Por que não consigo me aproximar das pessoas?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

A ansiedade também pode ser a causa raiz do seu problema de relacionamento com as pessoas. Quando se é muito ansioso, você tem dificuldade de viver o presente, sempre projetando pensamentos ruins e medos relacionados ao futuro, o que pode atrapalhar a vivência de uma relação saudável.

Este incômodo que você sente em se relacionar, quando não consegue gostar de ninguém, revela que sua saúde mental está precisando de atenção. Desse modo, primeiro você deverá entender a si mesmo e quais são as barreiras que lhe impedem de gostar das pessoas.

A Fobia Social, também conhecida por Timidez, é um transtorno psicológico que deriva da Ansiedade, ou seja, do medo de estar exposto aos outros, de comunicar com os outros. Este medo pode ter uma intensidade distinta em cada pessoa.

Nós, seres humanos, precisamos de relacionamentos humanos, eles são importantíssimos para a nossa vida.

Ficar triste é uma condição normal da vida. Esse sentimento está ligado à vivência de situações que geram angústia ou frustração. Sentir desânimo e melancolia depois de perder um emprego, tirar nota ruim em uma prova ou terminar um relacionamento, por exemplo, é comum.

E nestes momentos, as pessoas se afastam porque (de forma inconsciente/ou consciente) percebem que não estamos bem e tendem a evitar nossa companhia, muitas vezes, por falta de recursos para ajudar, ou medo de se envolver com nossos problemas e não saber lidar com isso.

Para alguns a interação social é algo natural. Já para outros é uma situação amedrontadora. É importante ressaltar que as personalidades são diferentes e cada indivíduo tem sua própria forma de ver e lidar com o mundo, entretanto, a dificuldade para se relacionar passa a ser preocupante quando excede os limites.

É possível que uma autoestima negativa ou uma autoimagem ruins sejam as razões que fazem você sentir que ninguém gosta de você. Aqui você vai encontrar mais informações sobre os tipos de autoestima. Você está passando por um quadro depressivo que faz você ver as coisas de forma negativa.

O processo de como deixar de gostar de alguém é longo. Mas, também, varia de pessoa para pessoa. Pois, algumas pessoas ficam anos tentando lidar em como deixar de gostar de alguém, e outras o fazem em um tempo menor. Embora seja um processo diferente para cada um, o ponto comum é a dor que essa caminhada provoca.

Sintomas comportamentais da fobia social:
Medo de interagir com pessoas desconhecidas, autoridades ou de destaque. Medo de demonstrar nervosismo e ansiedade. Medo de demonstrar sintomas físicos (como rubor e voz trêmula) Receio em passar por constrangimentos.

Algumas dessas causas incluem fatores hereditários, alterações na estrutura cerebral, influência do meio onde vivem, traumas ou experiências negativas, exposição frequente a fatores de risco na infância, temperamento e até mesmo a persistência de novas situações que demandem interação social.

Não existe um medicamento para isso, já que não se trata de nenhum transtorno, porém ela pode ser trabalhada através da terapia com um trabalho de desenvolvimento das habilidades sociais, da assertividade e da autoestima. Indico a terapia cognitivo-comportamental.

O nome desse fenômeno, como utilizamos em nosso dia-a-dia, é a timidez, o oposto da descontração. De acordo com o Psicólogo Natal Marsari, existem três tipos básicos de timidez: a timidez situacional, a timidez crônica e a timidez proposital.

Pessoas tímidas têm receio de errar, de serem julgadas por pessoas próximas ou desconhecidas e de se sentirem rejeitadas. Para quem tem fobia social, essas sensações se transformam em aversão e pavor, que tomam conta de todo o organismo. O resultado é a manifestação de sintomas de ordem física e psicológica.

Pessoas arrogantes
Há uma grande diferença entre confiança e arrogância. Confiança inspira; arrogância intimida. Pessoas arrogantes sempre sabem mais e se sentem superiores aos outros. Elas nunca vão celebrar sua confiança, porque isso interfere na arrogância delas.

A patologia mais comum de todas e que traz como um dos sintomas o fato de a pessoa querer se isolar é a depressão. O indivíduo que sofre de depressão, em tese, sente vontade de ficar sozinho, não conversar, não falar e com isso se isola do mundo.

Desconectar-se de pessoas que lhe fazem mal é a melhor saída para manter sua saúde mental. A pandemia nos fez manter distância de muitas pessoas queridas mas também de algumas que nos fazem mal, mesmo que não comuniquemos isso.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Clinomania é um distúrbio
Vontade de dormir. Ou seja, sofrem de um distúrbio real e preocupante. A clinomania se trata do desejo incontrolável de ficar deitado, dormindo ou não; e mesmo sem sentir qualquer sinal de melancolia. Idosos também são considerados mais vulneráveis à doença.