Por que não me chamam para entrevistas?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Pode parecer um erro bobo, mas é mais comum do que você imagina. Se os seus dados de contato estiverem errados, o profissional de RH não terá como entrar em contato para passar as informações sobre a entrevista.

Quais as dicas para ser chamado para uma entrevista de emprego?

  1. Reavalie o currículo. Além das dicas relacionadas ao LinkedIn, é bom reavaliar o currículo. ...
  2. Escolha as vagas com coerência. ...
  3. Busque o emprego como um trabalho. ...
  4. Tome a iniciativa. ...
  5. Prepare o discurso. ...
  6. Use o LinkedIn para encontrar o emprego certo. ...
  7. Faça networking.

7 razões porque bons candidatos são rejeitados na entrevista

  • Falta de continuidade. ...
  • Não conhecer o seu público. ...
  • Ser ambicioso demais. ...
  • Chorar as pitangas. ...
  • Negligenciar sua linguagem corporal. ...
  • Falar mal de colegas. ...
  • Falta de confiança.

Segundo pesquisas realizadas pela Indeed, em 44% dos casos, a empresa leva até duas semanas para chamar o candidato aprovado na entrevista. Para outros 37% dos casos, há a espera de uma semana para ser chamado, enquanto em apenas 4% dos casos o candidato recebe a aprovação no mesmo dia da entrevista.

A sua resposta deve destacar os seus pontos fortes. Fale sobre os seus cursos, experiências na área, interesses profissionais e outras informações que julgar importante. Em resumo, mostre que é a pessoa ideal para as exigências da vaga.

O primeiro grande motivo está ligado com as suas competências. Apesar do seu currículo ter chamado a atenção, pode ser que no momento da entrevista o recrutador perceba que as suas experiências ou competências ainda não sejam suficientes para a vaga. Aí você pode me dizer: “Ah mas se ta no currículo eles já viram isso!

A sua resposta deve ser focada no que você é mais forte e que mostre como você é a pessoa ideal para a vaga. Trace sua resposta pensando nos seus pontos fortes, fale sobre os cursos que fez e se já trabalhou na área antes. Essas informações são poderosas para o rumo da sua entrevista.

5 dicas para aumentar as chances de ser recrutado

  1. Defina sua marca pessoal.
  2. Mantenha seus perfis online atualizados.
  3. Chame atenção para sua expertise.
  4. Tenha uma boa rede de contatos.
  5. Saiba quando você está sendo procurado por um recrutador.

Um tempo razoável para avaliação dos currículos em um processo seletivo é de três dias a uma semana após o anúncio da vaga. Às vezes esse prazo pode se estender. Em tempos de incertezas econômicas, por exemplo, a vaga pode ser congelada ou suspensa por semanas.

4 hábitos para aumentar suas chances de arrumar um trabalho

  1. Selecione as vagas que interessam de verdade.
  2. Preste atenção nas informações do anúncio.
  3. Organize sua busca de emprego.
  4. Reserve um tempo para procurar emprego.

Segundo um levantamento divulgado pela consultoria Robert Half, para 29% dos recrutadores entrevistados, o que mais chama a atenção é perceber que o candidato se encaixa na cultura da empresa, seguido das habilidades comportamentais (26%) e dos resultados atingidos em empresas anteriores (17%).

As cinco falhas mais comuns que fazem o currículo ser eliminado no processo seletivo, são :

  1. 1 – Ignorar as instruções. ...
  2. 2 –Não estar apto para a vaga. ...
  3. 3 – Na hora da entrevista os detalhes importam. ...
  4. 4 – Erros gramaticais. ...
  5. 5 – Currículo confuso.

Quando o entrevistador diz que vai ligar ou mandar um e-mail para você, é uma alegria ver isso acontecendo. Mas se não há esse acordo e alguém da equipe de RH faz contato para tratar dos próximos passos do processo de seleção para o trabalho, você pode se animar mais ainda!

“As empresas sempre ligam em horários comerciais, normalmente entre 10h e 16h, portanto, se o candidato estiver participando de processos seletivos e receber uma ligação de um número desconhecido quando estiver dormindo, é melhor não atender, pois atender com voz de sono e fora de sintonia, principalmente em horário ...

A falta de colaboradores na área de recursos humanos e a sobrecarga de trabalho desses profissionais podem ser as principais causas dessa ausência ou demora em oferecer retorno num processo seletivo.

Muitas vezes, mesmo após a escolha do melhor candidato, o processo seletivo demora para ser finalizado porque a empresa ainda não definiu o melhor destino para o atual profissional que ocupa a vaga: o desligamento da empresa ou a transferência para outra área.

Vale ressaltar que, em alguns casos, a demora no retorno do RH pode ser um sinal de falta de interesse da empresa ou mesmo de problemas no processo seletivo. No entanto, é preciso ter cuidado para não tirar conclusões precipitadas e, antes de tudo, seguir o protocolo da empresa para obter um retorno.

Como lidar com a pressão?

  1. Evite entrar em pânico. Quando sob pressão, as pessoas tendem a entrar em pânico. ...
  2. Organize as tarefas. Com a mente mais calma, organize as suas tarefas. ...
  3. Faça uma coisa por vez. ...
  4. Aceite o que você não pode mudar. ...
  5. Se conheça. ...
  6. Pratique reagir à pressão. ...
  7. Peça ajuda quando necessário.

Leve em conta os objetivos da vaga e mostre como sua experiência e habilidades vão contribuir para alcançá-los. Traga exemplos de resultados que você conquistou em experiências anteriores e que tenham a ver com os requisitos da vaga e as “dores” da empresa.