Por que não devemos criticar as pessoas?

Perguntado por: aveiga8 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Críticas sem propósito não causam mal somente a quem as recebe. Elas também prejudicam quem as fazem com tanto fervor, aumentando a sensação de mal-estar, o mau humor e o estresse. Além disso, críticas desagradáveis lançadas aos outros fortalecem a autocrítica tóxica.

Segundo os mesmos psicólogos, criticamos os outros para que os nossos próprios defeitos sejam minimizados diante dos demais e de nós mesmos. Quando criticamos alguém, iludimo-nos de que o problema está na outra pessoa e não em nós mesmos.

A dificuldade em aceitar críticas costuma residir na falta de autoconfiança e autoestima baixa. A pessoa insegura não consegue distinguir entre críticas positivas e negativas, interpretando ambas como um ataque pessoal ao seu jeito de ser ou de agir.

Para que você não permita que comentários negativos afetem você, confira algumas dicas a seguir.

  1. Relacione a crítica à sua atitude, não a você ...
  2. Filtre os comentários que escutar. ...
  3. Prefira ficar brava e não triste com os comentários. ...
  4. Valorize a sua opinião, não supervalorize a opinião alheia.

Por que isso acontece? De acordo com o psicólogo norte-americano Rick Hanson, o cérebro pode funcionar como uma esponja, capaz de repelir o que é positivo e reter o que é negativo. Ou seja, temos a tendência a valorizar mais aquilo que perdemos do que o que ganhamos, o que também gera um sentimento mais negativo.

O egocêntrico não aceita críticas.

verbo transitivo direto Censurar, falar mal; apontar ou ressaltar as imperfeições de algo ou de alguém: a vizinha criticou seu comportamento. Fazer uma análise crítica; salientar as qualidade e/ou os defeitos de algo ou de alguém, expressando-se através de um texto escrito: o analista criticou o livro em palestra.

Normalmente, as críticas negativas são criticas emocionais e que visam afetar e atacar a pessoa. Com um exemplo, podemos ver esta diferença de forma bastante clara: Imagine que você esteja começando a estudar a história da Primeira Guerra Mundial.

Como você pode ajudar este perfil de pessoa

  1. Convide-a para uma conversa franca.
  2. Ajude-a a entender, que ter razão nem sempre é necessário.
  3. Ouça na essência o que ela tem a lhe dizer.

Quem muito julga, muito esconde. Quem muito condena, quer tirar de foco seus erros e apontar o dedo para os erros dos outros. A quantidade de pedras que você tem na mão, é proporcional ao tamanho da máscara que você usa. Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

Se a crítica é construtiva, você deve reconhecê-la (talvez essa seja a parte mais difícil) e tentar mudar a sua forma de agir. Por outro lado, se a crítica é destrutiva, você pode dizer de uma forma assertiva, mas gentil, que não concorda. Sem partir para o ataque, sem ofender o seu parceiro, porém sem ceder.

O que fazer quando sua mãe só te critica?

  1. Conversar com ela para entender o que está acontecendo.
  2. Tentar se impor quando receber uma crítica.
  3. Fazer as críticas entrarem por um ouvido e saírem pelo outro.

Críticas sem propósito não causam mal somente a quem as recebe. Elas também prejudicam quem as fazem com tanto fervor, aumentando a sensação de mal-estar, o mau humor e o estresse. Além disso, críticas desagradáveis lançadas aos outros fortalecem a autocrítica tóxica.

Para lidar a pessoa critica pode ser útil aprendermos assertividade. Precisamos estar de bem conosco mesmo para sermos assertivos e conseguirmos falar para o critico, de forma elegante e afirmativa, o quanto não aceitaremos que ele continue com esta postura.

As pessoas criticam, porque criticar é muito mais fácil do que fazer melhor.

5 dicas para enfrentar o medo das críticas e do julgamento

  1. Aceite seus pensamentos.
  2. Reconstrua sua forma de pensar.
  3. Se exponha aos poucos.
  4. Não tenha medo de perguntar.
  5. Não se preocupe com os erros!

Uma crítica — seja lá qual for o objeto da análise — tem a missão primordial de informar. É opinião com conhecimento.

O que fazer com os comentários negativos?

  1. 1 - Tenha um plano de gestão de crise. ...
  2. 2 - Não fique sem responder nenhum comentário. ...
  3. 3 - Jamais apague um comentário. ...
  4. 4 - Não crie falsos comentários positivos. ...
  5. 5 – Pareça ser mais “real”

Quando elogiamos algo que a pessoa fez, ela se sente bem e repetirá esse comportamento para sentir de novo o prazer que foi desencadeado pelo sistema de recompensas do cérebro. “Vão querer agradá-lo porque você é a pessoa que enxerga virtudes e ativa esse sentimento de recompensa”, diz ela.

É comum a pessoa recusar o elogio ou se justificar mesmo acreditando nele? Psicóloga :É muito comum. Nossa cultura ensina que é “feio ser convencido”. Aceitar um elogio significa que você admite que está bem, que é inteligente ou que fez algo bem feito a ponto de ser percebido por outra pessoa.

A dificuldade em aceitar elogios pode ser um indicativo de que, sim, você não consegue ter compaixão por si mesmo. Por exemplo, talvez você esteja se recriminando por um erro cometido há muitos anos ou por acreditar que tudo o que você faz é ruim. Entretanto, como dito, todos nós somos passíveis de errar e acertar.