Por que não devemos poluir a água?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Quando as condições químicas da água são alteradas ela não é adequada para o consumo e pode resultar em doenças para as pessoas. As principais doenças associadas ao consumo de água contaminada são as infecções gastrointestinais, disenteria, leptospirose, cólera e hepatite.

Você já deve ter ouvido falar que sem água não sobrevivemos muitos dias. O total existente de água no corpo é de 75% na infância e mais da metade do corpo é água na vida adulta. Logo, não espere sentir sede para entender que o seu corpo precisa de água e a ingestão dela é fundamental para o equilíbrio do organismo.

A poluição da água é a contaminação dos corpos d'água por elementos físicos, químicos e biológicos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos, plantas e à atividade humana. É uma questão muito séria, já que a água é essencial para a vida humana.

Entre as principais fontes responsáveis pela poluição das águas estão: os lançamentos de efluentes industriais, agrícolas, comerciais e esgotos domésticos, além de resíduos hospitalares, agrotóxicos e produtos de limpeza (detergente).

Procure meios de economizar a água. 3- Preservar as matas ciliares – As margens dos rios possuem uma mata muito importante: as matas ciliares. São elas que garantem a qualidade da água, a vida selvagem, que evitam o assoreamento e que os restos de detritos de esgotos cheguem até o rio.

A poluição dos rios é um dos principais problemas ambientais em diversos países. Em março deste ano, pesquisadores iniciaram o desafio de limpar o rio Citarum na Índia, considerado mais sujo do mundo. O alto nível de matéria fecal inibe vida vegetal e animal, portanto não há mais vida no rio.

A água faz parte dos minerais e rochas, constitui os oceanos, lagos, rios e lençóis subterrâneos. É fonte de vida primordial para todas as plantas e também é muito importante para a vida dos animais, pois eles dependem dela para a respiração, a digestão e a reprodução, assim como o homem.

Mais de 70% do corpo humano é composto de água, ela é responsável pela regulação da temperatura do corpo, levar os nutrientes, como oxigênio e sais minerais até as células e expulsar as substâncias tóxicas; proteção de estrutura, entre várias outras funções.

Resumo sobre poluição da água
A poluição hídrica é causada principalmente por atividades antrópicas, como descarte irregular de resíduos industriais, lixo e outros dejetos urbanos, resíduos decorrentes da atividade agrícola, industrial ou da mineração; vazamento de combustíveis de embarcações; e o desmatamento.

Os rios são poluídos pela contaminação de lixos orgânicos, incluindo as excreções humanas e dos animais, e resíduos agrícolas resultantes da decomposição das plantas. Com o aumento da população e a aparição da atividade industrial, a poluição dos rios e lagos não cessou de aumentar.

A maioria dos rios, 74,5%, tem qualidade regular, enquanto 17,6% são considerados ruins e 1,4% péssimos. Logo, grande parte dos cursos de água perde, lentamente, a capacidade de abastecer a população, promover lazer para a sociedade e ser um ambiente saudável e propício para seres aquáticos.

Os rios são fontes de um dos recursos naturais indispensáveis aos seres vivos. Além disso, têm grande importância cultural, social e econômica, uma vez que a agricultura, a pecuária e as indústrias dependem da água para obterem seus produtos e a falta desse recurso gera graves consequências ambientais e sociais.

Os rios são a principal fonte de água potável para as populações humanas. Mas os rios, juntamente com as zonas húmidas, também são fundamentais para a fauna, é neles que encontram alimento, abrigo, etc.

Os oceanos são uma importante fonte de renda para populações que dependem dos recursos marinhos e representam uma rota importante para o comércio mundial. Mais da metade do oxigênio disponível para a respiração das mais de 7 bilhões de pessoas no planeta é produzido pelos oceanos.

A poluição e a contaminação fazem com que a água se torne imprópria para consumo, diminuindo, assim, a quantidade de água potável disponível para a população. Além disso, esses processos podem intensificar o surgimento de doenças e provocar grande incômodo em razão do mau cheiro gerado.

A poluição pode acarretar em problemas patológicos, destruição ambiental e alterações climáticas. Exemplos: Doenças e problemas respiratórios e de pele, alergias, doenças nos olhos, hepatite, micose, diarreia, otite, surdez.

Rio Tietê

Rio Tietê, São Paulo (1º lugar) - Com 1.010 km², nasce em Salesópolis, na serra do Mar, e atravessa o estado de São Paulo, banhando 62 municípios. Ocupa o topo do ranking por receber o esgoto doméstico e industrial no trecho da capital - menos da metade dos moradores da bacia do Alto Tietê têm esgoto tratado.

A água é fonte da vida. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.

A água é o mais crítico e importante elemento para a vida humana. Compõe de 60 a 70% do nosso peso corporal, regula a nossa temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas. Em média, nosso rganismo precisa de 4 litros de água por dia. A água também é usada para preparar mamadeiras, comidas e sucos.

Dentre as estratégias para enfrentar a crise de água, destacam-se a dessalinização da água do mar, a transposição de rios, a água de reúso e a conscientização da população. É cada vez maior o numero de países ao redor do mundo que sofrem com a escassez de água potável.

Quais são as principais técnicas para despoluir os rios e como elas funcionam?

  1. Flotação. A técnica da flotação, patenteada por um brasileiro, pode ser utilizada em rios menores. ...
  2. Dragagem. Já essa técnica, diferentemente da flotação, pode ser aplicada em rios maiores. ...
  3. Gradeamento. ...
  4. Técnicas nucleares. ...
  5. Técnicas ecológicas.