Por que não consigo imaginar as coisas?

Perguntado por: dporto6 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

A Aphantasia Congênita, conhecida também como “imaginação cega” e “mente cega”, apresenta uma etiologia indefinida, os sintomas são: redução ou ausência de imagens mentais voluntárias. Cerca de 2,5% da população mundial sofre com esta disfunção, afetados por uma incapacidade de imaginar e descrever imagens mentais.

A prosopagnosia que implica na dificuldade de reconhecer as características faciais pode ser um sintoma relacionados a alterações do lobo temporal. O ideal seria realizar um exame de imagem encefálico para investigação diagnostica mais detalhada.

A afantasia, também conhecida como imaginação cega, é uma condição que afeta cerca de 2,5% da população mundial. 1.

Afantasia tem cura? Não há nenhum tratamento conhecido para a afantasia, mas ela também não é um fator limitante no cotidiano das pessoas.

Embora a afantasia possa ser mais comum no autismo, são necessárias mais pesquisas para determinar se ela pode estar ligada a outras condições mentais. Não é uma forma de doença mental, mas pode representar uma variação no processamento cognitivo e na experiência.

Do outro lado do espectro, a hiperfantasia consiste na formação de imagens mentais muito vívidas e muito detalhadas, que mais se aproximam muito de uma percepção. Ambas as experiências ainda são pouco conhecidas cientificamente e são vivenciadas por apenas uma pequena parte da população.

A afantasia impede apenas visualizações voluntárias, ou seja, essas pessoas sonham. Não se sabe exatamente o que causa a condição, mas os pesquisadores acreditam que ela seja decorrente de alguma falha na área do cérebro responsável por criar imagens.

Felizmente, criar imagens mentais que realmente funcionam não é complicado.
...
Basta que as imagens que você crie tenham uma ou mais dessas quatro características:

  1. #1: exagero.
  2. #2: uma associação incomum.
  3. #3: movimento.
  4. #4: apelo emocional.

A cegueira facial ou prosopagnosia é, de forma simplificada, um distúrbio neurológico que perturba a capacidade de reconhecer rostos, incluindo de pessoas que são próximas, como familiares, colegas de trabalho e amigos.

Quem tem prosopagnosia enxerga perfeitamente, mas não consegue reconhecer ou identificar feições. Imagine se, do dia para a noite, você não conseguir mais reconhecer seus pais, filhos ou parentes próximos. Você pode vê-los, mas não sabe quem são, nem se estão rindo ou franzindo a testa.

Diferenças no cérebro
Sabemos que pessoas com danos nessas áreas podem apresentar um distúrbio chamado prosopagnosia. A prosopagnosia já foi chamada de “cegueira facial” e caracteriza-se pela dificuldade em reconhecer rostos conhecidos.

Não há um tratamento específico para o transtorno. Juntar-se a um grupo de apoio para aprender sobre como outras pessoas com o mesmo problema lidam a situação pode facilitar o controle dos devaneios excessivos. É indicado buscar ajuda de um psicólogo para amenizar os sintomas do transtorno, por meio da terapia.

Ao imaginar-se um qualquer objeto, está-se a produzir uma imagem mental. Esta imagem pode ter som, movimento, cores, temperatura, etc., ou seja, pode ter todas as características que a realidade material tem. Quando uma imagem é apenas uma imagem, sem uma história que a contextualize, ela é apenas uma recordação.

Tipos de imaginação

  • Imaginação efetiva. Essa imaginação é a que, basicamente, dá origem a novos conceitos e ideias. ...
  • Construtiva ou intelectual. ...
  • Fantasiosa. ...
  • Empatia. ...
  • Estratégica. ...
  • Emocional. ...
  • Sonhos. ...
  • Reconstrução da memória.

Sim, é normal. É gostoso fantasiar, mas cuidado: a fantasia leva a pessoa a se alienar da realidade. Mas se isso acontece com frequência é importante entender o motivo de estar acontecendo. Sugiro sessões de psicoterapia.

5 sinais de quem possui transtornos mentais

  1. Apresenta problemas de sono. Esse é um problema relacionado a diversos transtornos mentais, podendo ser desde a insônia até o excesso de sono. ...
  2. Está sempre ansioso ou tenso. ...
  3. Humor se altera com facilidade. ...
  4. Tem se afastado das pessoas. ...
  5. Esquecimento frequente.