Por que não devemos comemorar o Dia do Índio?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 17 votos

Ele também destaca que o termo adquiriu caráter pejorativo com o tempo, sendo associado à preguiça e atraso. Além disso, ativistas e coletivos indígenas relatam que a data de 19 de abril, da forma como é celebrada hoje, reproduz estes estereótipos que foram e são lançados sobre os povos indígenas até hoje.

Geralmente quando as pessoas usam “fantasia de índio” para brincar o carnaval, elas deturpam nossas imagens e reproduzem estereótipos que nós tentamos descontruir há séculos (como os termos já citados acima), além de usaram um português errado para “imitar” um indígena como falar “mim ser índio mau”, “mim ser índia ...

O dia 19 de abril foi escolhido para se comemorar a cultura indígena a partir do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 19 de abril de 1940, com o objetivo de reunir os líderes indígenas das diferentes regiões do continente americano e zelar pelos seus direitos.

O “Dia do Índio” é um resgate a nossa história e nossas raízes. Objetivo Geral: Conhecer e refletir com as crianças sobre a cultura indígena, seus hábitos, alimentos e costumes.

Fantasiar as crianças no Dia do Indígena (Dia do Índio) na escola não é muito legal. Isso reforça estereótipos e reduz os povos a imagem caricata que foi construída fora das aldeias. Substitua essa caracterização pela apresentação da diversidade de cada povo.

Dia do Índio ainda é carregado de estereótipos e não contempla o mais importante: a educação. Quando chega o Dia do Índio, 19 de abril, as escolas de todo o país preparam cocares de cartolina para decorar a sala e pintam o rosto das crianças, mesmo aquelas que não tem origem indígena.

Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

É muito comum ouvirmos alguém utilizar a palavra “índio” para se referir a uma pessoa dos povos originários. Porém, há alguns anos, esse termo se tornou pejorativo e a comunidade passou a questionar o uso, visto que o termo foi criado pelos colonizadores, reduzindo assim a pluralidade de muitas etnias.

É permitido somente aos indígenas, pela sua cultura, o uso de artefatos com fragmentos de animais, apesar de em grande parte das aldeias o material ser produzido com penas de galos, galinhas, pavões, patos domésticos e ossos de bovinos, com coloração artificial.

Como os índios tinham sido obrigados a cortar o cabelo para irem combater, perderam parte da sua capacidade sensorial. Os chefes indígenas explicaram que o cabelo longo é um prolongamento do sistema nervoso, o que faz com que as pessoas possam “sentir” melhor a presença de estranhos.

“Indivíduos e comunidades que arriscam defender os direitos indígenas são classificados como obstáculos ao progresso, forças contrárias ao desenvolvimento e, em alguns casos, inimigos do Estado ou terroristas”, declararam os relatores e órgãos da ONU. “Eles arriscam até mesmo suas próprias vidas.

No Brasil, o Dia do Índio passou a incorporar o calendário brasileiro em 2 de junho de 1943, após a assinatura do decreto-lei 5.540 por Getúlio Vargas. Porém, no ano passado, a lei 14.402/2022, nascida de um projeto da Joenia Wapichana (Rede-RR), determinou a mudança de Dia do Índio para Dia dos Povos Indígenas.

"Índio" é qualquer membro de uma comunidade indígena, reconhecido por ela como tal. "Comunidade indígena" é toda comunidade fundada em relações de parentesco ou vizinhança entre seus membros, que mantém laços histórico-culturais com as organizações sociais indígenas pré-colombianas.

A cultura indígena possui importância fundamental na construção da identidade nacional brasileira. Ela está presente em elementos da dança, festas populares, culinária e, principalmente, na língua portuguesa falada no Brasil, que é fruto do processo de aculturação entre povos indígenas, negros e europeus.

A mudança do nome da celebração tem o objetivo de explicitar a diversidade das culturas dos povos originários. A alteração ocorreu com a aprovação do PL 5.466/2019, que revoga o Decreto-Lei 5.540, de 1943.

A influência cultural indígena em nossas vidas vai de contos a costumes. Os índios foram os primeiros habitantes do território Brasileiro. Entre importantes tradições deixada pelo índio está a culinária. A língua portuguesa falada no Brasil ,diferente do idioma de Portugal, sofreu influência da língua tupi-guarani.

Foi em 2 de junho de 1943 que o então presidente da República, Getúlio Vargas, decidiu instituir a data de 19 de abril como o Dia do Índio. O Decreto-Lei número 5.540, que criou a celebração, foi baseado no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, reunido no México, em 1940.

A comemoração do Dia do Índio oportuniza um resgate da nos- sa história e das nossas raízes. O tema permite ao aluno perce- ber-se e perceber a existência de outros grupos culturais e ou- tras formas de sociedade, auxiliando-o na construção da sua identidade.

A data não foi escolhida aleatoriamente. O Dia dos Povos Indígenas é comemorado no Brasil em 19 de abril, uma data estabelecida para celebrar sua diversidade cultural e destacar a necessidade de que seus direitos sejam protegidos no país.

o dia-a-dia dos índios são ótimas referências e lembre-se sempre de não fazer do dia Dezenove de Abril o. único dia do índio na escola. além da Lei 11.645. parágrafo 8 que incluiu a cultura indígena no currículo escolar brasileiro é importante que o planejamento pedagógico.