partes. Deus nos escolhe como seus filhos e promete abençoar nossas vidas em toda plenitude.

Foi a partir do século IX que a igreja cristã adotou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos. Hoje, a aliança de casamento simboliza principalmente uma promessa de um amor eterno, devoção, amor e lealdade.