Por que não devemos escovar os dentes antes do café da manhã?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

Escovar os dentes antes do café da manhã pode ser desagradável para alguns. A pasta contém lauril sulfato de sódio, uma substância que ajuda a formar a espuma para melhor alcance, mas também suprime a recepção de sabores doces pelas papilas gustativas.

Então, não há com o que se preocupar. Desde que você realize a sua rotina de higiene bucal matinal, não tem problema se for antes e depois ou só depois da refeição. A escolha fica por sua conta. Mas, lembre-se de uma coisa: a escovação só deve acontecer 30 minutos após o final da refeição.

Beber água após escovar os dentes não vai fazer mal a sua saúde. O que acontece, muitas vezes, é a sensação de queimação ou ardência devido às substâncias presentes no creme dental. Aos que não gostam da sensação, basta aguardar alguns poucos minutos para que se faça a ingestão de água ou outros líquidos.

Ao acordar, beba quatro copos de água, antes até de escovar os dentes. Não se pode beber mais nada até 45 minutos depois de beber a água. Passado este tempo, a pessoa pode comer e beber normalmente. Até duas horas depois do café da manhã também não se pode comer nem beber nada.

Pode escovar os dentes 4 vezes por dia? Não só como pode e sim como deve, normalmente profissionais recomendam de três a quatro vezes ao dia uma boa escovação dentária.

Devemos escovar os dentes, no mínimo, 3 vezes ao dia
Com a devida higienização bucal, o paciente consegue prevenir muitas dessas complicações. Por isso, a recomendação dos profissionais é que todos os pacientes sempre escovem os dentes 30 minutos após qualquer refeição, ou, pelo menos, 3 vezes ao dia.

O café tem um pH mais baixo que o da boca, sendo bastante ácido. Essa acidez agride o esmalte, provocando uma desmineralização e o tornando mais poroso. Esse processo facilita que o pigmento escuro do café se instale no esmalte, causando manchas.

O campeão de indicações na internet para clarear os dentes é o bicarbonato de sódio. São diferentes combinações: bicarbonato com limão, bicarbonato com água oxigenada, bicarbonato com gengibre e por aí vai… O bicarbonato realmente deixa o dente com aspecto mais claro.

O enxaguante pode ser usado todos os dias? No caso do enxaguante bucal terapêutico, só deve ser utilizado quando houver algum problema que exija esse tratamento. Por isso, não é recomendado para uso diário em pessoas com saúde bucal equilibrada.

O tártaro no dente (ele também pode ser chamado de cálculo dental) é a placa bacteriana (ou biofilme dental) que endurece na superfície dos dentes. O tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais.

Enxaguar ou cuspir? Para alguns, essa primeira dica pode surpreender, mas de acordo com Preddy, o ideal é cuspir, não enxaguar. “O excesso de pasta de dente deixada na boca após a escovação forma uma camada protetora em torno dos dentes, por isso é melhor não enxaguar”, explicou ele.

Descubra como prevenir as cáries com essas dicas simples

  1. Troque a sua escova de dentes de três em três meses. Escovar os dentes regularmente é fundamental para prevenir as cáries. ...
  2. Não se esqueça de usar o fio dental. ...
  3. Beba bastante água. ...
  4. Evite cigarros. ...
  5. Vá ao dentista regularmente.

Então, quantos dentes nós temos? Normalmente, as crianças têm 20 dentes e os adultos 32 (28 se os dentes do siso forem removidos).

Mas um dia sem fazer higiene bucal , pode trazer problemas de inflamação gengival , instalação de cárie e etc... É claro que isso vai depender de vários outros fatores , como estado de saúde bucal , alimentos consumidos e etc. Lembre-se de que escovar dentes não é suficiente , pois é apenas uma parte da higiene bucal.

A maneira mais simples e eficaz de manter os dentes brancos é praticar uma boa higiene bucal. No mínimo, isso significa escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e sempre após a ingestão de alimentos ou bebidas açucaradas.