Por que não consigo passar na prova prática do Detran?

Perguntado por: unovaes . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Os erros clássicos que levam a reprovação são: seta, freio de mão, não engatar a primeira marcha no pare. Observe que são erros de atenção. Atualmente o índice de reprovação na prova pratica de direção veicular é grande e vem crescendo a cada dia segundo dados estatísticos dos Detrans.

Márcia Pontes – De modo geral, o que mais reprova os candidatos no exame prático são: a baliza, avançar sinal de parada obrigatória (placa R1), não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente, perder o controle do veículo em movimento.

Por isso, o mais recomendado, um dia antes da prova do CNH, é tomar um chá relaxante e ir para cama cedo. Evite bebidas com cafeína antes de dormir, ok? Ou você não vai conseguir nem fechar os olhos. O mais importante é conseguir ficar tranquilo.

O órgão responsável explica que, em casos de reprovação, seja no exame teórico ou prático, o aluno deverá pagar novamente a taxa de R$ 43,96, para realizar o teste novamente.

Não há número limite de repetições, desde que dentro do prazo de validade, de 12 meses, para obtenção de habilitação. A cada reteste, é paga taxa no mesmo valor do primeiro teste (R$ 21,50) diretamente nos postos do Detran.

Quais são os 4 pontos da baliza?

  • Sinalização com seta e braço;
  • Alinhamento do carro e truque do retrovisor;
  • Entrada e estacionamento na vaga;
  • Finalização com alinhamento do carro.

Não se preocupe, você poderá refazê-la quantas vezes forem necessárias para que possa ser aprovado no teste, bastará pagar uma taxa para o reteste no Departamento Estadual de Trânsito.

Se caso for reprovado e não concordar deve fazer a reclamação na hora, com o presidente da banca. Salientamos que o Detran. SP recebe e averígua todas as manifestações enviadas a fim de aprimorar o exame prático e melhorar a prestação do serviço público.

Será aprovado o candidato que não cometer nenhuma falta eliminatória ou não ultrapassar 3 pontos negativos, computados com base nos seguintes critérios: Uma Falta Eliminatória – Reprovado. Cada Falta Grave – 3 Pontos Negativos. Cada Falta Média – 2 Pontos Negativos.

Reteste do exame prático de habilitação
É importante ressaltar que não há limite de vezes para que o candidato tente a aprovação no exame. Antes da pandemia da Covid-19, esse número também era ilimitado, mas desde que os novos exames ocorressem dentro do prazo de doze meses.

Depois de tentar 32 vezes, Christian Whiteley Mason decidiu dar uma pausa e ficou quase 15 anos sem fazer novos exames. "Estava ficando entediado". Ele refez as contas e viu que gastava muito com táxi para ir trabalhar, então decidiu trocar o instrutor e voltar às aulas em 2020.

De cada 10 pessoas que fazem a prova do Detran, apenas 2 passam na primeira tentativa. Por que a reprovação é tão alta?

A cada comando do examinador, procure primeiro pensar no que vai fazer para depois agir. Lembre-se, você treinou e se preparou durante as suas aulas. Agora é hora de dar o seu melhor e lembrar que esta não é a única nem a última oportunidade. Portanto, confie no seu potencial, mas não se autopressione.

Buscar melhora nos aspectos técnicos e aprender mais são fatores que podem ser muito positivos e ajudar a como perder o medo de dirigir. Dessa forma, você pode praticar mais com o auxílio de um profissional e, aos poucos, ganhar mais experiência e confiança para rodar pelas ruas.

Minha maior preocupação era o tão temido “quebra” – o suborno que os alunos dão à autoescola para não serem reprovados nos exames. A famosa “carta comprada”. Existem autoescolas que exigem que os alunos paguem uma quantia a mais e, se o aluno recusa, os mesmos dificultam o processo de primeira habilitação.

Será considerado reprovado na prova prática de direção veicular o candidato que cometer falta eliminatória ou cuja soma dos pontos negativos ultrapasse a 3 (três).