Por que não neva em São Paulo?

Perguntado por: nxavier . Última atualização: 3 de abril de 2023
4 / 5 5 votos

"Apesar de estarmos em um planalto, não é alto o suficiente — são cerca de 800 metros acima do nível do mar. A latitude também não é alta o suficiente, estamos na zona tropical, não próximos do polo Sul para que haja condições de ter massa de ar polar intensa que venha a atuar na formação de neve", explica ela.

São Joaquim

São Joaquim é uma das cidades mais altas do Brasil, com mais de 1300 metros de altitude. É comum a cidade apresentar temperaturas abaixo de zero, o que faz a neve e a geada serem mais frequentes em épocas de muito frio.

A Região Sudeste, por ser cortada pelo Trópico de Capricórnio e ter clima seco durante o inverno, apresenta ocorrência de neve muito rara e mais esparsa do que na Região Sul.

O evento, em um frio atípico, realmente gerou comoção na sociedade paulistana. Mas, pelo menos não desde que há medições meteorológicas na cidade, nunca caiu neve em São Paulo.

São Joaquim

São Joaquim (SC) é um dos locais onde cai mais neve no Brasil. Se você perguntar aos moradores de São Joaquim, na Serra Catarinense, se pode nevar no Brasil, ouvirá um alto “sim”. A cidade já registrou a mais abundante precipitação de neve do país, em 20 de julho de 1957, com 1,30 metros de neve.

A primeira delas foi em 1879, em Vacaria (RS), que chegou a mais de 2 metros de neve, seguida por outra muito intensa em São Joaquim (SC), em 1957. Desde então, as nevascas seguem acontecendo praticamente todos os anos nesses estados, mas não costumam durar mais de dois dias.

A instalação gratuita, em frente ao Shopping Cidade São Paulo, conta com neve artificial, snowboard e cenário instagramável. Quem passar pela Avenida Paulista entre 10h e 20h poderá se divertir com a neve e garantir os cliques.

Em épocas secas ou que o céu estiver limpo (sem nuvens), não é possível nevar. Em Campos do Jordão, a época mais seca, ou seja, que menos chove, é justamente durante o inverno. Quando todos esses fatores — temperatura baixa tanto no solo quanto na atmosfera e nuvens úmidas — se coincidem é possível nevar!

Titlis (Suíça): um dos lugares para ver neve o ano todo
O monte Titlis é outro lugar incrível da Suíça para ver neve em qualquer época do ano, incluindo os meses de verão. A uma altitude de 3.020 metros, você tem uma vista panorâmica fantástica dos majestosos picos alpinos e das geleiras ao redor.

Precipitação, juntamente com chuva congelada, ocorreu em Bom Jardim da Serra. Santa Catarina teve o primeiro registro de neve em 2023.

Sobre a possibilidade de neve, os especialistas ouvidos pelo CORREIO foram unânimes: impossível. “Não existe nenhum fenômeno meteorológico conhecido que possa fazer nevar na Bahia, mesmo em casos extremos”, cravou Cláudia Valéria, meteorologista do Inmet.

Devido à proximidade do mar, a maritimidade é uma constante no clima local, sendo responsável por evitar dias de calor intenso no verão e noites de frio intenso no inverno. Durante o verão, por conta da altitude e chuvas típicas da época, raramente as temperaturas mínimas são superiores a 22 °C.

Chuva congelada
Para que a neve chegue no chão da mesma maneira que ela saiu da nuvem, é necessário que a atmosfera esteja com uma temperatura abaixo de zero em todo o trajeto — o que geralmente ocorre em locais de altitude mais elevada, onde é mais frio. Isso explica por que o fenômeno é tão raro no Brasil.

Valdez (EUA) encabeça a lista de lugares que mais nevam no mundo. Para muitas pessoas, Valdez, no sul do Alasca, é a cidade que mais neva no mundo. Ao nível do mar, o destino portuário vê uma média de 8,25 metros de neve a cada ano, mas esse número é ainda maior na região do Passo Thompson, nas montanhas Chugach.

Não é comum a ocorrência de neve no Brasil por tratar-se de um país com clima predominantemente tropical e altas temperaturas o ano todo. No entanto, em casos isolados, pode-se observar a ocorrência desse fenômeno no país.

Para que a neve aconteça, a temperatura da nuvem deve estar abaixo de 0 ºC. Além disso, a temperatura do ar até a superfície terrestre deve ser fria o suficiente para que a neve não derreta depois que os flocos caem da nuvem.

Segundo a Epagri/Ciram, no momento da neve, as temperaturas ficaram por volta das 2ºC. Essa foi a quinta vez que nevou em Santa Catarina no mês de abril desde 1999, ano em que o órgão passou catalogar dados de neve no Estado.

Inclusive, é possível nevar na capital, Curitiba. Agora, é preciso entender que há uma diferença entre neve e chuva congelada. Na neve, os flocos são formados nas nuvens e chegam ao solo no mesmo estado.

Urupema

Urupema (SC): para ver neve perto da capital catarinense
Há quem diga que a charmosa Urupema, na serra catarinense, é a cidade mais fria do Brasil.