Por que não gosta muito de conviver com as pessoas?

Perguntado por: aescobar . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Este tipo de comportamento pode aparecer como consequência de transtornos mentais, mas também de situações específicas. Na verdade, inúmeras são as razões que podem trazer esse medo ou mesmo a falta de vontade de se comunicar com outras pessoas.

Por que não quero me socializar? Às vezes não sentimos vontade de socializar. Queremos um momento de paz e tranquilidade somente com nossos pensamentos, ou para digerir o mau humor longe de gatilhos que podem agravá-lo. Essa necessidade por momentos de introspecção é normal.

Quando não nos sentimos seguros é comum a vontade de isolamento e de não compartilhar nenhum sentimento com as outras pessoas. E ainda para se proteger deste contato o sentimento de raiva também pode surgir.

Provavelmente seu problema está relacionado com ansiedade e também falta de treino em comunicação. Esse tipo de habilidade é possível de ser desenvolvida e melhorada com treino e auxilio profissional. Caso seja algo que atrapalhe muito sua vida, sugiro que busque ajuda psicológica.

Trata-se da dificuldade que a pessoa tem para interagir socialmente, portanto, se não for corretamente diagnosticada e tratada, pode impactar significativamente na vida do indivíduo.

A fobia social é a incapacidade de lidar com situações de interações sociais com desconhecidos ou em lugares que coloquem a pessoa em evidência, gerando um extremo desconforto e nervosismo, fazendo com que ela se sinta vulnerável e evite essas situações a qualquer custo.

A Misantropia pode ser causada por um sentimento de isolamento ou alienação social, no sentido de não se enquadrar nas características comuns da sociedade, ou mesmo pelo desprezo da humanidade. Uma das explicações para isso é o enfoque excessivo nos aspectos negativos da sociedade ou no medo da desilusão.

De acordo com psicólogos, a timidez pode ser definida como uma sensação de desconforto ou inibição em situações sociais ou interpessoais que impede a pessoa de correr atrás de seus objetivos, sejam acadêmicos, profissionais ou pessoais.

Agressividade e irritabilidade; Habilidade para enganar, mentir e ludibriar outros com objetivo de ganhos pessoais; Irresponsabilidade com a sua própria segurança ou de outros; Incapacidade de se manter em empregos e de honrar compromissos financeiros.

Quando puxavam em três, o resultado era de 85%, e em oito pessoas, apenas 49%. Além dos psicólogos, esse resultado não surpreende ninguém. A ciência chama esse efeito de preguiça social (social loafing). Ela surge quando o desempenho do indivíduo não é visível diretamente, mas se dilui no grupo.

O medo de sair de casa é um sintoma típico de agorafobia. Também pode ocorrer após um longo período de confinamento ou isolamento — como o que enfrentamos em função da pandemia de coronavírus. Nesses casos, o receio de abandonar o espaço seguro e se expor ao convívio nos lugares públicos é chamado síndrome da cabana.

Quais são os principais sintomas do bloqueio emocional?

  1. Evitar situações. ...
  2. Aumento da ansiedade. ...
  3. Falta de interesse. ...
  4. Emoções negativas. ...
  5. Problemas de autoestima. ...
  6. Vivências anteriores. ...
  7. Medo da rejeição.

7 dicas de como lidar com pessoas difíceis na prática

  1. Desenvolva inteligência emocional. ...
  2. Tenha empatia e compreensão. ...
  3. Aceite as diferenças. ...
  4. Evite discussões. ...
  5. Saiba impor limites. ...
  6. Não se deixe contaminar. ...
  7. Foque em encontrar soluções. ...
  8. Indique ajudar quando necessário.

A dificuldade de concentração e foco pode dificultar o aprendizado, o que também pode acarretar diminuição da autoestima. O psicólogo pode ajudar a entender as motivações. Um neurologista ou neuropsicólogo pode fazer uma avaliação mais criteriosa para investigar se tem causa biológica .

Saiba como falar corretamente e se expressar bem

  1. 1 – Escute a si próprio. ...
  2. 2 – Corte as palavras de preenchimento e vícios de linguagem. ...
  3. 3 – Preste atenção à velocidade da fala. ...
  4. 4 – Use palavras simples. ...
  5. 5 – Observe a sua linguagem corporal.