Por que não é certo exercer influência através da manipulação?

Perguntado por: rperes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

As pessoas ficam muito incomodadas e tendem a sabotar, mesmo que inconscientemente, projetos, orientações e opiniões de alguém que as ignorou ou desprezou.

A manipulação é um “recurso” usado por muitas pessoas para obter o que querem. Contudo, trata-se de uma prática antiética, visto que envolve mentir ou ocultar informações que fariam as outras pessoas não concordarem com a ideia.

Esse traço de comportamento pode ser desencadeado por uma série de fatores. Pesquisadores apontam para traumas na infância, exemplos disso são: negligência parental, alienação parental, abuso físico, sexual e psicológico.

Manipulação psicológica pode ser definida como o exercício de influência indevida através da distorção mental e exploração emocional, com a intenção de tomar o poder, controle, benefícios e privilégios às custas da vítima.

A dica é se afastar, tanto quanto possível. “Não adianta discutir, porque a pessoa manipuladora cresce em cima de possibilidades argumentativas”, aponta Vieira. “Não dá para promover a conversa, porque ainda se corre o risco de entrar no jogo da pessoa”.

O manipulador utiliza diferentes artimanhas para induzir, moldar e conduzir o comportamento daqueles que estão ao seu redor, com o intuito de obter benefícios próprios. Sem dúvida, relacionar-se com quem apresenta essa personalidade traz prejuízos à sanidade mental e deve ser evitado.

A manipulação psicológica é um tipo de influência social que visa mudar o comportamento ou a percepção dos outros por meio de táticas indiretas, enganosas ou dissimuladas. Ao promover os interesses do manipulador, muitas vezes à custa de outro, tais métodos podem ser considerados exploratórios e desonestos.

7 formas de manipulação das quais não nos damos conta

  1. Culpar, uma das formas de manipulação silenciosas. A culpa é uma emoção que pode ser muito intensa e pode causar ações pouco racionais. ...
  2. Fazer você se sentir inseguro. ...
  3. Compadecer. ...
  4. Alimentar o narcisismo. ...
  5. Intimidar sutilmente. ...
  6. Criar discórdias falsas. ...
  7. Fazer-se de bobo.

Cinco tipos de manipuladores e como se defender deles

  • Um fã do “tratamento de silêncio” O comportamento silencioso, ou seja, interrupção da comunicação, expressão de emoções, tem apenas um objetivo - atender às demandas do manipulador. ...
  • O tipo de manipulador ameaçador. ...
  • Agressor da auto-estima. ...
  • Criticidade excessiva.

As personalidades controladoras também podem causar problemas para os líderes. As pessoas manipuladoras que se reportam a você podem querer o seu trabalho ou sentir que podem fazê-lo melhor que você. Desta forma, manipuladores podem ignorar as suas instruções ou atacar você na frente da equipe.

O narcisista manipulador odeia ser rejeitado e não aceitará facilmente o fim. Mas com determinação, apoio psicológico e mudança de comportamento é possível se libertar.

Marionetista, Manipulador, Ator-Animador e outras Nomenclaturas.

Ser flexível à mudanças de posicionamento ou ideologia por um processo de coerção ou pressão feita por outro. Carlos é uma pessoa totalmente manipulável.

A pessoa egocêntrica parece ser uma pessoa exuberante, ambiciosa e confiante. Do jeito que fala e age, não passa outra imagem além dessa. Quem está ao seu lado se encanta com o seu jeito de ser e admira a sua demonstração de autoestima.