Por que não devemos abraçar nossos cães?

Perguntado por: ngodinho . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Os cães são animais cursoriais, ou seja, eles têm a corrida como principal forma de defesa. Ao ser abraçado ele é imobilizado e "perde" esta defesa, o que o faz se sentir ansioso e desconfortável.

O lado negativo da humanização de pets
De forma alguma os donos dos pets querem tratar mal seus bichinhos, mas o que devemos ficar atentos, é os cuidados em excesso, pois podem ser cometidos alguns exageros. Tratar animais domésticos como humanos pode ser extremamente grave para o pet.

A veterinária Maíra Peixoto avalia que as regras tornam saudável a relação entre donos e bichos. "Essa relação muito humanizada cria uma dependência do animal para com a pessoa que pode gerar até quadro de depressão para o animalzinho", diz.

Cachorro que acompanha o tutor preferido
Seja na sala, quarto, cozinha ou quintal, o ato é um caso sério de amor, porque o cachorro segue o dono até no banheiro. O que explicaria essa atitude é que os cães costumam querer ficar próximos de quem oferece mais afeto a eles.

Isso porque, ao se deitarem sob os pés, os cães deixam um cheirinho característico nessa parte do corpo. Por conta do olfato muito desenvolvido desses animais, esse é um ato que serve para deixar claro aos outros pets que possam se aproximar do tutor que aquele humano já tem “dono”.

Há algumas favoritas: as palavras e frases “sente”, “vamos”, “bom garoto/garota”, “deite”, “fique”, “espere”, “não”, “sim” e “solte isso” foram reconhecidas por 90% dos cachorros.

Alguns cães adoram receber afagos na barriga, enquanto outros preferem ser acariciados no pescoço ou na região entre os olhos. Mas de forma geral, os cachorros gostam de receber carinho no pescoço, na região abaixo das orelhas, peito e abdômen.

Confira os 6 principais sinais que mostram essa sensação de bem=-estar e contentamento em seu melhor amigo!

  1. Ficar com a postura relaxada. Um primeiro sinal de cachorro feliz é ele estar com a postura relaxada. ...
  2. Demonstrar confiança. ...
  3. Estar com um bom apetite. ...
  4. Ficar perto. ...
  5. Manter-se ativo.

O chamado vira-lata ou sem raça definida pode ser considerado o cachorro que menos fica doente.

Isso acontece porque, muitas vezes, o animal associa o comportamento à atenção que consegue do tutor — mesmo que seja para receber uma bronca.

Não caia no erro de atribuir aos pets necessidades e características humanas e garanta uma boa convivência com eles. Com a convivência mais próxima entre pets e seus tutores os peludos estão ganhando cada vez mais qualidade de vida.

Pelo texto bíblico, Deus nunca o autorizou a tratar os animais com crueldade. A Bíblia diz: O justo importa-se com a alma do seu animal doméstico, mas as misericórdias dos iníquos são cruéis (Provérbios 12:10).

O texto é tão sensível a respeito da preservação dos animais a ponto de afirmar que quem considerasse tal lei viveria bem e prolongaria seus dias (Dt 22.7) – tal qual a promessa para quem honrasse pai e mãe (Ex 20.12). Textos como esses servem de denúncia contra os maus-tratos aos animais.

Quem tem um cãozinho sabe como são o apego e o amor por eles, mas os veterinários alertam: os animais não podem ser tratados como se fossem gente. Isso é prejudicial para todos.

Um cachorro mordendo quer atenção. Se você dá atenção às mordidas dele, certamente o ato vai se repetir. Isso porque ele entende como uma maneira de se entrosar com seu tutor e receber dele mais carinho. Essa atitude é normal quando se é filhote, porque o animal está ainda aprendendo a viver.

Ou seja: o lugar deve ser confortável, aconchegante e seguro para que ele tenha uma boa noite de sono. Por fim, o cachorro pode dormir no quintal desde que não fique sem contato com a família no resto do dia. O pet não pode ficar isolado e precisa ter uma proximidade com o tutor, seja dentro ou fora de casa.

Os cachorros dessa raça não gostam de ficar sozinhos por muito tempo e precisam de atenção. São cães que alertam quando estranham algo – o que pode acontecer com certa frequência, dependendo da quantidade de ruídos que ele consegue ouvir de casa.

A pata de cachorro é muito mais sensível do que nós imaginamos. Além de ser um meio de sustentação do corpo, elas também são carregadas de terminações nervosas e por isso recebem várias informações sensoriais.

Normalmente, os cachorros lambem seus tutores justamente para demonstrar carinho. Os “lambeijos”, como costumam ser chamados, são como os nossos beijos e representam gratidão, identificação e afeto. Os cães são animais que sempre viveram de forma coletiva, em matilhas.

Outra razão que leva o cãozinho a dormir nessa posição é a necessidade de se refrescar. Uma vez que aumenta o contato da barriga — geralmente tosada — com o chão frio, ela facilita a troca de temperatura.