Por que não devemos comparar?

Perguntado por: nribeiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

As comparações são o caminho para a infelicidade. Além de ser um hábito inútil, ele destrói a autoestima das pessoas. No mundo atual, comparar-se com terceiros está se tornando cada vez mais comum. As redes sociais incentivaram essa mania ao colocar em evidência vislumbres do sucesso alheio.

Por que as pessoas se comparam tanto? É normal se identificar e se relacionar a partir da opinião do outro sobre a gente. Provavelmente, você já fez uma amizade só porque a outra pessoa tem um gosto musical semelhante ao seu — e isso é absolutamente normal.

Situações nas quais não considero útil que se faça comparação de si mesmo com outras pessoas: Quando o objetivo da comparação for apenas de identificar defeitos em si mesmo e considerar que nunca seria capaz de melhorar ou superar estes defeitos, ou quando a comparação foca apenas o desmerecimento da outra pessoa.

Segundo Patrícia, as comparações fazem com que você tome más decisões, eleva o estresse, a ansiedade e causam até depressão. A especialista lista abaixo algumas situações em que comparar-se com os outros pode ser muito perigoso: Você vê o resultado, não o esforço. Todas as escolhas geram consequências boas e ruins.

Quando estamos todos empenhados em ser o melhor que podemos, não há espaço para inveja ou comparação. Jesus pediu aos Seus seguidores que fossem o melhor que pudessem ser e fossem como crianças: humildes, ensináveis e cheias de fé (ver Mateus 18: 2–5).

Ao se perceber comparando, não permita se diminuir
Toda vez que você se pegar comparando com uma outra pessoa, se abrace e repita a si mesma as suas próprias qualidades. Você também pode ir mais além e listar o que admira nesta pessoa, fechando os olhos e visualizando você mesma exercendo essas qualidades.

O que é a Comparação:
Exemplo: “Os seus olhos brilhavam como estrelas no céu” ou “Meu filho joga futebol como o Pelé”. Retirando os termos conectivos, por exemplo, deixa-se de ter uma comparação e passa a ser uma metáfora. Exemplo: “Os seus olhos são estrelas no céu” ou “Meu filho é o Pelé no futebol”.

1 confrontar, cotejar, contrapor, contrastar, defrontar, aferir, verificar, conferir, acarear, paragonar, colacionar, opor.

A comparação é uma figura de linguagem em que se percebe a analogia explícita entre dois ou mais termos, pois está sempre acompanhada de uma conjunção ou locução conjuntiva comparativa. A comparação é feita entre dois ou mais elementos. Veja os exemplos a seguir: Fábio é mais velho do que Plínio.

1. Confrontar uma coisa com outra para lhe determinar diferença, semelhança ou relação. 2. Ter em conta de igual (pessoas ou coisas).

A teoria da comparação social trata da formação da percepção dos indivíduos sobre suas habilidades nos contextos sociais. Festinger (1954), afirma que as habilidades podem ser avaliadas por critérios objetivos ou ambíguos.

A comparação é uma figura de linguagem muito comum, usada para estabelecer, de maneira explícita, uma relação de semelhança entre dois ou mais elementos. A comparação é uma figura de linguagem que estabelece relação entre dois ou mais elementos.

É uma avaliação ou cálculo aproximado de algo. Não é necessário fazer a conta para determinar a solução, você pode supor um resultado após uma análise. Exemplo: Observe a imagem a seguir, nela temos vários tipos de doces.

A imitação é um processo de aprendizagem e ela precede o carinho, o amor e o gostar”, diz Rafaela Teixeira, psicóloga do Paraná Clínicas. A criança tende a aprender com quem ela admira e não com quem lhe parece inatingível, explica a psicóloga.

De todo modo, as comparações ajudam a criar contextualizações em relação ao entorno ou ao grupo. Ou seja, através das semelhanças e diferenças, é possível entender onde o objeto está localizado. Em resumo, a comparação é extremamente útil para gerar novas ideias e novos conceitos.

2 -Que comparação o texto diz que não é justa ? Crítica sobre a desigualdade relacionado as pessoas que não têm suporte para ter um trabalho relevante, que são fechadas em relação a opinião alheia e/ou abusar e ser rígido com alguém que poderia ser uma pessoa importante para o mesmo.

É um ato que causa dano a si próprio. Mesmo que você se compare de forma favorável em relação a uma pessoa ou grupo, você está construindo um castelo de cartas que vai desabar de qualquer forma durante sua construção. Auto-comparações são muito difíceis de evitar.

26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. 27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.