Por que não devemos cutucar a orelha com objetos?

Perguntado por: rtrindade . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 18 votos

Os pesquisadores explicaram que os objetos têm potencial real de causar cortes nos canais auditivos, perfurar os tímpanos e ainda deslocar os ossos auditivos. Como consequência, as pessoas podem ter perda de audição, tontura ou outros sintomas de lesão de ouvido.

- Utilização do cotonete para limpeza dos ouvidos não deve ser realizada. - Não introduza objetos pontiagudos (grampos de cabelo e chaves): podem causar ferimentos, infecções ou rompimento da membrana do tímpano. - Evite ficar próximo de fontes de som alto porque podem causar danos auditivos irreversíveis.

Bom lembrar que cutucar os ouvidos para sua limpeza é um dos hábitos de "higiene" vistos com bastante restrição pelos médicos. Otorrinolaringologistas ficam de cabelo em pé quando os pacientes contam que usam objetos e até mesmo cotonetes para esse fim. O risco de errarem a mão e machucarem o tímpano não é pequeno.

A sensação de colocar hastes flexíveis dentro do canal auditivo é gostosa. Isso acontece porque o ouvido é cheio de nervos com fibras sensitivas, que levam esse estímulo para o cérebro.

:: A melhor maneira de limpar os ouvidos sem prejudicá-los é utilizar uma toalha logo após o banho, até onde o dedo alcança - e não vale o dedo mínimo. :: Se for usar hastes flexíveis (cotonetes), cuide para limpar com cuidado, apenas por fora, sem empurrar no canal auditivo.

A maneira correta de limpar os ouvidos é passando suavemente uma toalha limpa e macia após o banho, somente onde o dedo alcança, sem forçar a entrada do canal auditivo. O cotonete deve ser usado somente para a limpeza da orelha externa (pavilhão auricular).

Como acontece o tímpano rompido? Quais os sintomas desse problema?

  1. Dor forte no ouvido;
  2. Coceira no ouvido;
  3. Perda repentina da capacidade auditiva;
  4. Saída de sangue pelo ouvido;
  5. Secreção amarela presente nos ouvidos;
  6. Zumbido no ouvido;
  7. Também pode haver febre, tontura e vertigem.

O tímpano só pode ser perfurado através de traumas – MITO
As perfurações timpânicas podem ocorrer de maneira traumática, mas não é a única forma. O problema também pode ser gerado de maneira espontânea, devido a otites médias, que são inflamações na região do ouvido que ficam por dentro do tímpano.

O trauma fechado do pavilhão auricular pode causar um hematoma subpericondrial; o acúmulo de grandes quantidades de sangue entre o pericôndrio e a cartilagem pode interromper o suprimento sanguíneo para a cartilagem, de forma que esta se torna uma massa roxo-avermelhada e sem forma.

Faça a limpeza correta dos ouvidos
Algumas infecções podem danificar estruturas essenciais para a audição e, portanto, devem ser evitadas. Uma boa maneira de prevenção é a manutenção dos ouvidos, sempre livre de objetos contaminados e sujeiras.

O que pode ter acontecido? Sentir essa coceira no ouvido pode ser indicativo de alguma doença ou infecção por fungos, a chamada Otite Externa Fúngica, nesta situação o médico otorrinolaringologista ou otoneurologista, pode identificar algumas alterações ao realizar o exame físico, principalmente, por meio da otoscopia.

A causa mais comum de perfuração no tímpano é a infecção de ouvido, também conhecida como otite média ou externa; mas isso também pode acontecer ao introduzir objetos no ouvido, o que afeta especialmente bebês e crianças; pelo uso indevido do cotonete, num acidente, explosão, mergulho no mar, ou durante uma viagem de ...

Riscos do uso inadequado
É que, em vez de ser retirado, o cerume acaba sendo empurrado ainda mais para dentro do ouvido, gerando um acúmulo e até um entupimento. O tampão de cera pode causar sensação de eco e até comprometimento da audição.

O SUCESSO DA DEPILAÇÃO MASCULINA
Mas Lúcia Pesca, psicóloga e especialista em sexualidade humana, arrisca uma explicação que pode servir para muitos casos: os homens coçam o saco por causa do desconforto que os pelos causam e pela sensibilidade da pele daquela região.

Esse é o caso do nervo vago, que atua no coração, pulmões e sistema digestório. Dependendo da posição do nervo –mais superficial ou profundo, uma variação que é comum–, se você encosta em uma região próxima, ele é estimulado e, como reflexo, ocorrerá a tosse.

A resposta é não. Deve evitar utilizá-los, pois, além de poderem não remover a cera do ouvido, podem até ser perigosos. Ao serem inseridos no canal auditivo, estes objetos ficam próximos do tímpano e podem provocar a sua perfuração ou rutura.

Usar unhas ou dedos
Outro erro é usar as unhas ou as pontas dos dedos para limpar os ouvidos. Além de arranhar a pele delicada da parte interna da orelha, essa ação também acaba empurrando mais cera para dentro do canal auditivo — e ainda pode levar bactérias contidas nas unhas para dentro do ouvido.

Cera amarronzada: provavelmente indica que seu corpo passou por uma grande situação de estresse. Cera com sangue: sinal de alerta máximo, a cera de ouvido com sangue pode significar que seu tímpano foi perfurado, o que muitas vezes evolui para uma otite e pode até mesmo comprometer a audição.

Como sei se o meu ouvido está com excesso de cera?

  1. Desconforto ou sensação de ouvido entupido;
  2. Coceira;
  3. Perda parcial de audição;
  4. Zumbido;
  5. Tonturas;
  6. Tosse.

Como prevenir o acúmulo de cera
Para evitar o acúmulo de cera, procure não obstruir o conduto auditivo externo ou usar as hastes flexíveis com algodão na ponta.