Por que não existe transplante de cérebro?

Perguntado por: jmorgado5 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Desafios existentes. Uma das barreiras mais significativas ao procedimento é a incapacidade do tecido nervoso de cicatrizar adequadamente; o tecido nervoso com cicatrizes não transmite bem os sinais, e é por isso que uma lesão na medula espinhal é tão devastadora.

Depois de realizar a primeira cirurgia de transplante de cabeça bem sucedida em um cadáver, médicos já consideram a possibilidade de realizá-la em pessoas vivas. O cirurgião italiano Sergio Canavero ficou conhecido por se envolver na primeira operação do tipo.

Já na morte por coração parado, somente os tecidos (córneas, ossos, pele e válvulas cardíacas) podem ser doados. No Brasil, não é permitido o transplante de nenhum outro órgão, como por exemplo: pênis, útero, mão e outras partes do corpo humano.

Apesar dos grandes avanços em robótica e informática nos últimos anos, ainda não foi possível replicar o cérebro humano. Isso se deve à grande dificuldade dessa tarefa, já que seria necessário simular a relação entre mais de 100 bilhões de neurônios.

A maioria dos planos privados de saúde não cobre este tipo de tratamento, cujo custo pode variar de R$ 4.000,00 a R$ 70.000,00. O Brasil tem o maior programa público de transplantes do mundo!

O transplante uterino é uma técnica cirúrgica, ainda em fase experimental, que tem o objetivo de colocar o útero de uma doadora — viva ou pós-morte — em uma receptora com infertilidade causada por fator uterino absoluto.

O documento aponta que Cláudio Marcelo de Almeida, de 50 anos, foi a óbito após uma intoxicação por causa do anestésico aplicado durante o procedimento. De acordo com a delegada responsável pelo caso, Dra. Ludmilla Vilas Boas, a intoxicação não configura processo alérgico.

Procedimento será realizado pelo médico italiano Sergio Canavero no voluntário russo Valery Spiridonov, de 30 anos. São Paulo – O primeiro transplante de cabeça da história foi marcado para 2017.

Em julho de 2001, o cirurgião Pedro Cavadas realizou o transplante das pernas. Ele foi o médico que também liderou a equipe que fez o primeiro transplante duplo de mãos, em 2006. O homem que recebeu o transplante de duas pernas, que tinha cerca de 20 anos na época da primeira cirurgia, não teve o nome revelado.

Nesta quarta-feira (3), uma equipe de cirurgiões dos Estados Unidos anunciou o primeiro transplante combinado de rosto e de mãos bem-sucedido do mundo, feito há seis meses, em um homem de 22 anos que sofreu um acidente.

Foi apenas em 1954 que o primeiro transplante de um órgão humano vital teve sucesso. O médico cirurgião Joseph Murray fez o transplante de rim entre irmãos gêmeos idênticos para evitar o perigo de rejeição.

O transplante de fígado é o procedimento mais complexo da cirurgia moderna. Nenhum outro interfere com tantas funções do organismo.

David Bennett, de 57 anos, morreu no último mês de março.
O coração do homem que recebeu o órgão geneticamente modificado de um porco estava com um vírus suíno, o porcine cytomegalovirus, segundo o médico que realizou o transplante inédito no mundo.

Os órgãos mais comumente transplantados são: coração, fígado, pâncreas, dois pulmões e dois rins.