Por que não devemos mascar chiclete por muito tempo?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

“Além disso, mascar chiclete pode causar desequilíbrio muscular da mandíbula (se a pessoa mastigar de um lado mais que o outro) e, até mesmo, uma disfunção da articulação da sua mandíbula, causando assim, dores musculares, dores de cabeça, dores de ouvido e dor de dente”, revela.

Para alguns casos, sim. Novas pesquisas indicam que mascar chicletes pode ser uma ferramenta útil para o controle do peso corpóreo. O hábito também aumenta o estado de vigília e a concentração, diminui o estresse e ajuda na saúde bucal.

O ato de mastigar um chiclete traz mais prejuízos que benefícios. A mastigação induz o estômago a preparar-se para a digestão do alimento que está na boca. Para isso, usa as enzimas salivares e mais suco gástrico. A fabricação excessiva desses componentes pode causar, por exemplo, gastrite.

“Além disso, mascar chiclete pode causar desequilíbrio muscular da mandíbula (se a pessoa mastigar de um lado mais que o outro) e, até mesmo, uma disfunção da articulação da sua mandíbula, causando assim, dores musculares, dores de cabeça, dores de ouvido e dor de dente”, revela.

Os prejuízos da mastigação em excesso do chiclete
“Mesmo que você não tenha um problema sério, o mastigar excessivo de chicletes, por muitas horas diárias, pode causar uma hipertrofia da musculatura da mastigação” ressalta o dentista.

Está liberado, desde que seja sem açúcar e com a higiene bucal sempre em dia.

Se não tratada, a placa bacteriana pode causar as doenças periodontais e o cálculo dental – mais conhecido como tártaro. Portanto, o chiclete sem açúcar não possui o mesmo efeito que o o chiclete com açúcar tem sobre os dentes, sendo, sim, mais seguro quando se trata da prevenção das doenças orais.

“Os chicletes mais indicados são as gomas de mascar sem açúcar e com xilitol. Mascar chicletes sem açúcar aumenta a concentração de bicarbonato na saliva, o que é muito bom para restaurar o pH bucal”, diz a dentista.

Então, para quem não vive sem chiclete, utilizando o doce até para aliviar o estresse, o importante é escolher a opção sem açúcar. Aliás, mascar a goma sem açúcar ajuda a estimular a salivação, o que pode ser benéfico para os dentes. Essa “limpeza” protege a boca das bactérias e também do mau hálito.

Trident é uma marca de gomas de mascar sem açúcar, sendo indicada até por dentistas por não provocar cárie. Também é muito consumida por diabéticos.

Masque no máximo de cinco a seis peças por dia: quando consumido em excesso, os açúcares presentes no chiclete podem causar inchaço e diarreia de acordo com Angel Planells. “Não estamos sugerindo que alguém deva mascar chiclete todo o dia”, explica Gans.

Mascar chicletes estimula a formação do fluxo salivar, diluindo os ácidos produzidos por bactérias e neutralizando o PH da boca. Por outro lado, a saliva estimulada contém mais minerais, potencializando a remineralização dos dentes.

Escolas que proíbem o consumo da goma de mascar durante as aulas não viram esta pesquisa da Universidade de Cardiff. De acordo com tomografias, o ato de mascar chiclete ativa o hipocampo - a área do cérebro responsável pela memória. Cientistas também associam o hábito a uma maior atenção e até à redução de stress.

A mastigação frenética da goma de mascar pode até levar a certa sensação de saciedade sim, mas as consequências para o estômago e o sistema digestivo não são nada legais.