Por que não consigo mudar a minha vida?

Perguntado por: ribrahim . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Você precisa encontrar razões sólidas para justificar uma mudança. Para isso, pense bem no que você deseja alcançar e como essa mudança pode beneficiar a sua vida a longo prazo. Escrever as suas metas e como alcançá-las é útil para reafirmar seu comprometimento com a mudança.

Crie uma lista dos seus pensamentos incómodos e/ou negativos. Um exame das suas distorções cognitivas irá permitir-lhe ver as suas distorções mais utilizadas. Além disso, este processo vai permitir-lhe pensar sobre o seu problema ou situação de forma mais natural e realista.

Com o método ao lado, que programa a sua mente para atrair tudo aquilo que deseja!

  1. Dia 1 – Aceite seus defeitos. ...
  2. Dia 2 – Programe a mente. ...
  3. Dia 3 – Faça as perguntas certas. ...
  4. Dia 4 – Alimente fantasias. ...
  5. Dia 5 – Sinta-se forte e sadia. ...
  6. Dia 6 – Pense em dinheiro. ...
  7. Dia 7 – Conquiste a felicidade.

7 dicas para perder o medo das mudanças

  1. 1 – Não negue o seu medo. ...
  2. 2 – Fale sobre o que te incomoda. ...
  3. 3 – Tenha clareza do seu objetivo. ...
  4. 4 – Estude suas ações. ...
  5. 5 – Busque a opinião de pessoas experientes. ...
  6. 6 – Mude de foco, se for preciso. ...
  7. 7 – Tenha um hobbie.

Este tempo para a mudança depende do tipo de comportamento, da pessoa, e das circunstâncias. Neste estudo, as mudanças reportadas foram de grande amplitude, variando dos 18 dias até aos 254 dias.

A necessidade de mudanças
Mudar é movimento. E as nossas vidas precisam de movimentação para se tornarem interessantes e promoverem o bem-estar. Qualquer processo de mudança, no entanto, exige esforço. É necessário se adaptar à nova realidade e desenvolver hábitos e habilidades correspondentes a ela.

Este tipo de comportamento pode aparecer como consequência de transtornos mentais, mas também de situações específicas. Na verdade, inúmeras são as razões que podem trazer esse medo ou mesmo a falta de vontade de se comunicar com outras pessoas.

Desfazer de hábitos negativos nos torna otimistas, fortalece nossa autoestima porque nos dá aquela sensação de “eu consigo”. Portanto é fundamental refletir o que de fato deseja pra si já que as mudanças não partem do outro e sim de nós. Somos nós que decidimos permanecer como estamos ou não.

Rossandro explicou: “mudar também dói, mas de fato, a principal dor vem da resistência a mudança”. Temos uma tendência neurológica de adaptação assim como de mudança, porém, iniciar esta última requer mais energia: a exemplo de um carro parado que precisa da primeira marcha com maior força para sair do lugar.

Isso está relacionado ao pensamento negativo. Eles ocorrem em situações de estresse, de conflitos mal resolvidos, diante de preocupações ou crises existenciais, mas quando se torna algo persistente é preciso dar uma atenção. E nunca pare no pensamento!

Que tenha força para recomeçar ao amanhecer e fazer tudo que deseja. Que suas orações sejam energizadas pela sua fé. Que a sua esperança impeça que você desista e que persista no caminho da realização dos seus sonhos. E que tenha muito amor de Deus em sua vida.

Recomeçar é mais difícil que começar, pois requer a coragem do início e a superação do fracasso.

Confira 7 dicas de como cuidar da saúde mental!

  1. Adote uma alimentação saudável. ...
  2. Faça uma terapia com profissional. ...
  3. Invista na qualidade do seu sono. ...
  4. Pratique exercícios físicos. ...
  5. Saiba escolher com quem se relaciona. ...
  6. Pratique o amor-próprio. ...
  7. Tenha um tempo para meditar.

Sempre que perceber que está sofrendo com algum pensamento, comportamento ou sentimento, comece a sorrir imediatamente. Mesmo que seja algo forçado inicialmente, se esforce para sorrir – e até gargalhar – e trazer a emoção positiva para aquela situação.

Aprenda 5 dicas para usar o poder da mente a seu favor

  1. Imagine. Saiba desfrutar de sua mente. ...
  2. Distraia-se. Pense em coisas boas. ...
  3. Visualize seu treino. ...
  4. Seja autoconfiante. ...
  5. Finja não ter defeitos.

O único jeito de concretizar mudanças na sua vida é mudar. Para fazer isso, você terá que adotar novos comportamentos, conhecer novas pessoas e praticar novas atividades. Você não pode ficar fazendo as mesmas coisas o tempo todo e esperar diferentes resultados. Comece pequeno.

O que é e como sair da zona de conforto
É a expressão que remete ao lugar “mental” onde permanecemos, resistindo a mudanças e a desafios. Ou seja, é tudo aquilo que estamos acostumados a fazer, pensar ou sentir, é o habitual, o conhecido para nós mesmos e que não causa nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco.