Por que não matar lesmas?

Perguntado por: ucruz . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

A maior parte das lesmas e dos caracóis encontrados em plantações não representam dano a plantações. Entretanto, algumas espécies podem, ocasionalmente, trazer prejuízos à agricultura e à horticultura. Apesar disso, esses moluscos fazem parte de uma cadeia alimentar, ou seja, são importantes para o equilíbrio natural.

Detalhe que as lesmas exercem papel importante na natureza, uma vez que servem de alimento para outros bichos e ajudam a adubar a terra.

Na maioria das vezes, a presença de caracóis e lesmas no jardim posa como uma ameaça. Mesmo consumindo algumas pragas ocasionalmente, os animais são alimentadores oportunistas, o que significa que têm o potencial de acabar com plantações. Porém, esses animais também oferecem alguns benefícios.

Os indivíduos deverão ser destruídos em água fervente ou manualmente (sem contato direto com as mãos). Também podem ser acondicionados em sacos plásticos de cor escura, bem fechados, deixando-os ao sol por algumas horas.

As lesmas podem causar muito danos ao seu quintal e jardim em um curto espaço de tempo, por isso é muito importante realizar o combate as lesmas o quanto antes.

O mineral funciona como um “ímã” para a água e atrai a umidade ao seu redor. Assim, ao entrar em contato com lesmas ou caracóis, o sal retira a água do corpo do molusco e causa um desequilíbrio interno. As células do animal começam a se desfazer e esse processo pode levar à morte.

“As lesmas preferem ambientes úmidos. Após as chuvas de verão, elas proliferam com facilidade nos jardins. Quanto mais escuro e úmido o local, melhor para elas. Esse animal é uma praga que pode ser controlada de forma orgânica e natural”, explica a engenheira agrônoma Fabiana Fróes.

Além dos mencionados, serve também para proteger seus ovos, mantendo-os úmidos e longe dos predadores, graças a uma substância repelente conhecida como "miriamin". Se você se pergunta se pode pegar lesma na mão, destacamos que não há relatos de que ela cause qualquer toxicidade em humanos apenas pelo toque.

Use os pássaros a seu favor.
Eles são os maiores predadores naturais das lesmas. Os patos, as galinhas, os tordos, as gralhas e outras espécies comuns todas gostam de um escargot no jantar.

Em caso de contato elas podem transmitir intoxicações alimentares, doenças bacterianas e virais. Portanto, quando se deparar com uma lesma, caracol ou caramujo, mantenha a distância e nada de tocá-la.

O ìgbín ou caramujo é um dos principais símbolos de Oxalá. Ele representa a calma e a vitória sobre conflitos e calamidades. Muito sensível, o ìgbín quando pressente qualquer adversidade se recolhe em sua casca.

Para eliminá-los, polvilhe sal, bicarbonato de sódio ou canela em pó ao redor do vaso ou do local, o que cria uma barreira também para as formigas. No entanto, cuidado com o sal, muito conhecido no combate contra as lesmas, já que pode salinizar o solo e prejudicar as plantas.

Patos são ótimos predadores de lesmas. Não recomendo a utilização de galinhas, elas ciscam muito a região e podem fazer uma verdadeira bagunça em sua horta.

Essa lesma-do-mar é pequena e extremamente venenosa
Segundo diversos comentários em tom de urgência, uma simples picada pode deixar um humano adulto em situação grave.

Essa é a estratégia desses bichinhos para não morrerem secos. É por isso também que as lesmas morrem e parecem derreter quando jogamos sal nelas. O sal é uma substância higroscópica, ou seja, que puxa a água para si.