Por que não existe a filosofia mas as filosofias?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

7. Por que é possível dizer que não existe "a" filosofia, mas "as" filosofias? Resposta: O filosofar não é propriamente um saber, mas uma atividade que busca dar sentido à experiência, apoiada em uma problematização inicial. Para tanto, contraria o senso comum ao questionar — e duvidar — das verdades estabelecidas.

Não existe apenas uma filosofia, pois para cada filósofo há uma questão que é mais importante. A filosofia é a visão e percepção que cada filósofo nos traz sobre a vida, e cada filósofo foi influenciado por famílias, amigos, professores, momentos históricos, outros filósofos, questões pessoais e abrangentes diferentes.

Filosofia é uma área do conhecimento dedicada à construção de saberes lógicos e racionais. A filosofia produz um conhecimento sistemático a partir da argumentação e da criação de conceitos. A filosofia se dedica a estudar qualquer assunto desde que se possa produzir um conhecimento válido a partir de sua argumentação.

só sei que nada sei

Por isso que uma das frases de Sócrates mais famosas é “só sei que nada sei”. Essa frase tornou Sócrates o mais sábio entre todos os homens da época, porque foi o primeiro a admitir sua própria ignorância e estando em constante aprendizado.

Kant

A frase de Kant “Não se ensina filosofia, mas a filosofar” inserida nos processos de aprendizagem revela uma verdade da filosofia como corpo de entendimentos, mas se distancia de uma verdade absoluta nos confins da terminalidade genérica, que exige apreensão de conteúdos expressos nas idéias filosóficas e nas ...

A filosofia surge na Grécia no período compreendido entre o final do século VII a.C e o início do século VI a.C. e foi a maneira pela qual os gregos antigos encontraram para explicar o mundo, os fenômenos e os acontecimentos de maneira racional.

A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. e surge da necessidade que os gregos tinham de explicar o mundo, os acontecimentos naturais e a relação entre os humanos e a natureza a partir do uso ordenado e sistemático da racionalidade.

1) filosofia antiga; 2) filosofia medieval; 3) filosofia moderna; 4) filosofia contemporânea.

Compreender-Refletir o Mundo
Para ela, não há campo da humanidade que não possa passar por seu crivo crítico. Assim, seu papel na atualidade é, também, pensar âmbitos como a sociedade, a política, as relações com a técnica e a ciência, a religião, a arte, a educação e a história.

Os objetos da Filosofia são vários: "a vida moral" (Ética), "o conhecimento" (Epistemologia), "a arte" (Estética), "a essência" (Ontologia ou Metafísica), "a linguagem" (Filosofia Analítica).

Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.

A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. Filosofar quer dizer refletir sobre questões fundamentais da vida humana porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor.

Sócrates

Sócrates (470 a.C.-399 a.C.) foi um filósofo grego, mesmo não sendo o primeiro filósofo da história, é reconhecido como o "pai da filosofia" por representar o grande marco da filosofia ocidental.

Existem outras perspectivas, mas gostaria de focar em três muito importantes: Positivismo, Pós-positivismo e Construtivismo Social.

Ele acreditava na imortalidade da alma e que ele próprio recebeu em sua vida uma missão do deus Apolo para que ele defendesse o Conhece-te a Ti Mesmo.

Segundo Sócrates, “ninguém sabe o que é a morte, nem se, por- ventura, será para o homem o maior dos bens; todos a temem, como se soubessem ser ela o maior dos males.