Por que não furar a linguiça?

Perguntado por: mzagalo . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Furar as linguiças faz com que se perca muito líquido e gordura, ficando seca, com a textura bem alterada e perdendo aquele sabor e suculência que nos faz salivar só de pensar nas linguiças bem preparadas.

Você saberá que as linguiças estão assadas corretamente quando o exterior estiver com um tom dourado uniforme. Corte uma delas para verificar se o interior está cozido e, caso contrário, retorne ao forno por mais 5 minutos antes de testar novamente.

Eu costumo usar esses lacres de plásticos para fechar as linguiças, é muito mais pratico do que amarrar, só que precisam ser retirados antes de ir para a grelha.

Jamais fure as linguiças
Furar as linguiças faz com que se perca muito líquido e gordura, ficando seca, com a textura bem alterada e perdendo aquele sabor e suculência que nos faz salivar só de pensar nas linguiças bem preparadas. Quer suculência? Não fure as linguiças!!!

Evite alimentos gordurosos
Quem já fez piercing ou tatuagem sabe que os alimentos gordurosos devem ser evitados. Isso porque esses tipos de alimentos com grandes quantidades de gorduram prejudicam o processo de cicatrização. Com os furos na orelha é a mesma coisa.

Dica: depois de preparar seu tempero, misture-o com as mãos na carne moída. Fazendo movimentos leves, mas firmes, tudo irá se misturar muito bem. Além disso, coloque um pouco de água gelada ou gelo na mistura. Isso vai baixar a temperatura da gordura e deixar tudo mais homogêneo.

Não se deve lavar, nem ferver a linguiça para levá-la à grelha. – Se você cozinhar antes, a linguiça fica ressecada e sem gosto.

Não se deve lavar as carnes antes de prepará-las, pois aumenta o risco de contaminação cruzada que é a uma transferência de micróbios patogênicos (causadores de doença) de um alimento contaminado (normalmente cru) para outro alimento, direta ou indiretamente. Ela pode ocorrer na área de manipulação a qualquer momento.

A linguiça deve ser temperada? Nada de colocar sal, molhos e afins! José Almiro aponta que a linguiça já vem pronta para assar. "A linguiça já vem temperada, cada produtor tempera com os ingredientes particulares.

Linguiça toscana: a mais utilizada nos churrascos
Esse tipo de linguiça é preparada apenas com carne de porco, temperos e gordura. A cor dela varia entre um tom rosado e avermelhado. A Linguiça Toscana Seara possui tempero no ponto e é produzida com os melhores cortes de carne suína.

A linguiça (FO 1943: lingüiça) é um enchido (embutido) em forma de salsicha, feito de carne de porco, de aves, de carneiro, de carne de bovinos e mesmo peixes ou frutos do mar, temperado com cebola, alho e páprica e outras especiarias.

Afinal, tem que tirar a pele da linguiça calabresa? Sim, por mais fina que a pele seja é fundamental retirar antes de consumir. Isso porque, diferentemente da linguiça toscana, que é feita com tripas artificiais ou naturais próprias para consumo, a calabresa não.

Invólucro é o material que envolve o enchimento de embutidos (salsicha, linguiça, etc.). Os invólucros naturais são feitos de tripas, isto é, a partir de intestinos de animais; os invólucros artificiais, introduzidos no início do século XX, são feitos de colágeno, celulose, e extrudados de tripas.

Resposta da empresa
Pode ficar tranquila, essa película feita de alga marinha e é comestível, ela que dá a crocância a Linguiça.

Linguiça é remoso não faça isso pois pode demorar cicatrizar.

Sim, são comestíveis. Os artesanais são feitos com as "tripas" do animal, e os industriais são feitos de compostos de celulose.

Para prepará-las, primeiro você deve aquecer a frigideira até que ela fique bem quente e começar a fritura colocando um pouco de óleo. Como as linguiças defumadas demoram para liberar a própria gordura, o óleo vai ajudar a manter a suculência da carne.