Por que não é certo falar que depressão é falta de Deus?

Perguntado por: abonfim . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Porém, a falta de religião não significa que você esteja com depressão, essa não é a causa desse transtorno mental. É interessante lembrar também que a religião pode ser algo decisivo para você caso tenha uma relevância na sua vida, mas isso não é justificativa para impor o seu pensamento em problemas alheios.

Virá um tempo em que cairás nas mãos deles. E eles mesmos rogarão ao Senhor que mande por meio deles o alívio e a saúde (ao doente) segundo a finalidade de sua vida. Aquele que peca na presença daquele que o fez cairá nas mãos do médico.” (Eclesiástico 38,1-15).

Os sintomas podem ser vistos como um sinal de fraqueza ou tristeza temporária. E, por conta dessa falta de informação da população num geral, a doença acaba sendo vista e taxada como frescura.

O Senhor não se separa mais de nós, Ele está entre nós; e quando experimentamos Sua Páscoa, os frutos da Sua Ressurreição em nossa vida, não permitimos, de forma nenhuma, que a tristeza tenha a última palavra em nossa vida!

Evangelho de Mateus, 6: 25-33-34 diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

A depressão tem a ver com a incapacidade de trabalhar boas emoções. Ressalta-se especialmente orgulho, raiva, ódio e vingança. Nós espíritas sabemos que têm ainda as causas exógenas. Essas causas são espirituais no sentido de seres que já desencarnaram e continuam vivos entre nós.

Salmo 54. "Salva-me, ó Deus, pelo teu nome, e fazes-me justiça pelo teu poder. Ó Deus, ouve a minha oração, inclina os teus ouvidos às palavras da minha boca.

Deus lhe dá o caminho e toda a instrução, além de mostrar a ele, que não estava sozinho naquela situação, que outros milhares de pessoas sentiam as mesmas dores e tinham os mesmos medos, passavam pelas mesmas lutas. Olhar para fora da caverna ressignifica o sofrimento de Elias e lhe dá um novo sentido para viver.

No entanto, os líderes da Igreja reconhecem que a depressão severa, ou transtorno depressivo maior (TDM), é uma doença bem mais grave que pode interferir com a capacidade que a pessoa tem de desempenhar plenamente suas funções.

Causas: A depressão é uma doença. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células.

Sei que, às vezes, cansamo-nos no caminho, na caminhada; encontramo-nos, muitas vezes, desanimados, mas não é hora nem tempo para o desânimo. Não podemos entregar o nosso coração e nossa alma para o desânimo. O mal está aí, porque o desânimo tira o ânimo, a força da alma e do coração.

A depressão profunda é a fase mais severa e grave da doença, por conta disso os sintomas estão em sua intensidade máxima e afetam integralmente a vida de quem sofre com o transtorno.

Depressão psicótica, o quadro mais grave da depressão.

10 Porque a tristeza segundo Deus opera aarrependimento para a bsalvação, da qual ninguém se arrepende; mas a ctristeza do mundo opera a dmorte. 11 Porque, quanto cuidado não produziu isto mesmo em vós, que segundo Deus fostes contristados! Que apologia, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vingança!

O sentimento de solidão pode nos impedir de viver as grandes coisas que Deus tem para nós. Por vezes até as pessoas mais próximas podem nos abandonar, mas Deus é fiel e nunca nos desampara. Quando você se sentir sozinho, louve e agradeça a Deus por todas os planos maravilhosos que Ele tem para você.