Por que não falamos tupi?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Deixou de ser falada no final do século XVII, quando foi suplantada pela língua geral. Com a proibição da língua pelo Marquês de Pombal em 1758, o tupi deixou de ser a língua mais falada no Brasil, sendo substituída pelo português.

Rodrigues (1986), assim como por Monserrat (1994), o tronco Tupi é constituído por 7 famílias linguísticas: Arikém (1 língua), Juruna (1 língua), Mondé (7 línguas), Mundurukú (2 línguas), Ramaráma (2 línguas), Tuparí (3 línguas), Tupi-Guarani (21 línguas), e 3 línguas isoladas no nível de família: Aweti, Puruborá e ...

São elas: guajajara, sateré-mawé, xavante, yanomami, terena, macuxi, kaingang, ticuna e guarani, sendo que as últimas contam com cerca de 30.000 falantes cada uma. Já as cerca de 170 línguas restantes possuem um número de falantes de cerca de 400 índios, cada uma.

Bonito em tupi é porang. Agora: kunhã-porang-a - mulher bonita, (ou mulheres bonitas) - Acrescentamos um A porque o adjetivo termina em consoante.

Conversation. "O Brasil nunca será vermelho." Brasil, palavra tupi-guarani, "vermelho como brasa."

IXÉ = EU (pronome pessoal). Exemplo de utilização: Ixé Luís.

* Abá (avá - auá - ava - aba): homem, gente, pessoa, ser humano, índio. * Ababá: tribo indígena tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara (MT).

Onde vivem os Tupis? Os indígenas se expandiram na América do Sul, ocupando regiões dos atuais Brasil, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. Atualmente, ocupam aldeias indígenas principalmente o litoral da Bahia e do Espírito Santo.

Butantã – Do Tupi-Guarani: bu (ibi) = terra; tatã (atã, tantã) = muito duro.

Anauê: salve, olá.

NÃO EXISTE ÍNDIO NO BRASIL. O que existe são povos nativos originários ou povos indígenas. A palavra índio usada para se referir às pessoas de etnias indígenas é extremamente pejorativa e reafirma preconceitos, como por exemplo, a ideia de que os povos originários são selvagens e/ou seres do passado.

Quando falamos de religião indígena estamos falando de Xamanismo. Os povos indígenas foram considerados no decorrer da história como povos sem crenças que não possuíam Deus ou deuses, ou até ídolos, não possuíam religião alguma. Os índios possuíam uma noção da existência de uma força, de um Deus superior a todos.

O termo Ticuna foi conferido a esse povo por seus vizinhos – na língua Tupi “taco-uma” significa “homens pintados de preto”, que se refere a sua tradição de pintura corporal a base de jenipapo.

Chaçorã-ráin, subs., adeus.

BICHANO – o gato. Proviria de bicho. Do Wapixána (Aruák) pixana – o que arranha.

OROAÛSUB! O verbo "amar" é aûsub. O prefixo oro significa "eu te". Não há outra forma de falar.

O que é Tupã:
O deus supremo dos tupi-guarani, no entanto, é Nhanderuvuçú(alma velha, na língua tupi), também conhecido por Nhamandú. De acordo com a lenda, após Nhanderuvuçú criar as almas e as águas (Iara), criou Tupã, responsável por controlar o tempo, o clima e os ventos.

Tuba, pais e pai. Ay, cig, mãe. Tamûa, avó.