Por que não devemos emprestar dinheiro?

Perguntado por: iramos . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

Mas especialistas afirmam que emprestar dinheiro enfrenta tabus sociais sobre discussão de finanças e cria um desequilíbrio de poder em um relacionamento próximo de confiança. Isso pode potencialmente fazer com que as partes sintam emoções complexas, como vergonha, constrangimento e raiva.

Se um de vocês emprestar algo a seu próximo, não entre na casa dele para pegar o objeto que ele lhe oferecer como garantia. Espere do lado de fora enquanto ele pega o objeto e o traz para você.

O que acontece é que a prática de empréstimo entre pessoas físicas não é proibida, mas pode se tornar crime quando feita da forma errada. Quando uma pessoa decide emprestar dinheiro para um amigo, os juros implicados na transação não podem ser abusivos, ou seja, acima da faixa legalmente permitida.

7 O rico domina sobre os pobres, e o que atoma emprestado servo é do que empresta. 8 O que semear a perversidade ceifará males, e a vara da sua indignação se acabará. 9 O que vê com bons olhos será abençoado, porque adeu do seu pão ao pobre.

1 – TUDO VEM DE DEUS – Aquele que confia nas suas riquezas cairá (Provérbios 11:28). O dinheiro é muito importante em nossas vidas, diria até fundamental para determinadas coisas. A Bíblia é um livro que tem conselhos práticos sobre a vida financeira. Ela diz onde o dinheiro deve estar em nossa escala de valores.

A Bíblia diz: “O rico domina sobre os pobres; e o que toma emprestado é servo do que empresta” (Provérbios 22:7). Isto mostra quão importante é que os homens se mantenham sem dívidas.

Em seu artigo 4ª, a norma prevê o crime de usura pecuniária ou real, e descreve a conduta delituosa como sendo o ato de cobrar juros, e outros tipos de taxas ou descontos, superiores aos limites legais, ou realizar contrato abusando da situação de necessidade da outra parte para obter lucro excessivo.

Os alvos dos agiotas são cidadãos que já estão fragilizados e desesperados, que não conseguem outras opções de crédito no mercado. É nessas horas que eles surgem e oferecem dinheiro muito fácil e rápido.

O texto de Provérbios 22:6, na Versão Almeida Revista e Atualizada no Brasil, está assim traduzido: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.”

Pedir emprestado e não devolver pode se tornar crime. A deputada Laura Carneiro (PFL-RJ) é autora do Projeto de Lei 285/03, que acrescenta artigo ao Código Penal para tipificar como crime o "furto de uso", definido como "subtração, para si ou para outrem, com a intenção de devolver, coisa alheia móvel".

Emprestar ou pedir emprestado sal ou pimenta destrói a amizade. É melhor oferecê-los e aceitá-los como um presente. No oriente médio acredita-se que quando duas pessoas comem sal juntas, formam um vínculo.

Verdade seja dita: se alguém está pedindo dinheiro emprestado é porque a probabilidade desta pessoa estar enrolada financeiramente é grande, consequentemente, o risco dela não conseguir te pagar existe. Ele pode ser um risco alto ou um risco baixo.

Leve o empréstimo a sério.
Talvez você não precise colocar um terno nem se sentar na frente do gerente de um banco, mas o ato de pedir dinheiro emprestado a um amigo jamais deverá ser tratado como um questão trivial. Fazer um empréstimo é uma decisão séria e deve ser tratada como tal.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.

24 O homem que tem amigos deve agir amigavelmente, e há amigo mais chegado do que um irmão.

Jesus nos diz no Evangelho: “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Lc 16,13). Judas servia a Deus, mas, queria também servir ao dinheiro. E quando o amor ao dinheiro entra no nosso coração, ele o governa. Ninguém consegue servir a Deus e ao dinheiro, tenhamos isso como princípio de vida.

Enganar é Desonesto
Satanás diz: “Aproveitai-vos de alguém por causa de suas palavras, abri uma cova para o vosso vizinho” (2 Néfi 28:8). Tirar vantagem injustamente é uma forma de desonestidade. Fornecer mercadorias inferiores ou prestar um serviço de má qualidade é enganar.

Quem empresta para quem não presta, perde tudo depressa.

Quem dá aos pobres empresta a Deus, o qual virá a pagar com juros largamente vantajosos. Corrige o teu filho enquanto é novo, enquanto ainda há esperança. Se não o fizeres arruinarás a sua vida.