Por que não devemos idolatrar?

Perguntado por: umendes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Idolatrar uma pessoa pode levar a um fascínio incontrolável, a uma obsessão em relação aos seus maneirismos e atitudes, levando-nos a ter atitudes que não aceitaríamos noutras pessoas.

No primeiro, o Senhor ordenou: “Não terás outros Deuses diante de mim” (Êxodo 20:3). Séculos depois, quando perguntaram a Jesus: “Qual é o grande mandamento na lei?” Ele respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” (Mateus 22:36–37).

3 "Não terás outros deuses além de mim. 4 "Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.

“Como Deus é de natureza espiritual, é logicamente impossível representá-lo por meio de alguma temunah. Então, Deus proibiu que se confeccionasse imagens dEle para evitar qualquer tentativa de torná-lo um ídolo, como no caso do bezerro de ouro”, completa Allan.

[Figurado] Amar ou amar-se excessivamente.

Na bíblia, a palavra idolatria diz respeito à adoração de ídolos, numa prática que se opõe a adoração de um Deus monoteísta, e ainda a prática da adoração a outros deuses que não o “Senhor”.

O que é Narcisismo:
Narcisismo é um conceito da psicanálise que define o indivíduo que admira exageradamente a sua própria imagem e nutre uma paixão excessiva por si mesmo.

Os ídolos modernos ou falsos deuses podem assumir a forma de roupas, casas, negócios, máquinas, automóveis, iates e numerosos outros bens que nos desviam do caminho que conduz à deidade. (…) Coisas intangíveis também podem facilmente ser adorados como deuses.

Os Santos agem como intercessores no caminho ao encontro de Jesus. “Recorrer a Nossa Senhora e aos Santos não é idolatria, uma vez que os veneramos e respeitamos como amigos de Deus. São nossos intercessores na comunhão”, escreveu o Padre no livro “20 passos para a paz interior”.

A justificativa para o uso das imagens se baseou notada e declaradamente no Concílio de Trento, uma vez que as representações de Cristo, de Nossa Senhora e dos Anjos e Santos aprovadas pela Igreja deviam ser expostas nos templos e veneradas, não por serem portadoras de alguma divindade, mas pelas divindades a que se ...

"Não terás outros deuses além de mim. "Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. "Eu sou o Senhor; este é o meu nome! nem a imagens o meu louvor.

Nossa Senhora Aparecida representa a imagem da mãe de Jesus, e foi encontrada pelos pescadores em outubro de 1717, no rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá (SP). Naquela época, a pesca não estava nada produtiva, e ao puxar a rede os pescadores se depararam com a imagem da santa, porém somente o corpo.

Adorar tem origem na palavra latina "adoratio" e também pode ser denominada "latria". Enquanto a veneração é uma honra prestada aos santos, uma reverência à algo que nos remete à Deus, a adoração é um culto e uma homenagem exclusiva à Deus.

Salmos 115. Nosso Deus está nos céus — Os ídolos são deuses falsos — Confia no Senhor.