Por que não fazer abdominoplastia?

Perguntado por: zarruda . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

A abdominoplastia pode ser feita apenas por motivos estéticos ou ser terapêutica. Em primeiro lugar, as pessoas que querem realizar esta operação devem estar saudáveis e em boa forma, porque em pacientes cuja musculatura abdominal seja muito fraca, a sutura muscular realizada durante a cirurgia pode ficar comprometida.

Normalmente, o risco de hematomas no abdômen é maior quando a abdominoplastia é associada com a lipoaspiração. O próprio organismo combate essa ocorrência, mas caso ela seja mais intensa o cirurgião plástico pode recomendar o uso de uma pomada ou mesmo a drenagem linfática.

Além disso, fazer abdominoplastia acima do peso e emagrecer demasiadamente depois da cirurgia pode contribuir para o surgimento de um novo quadro de flacidez na barriga, alterando os resultados do procedimento.

O Renuvion é uma tecnologia de radiofrequência e plasma que promove a contração dos tecidos, tratando a flacidez da pele. É mais uma alternativa para pessoas que, anteriormente, tinham apenas a abdominoplastia ou a miniabdominoplastia como opções de tratamento para esse problema.

De fato a lipo é a cirurgia plástica com maior número de complicações inclusive fatais.

Geralmente, existem três tipos de procedimentos que são responsáveis por perder barriga e/ou melhorar o seu aspecto que são: abdominoplastia, lipoaspiração e lipoabdominoplastia. Essas cirurgias são indicadas para pacientes que possuem gordura localizada na região da barriga, flacidez ou estrias.

Após a cirurgia de abdominoplastia, o paciente pode pesar entre 1,5kg a 4,5kg a menos, devido à remoção do excesso de pele e da camada de gordura ligada a este acúmulo.

A cicatriz de uma abdominoplastia fica com o aspecto avermelhado e inchado durante os 30 dias após o procedimento. Depois, com o passar dos meses, a marca vai clareando até que se torne quase imperceptível. Além disso, o formato e a posição da cicatriz podem variar, de acordo com o tipo de cirurgia.

A abdominoplastia é uma cirurgia estética que tem como objetivo remodelar a região do abdômen. Se você já se submeteu a esta cirurgia, então está com a barriga plana, sem gordurinhas localizadas e sem flacidez.

Tipo de anestesia utilizada. Tipo e porte do procedimento: cirurgias mais extensas, como lipoaspiração e mamoplastia, tendem a ser mais doloridas.

Os maiores desconfortos do pós-cirúrgico da abdominoplastia acontecem nos 3 primeiros dias, e as recomendações médicas para este período são evitar esforços durante o primeiro mês e utilizar uma cinta modeladora durante esse período.

Muitas pessoas se questionam se a barriga volta depois da abdominoplastia, mas, com os cuidados necessários, ela não volta! A cirurgia impressiona pelo resultado, no entanto, os exercícios físicos e a alimentação balanceada são essenciais para a sua manutenção.

Anestesia geral para abdominoplastia
É necessária a intubação traqueal, ou seja, é inserido um tubo pela traqueia para preservar a respiração do paciente. São feitas medicações para controlar a dor, as náuseas e vômitos.

Quem não pode e não deve fazer abdominoplastia ? Mulheres que pretendam engravidar ou pessoas em que é previsto um grande ganho de peso após a cirurgia, porque essas condições dependem de uma grande distensão do abdômen. A presença de cirurgias anteriores também pode reduzir a eficácia da abdominoplastia .

Existe a indicação para fazer abdominoplastia quando você identifica uma ou mais dessas condições:

  1. Flacidez na região abdominal.
  2. Abdômen saliente, que fica desproporcional ao resto do corpo.
  3. Músculos abdominais enfraquecidos ou separados (com diástase)
  4. Concentração de tecido adiposo no abdômen.

A prática de exercícios depois da abdominoplastia colabora na tonificação dos músculos, um fator que aprimora os efeitos na região onde a cirurgia plástica foi feita.

Condições como depressão, transtornos de autoimagem e problemas de autoestima, entre outros distúrbios de ordem psicológica, podem ser contraindicações de uma cirurgia plástica, pois frequentemente o paciente terá expectativas irreais quanto ao resultado.

lipoaspiração

Atualmente, a lipoaspiração é a líder de procura. Afinal, modela coxas, braços, cintura, pescoço, peito, costas, bochechas, pernas e tornozelos… Assim, a lipoaspiração é uma cirurgia muito realizada para remodelar áreas específicas do corpo.