Por que não é possível se atingir o zero absoluto?

Perguntado por: nassis . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 20 votos

Apesar de existir teoricamente, o zero absoluto não pode ser atingido na prática, ou seja, não existe qualquer porção de matéria em todo o Universo nessa temperatura, e isso só pode ser afirmado graças à 3ª Lei da Termodinâmica. Tal lei indica que o zero absoluto é inatingível.

A medida do zero absoluto foi obtida, em 1848, de uma proposta de Lord Kelvin (1824-1907) ao perceber que a pressão de um gás diminuía na razão de 1/273 do seu valor inicial, quando resfriado de 0ºC a -1ºC, com volume constante.

De acordo com um estudo desenvolvido na University College London, é impossível que algo chegue à temperatura de – 273,15 °C, o chamado zero absoluto, que é medido em Kelvin (K). A termodinâmica, campo que estuda as trocas de calor, tem suas bases na física clássica.

Experimento conseguiu calor de 4 trilhões de graus Celsius. Temperatura é suficiente para derreter prótons e nêutrons.

Em um extremo é algo chamado temperatura de Planck, e é equivalente a 1.417 x 1032 Kelvin (ou algo como 141 milhões milhões de milhões de graus).

A menor temperatura já registrada na Terra naturalmente foi de – 89,2ºC, na Antártida. Em alguns lugares da Lua, ela pode cair abaixo dos – 200ºC.

Um bloco de cobre foi arrefecido a -273,144° C e mantido assim por 15 dias por investigadores italianos. A conquista estabeleceu um novo recorde para temperaturas frias num objeto macroscópico.

4-A menor temperatura que o corpo humano consegue suportar sem nenhuma alteração fisiológica é 35°C e maior temperatura que o corpo pode suportar é 38°C. Quando o corpo chega a 42°C, a pessoa corre risco de entrar em coma.

Zero absoluto é o valor 0 na escala Kelvin, é quando a molécula para totalmente de se movimentar. Na escala Celcius este valor corresponde a -273ºC. é quando a água encontra-se em estado sólido, na temperatura em Celsius equivale a 0 graus.

270 graus C

O espaço é um lugar muito frio. A temperatura certa no vácuo e longe de qualquer astro é de cerca de -270 graus C. Essa temperatura seria suficiente para congelar o hidrogênio na Terra - mas ainda está alguns poucos graus acima do que é considerado o "zero absoluto" - o ponto mais frio possível.

A temperatura corpórea considerada ideal varia entre 36º C e 36,7º C. Geralmente, ela é mais baixa pela manhã e mais alta no fim da tarde ou à noite. Alterações de até um grau podem ser absolutamente aceitáveis em condições normais.

centígrados, mas para congelar a armadura de ouro. você precisa chegar a -273° graus abaixo de zero.

A Lua viaja ao redor da Terra em uma órbita oval à 36.800 quilômetros por hora. A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

Zero absoluto

  • A Nebulosa do Bumerangue é o lugar mais frio do Universo, medindo cerca de -272 ºC. [ 1]
  • A supercondutividade surge em temperaturas baixas, mas superiores ao zero absoluto.
  • No condensado de Bose-Einstein, os átomos comportam-se como um único átomo macroscópico. [ 2]

Astrônomos do Observatório Alma, no Chile, enxergaram um novo formato da Nebulosa do Bumerangue, nuvem de gás e poeira que é o lugar conhecido mais frio no Universo, com temperatura de -272ºC.

No Brasil, o recorde de calor foi de 44,8ºC, registrado em Nova Maringá, no Mato Grosso, em novembro de 2020, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia.