Por que não consigo ganhar peso?

Perguntado por: ecorte . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Normalmente, o baixo peso está associado à desnutrição e pode também estar ligado a outras causas, como consumo excessivo de álcool, uso de drogas, transtornos mentais (ansiedade, depressão e outros), transtornos alimentares e outras doenças.

As causas da perda de peso rápida pode ser Intolerância à lactose, doença celíaca e doenças inflamatórias, como síndrome do cólon ou intestino irritável, doença de Crohn e retocolite ulcerativa, sendo os problemas mais comuns para a perda repentina de peso.

O Índice de Massa Corporal (IMC) médio de uma pessoa fica entre 20 e 25, e um valor acima disso é considerado sobrepeso. Um índice abaixo de 19 é considerado magreza, mas se o índice chegar a menos de 17, se torna preocupante.

Vitamina B1: a deficiência da vitamina B1 está associada ao aumento do gasto energético e a diminuição do apetite. Por isso, a suplementação com a vitamina B1 é uma ótima opção para corrigir a deficiência do nutriente no organismo, estimulando, assim, a fome.

6 dicas para engordar de forma saudável

  1. Comer de 3 em 3 horas. ...
  2. Incluir proteínas em todas as refeições. ...
  3. Consumir gorduras boas. ...
  4. Comer pelo menos 3 frutas por dia. ...
  5. Beber pelo menos 2,5 L de água por dia. ...
  6. Realizar atividade física.

Como descobrir o seu biotipo corporal
No entanto, as pessoas tendem a acreditar que se engordam com facilidade, são do tipo endomorfo. Se emagrecem com facilidade, ectomorfo. E se não engordam e nem emagrecem, mesomorfo. Porém, essa classificação não é tão simples como parece.

“Deve-se incluir carboidratos simples, fundamentais para fornecer energia ao organismo, além de proteínas, indispensáveis para ganho de massa magra. O ideal é consumir alimentos integrais por possuírem elevada densidade energética e baixo índice glicêmico, como pães, massas e biscoitos”, diz Vanderli.

A maioria das pessoas que fez uso do medicamento diz que o Cobavital engorda mesmo: algumas chegam a falar em meio quilo por semana, enquanto outras conseguiram passar dos 5 quilos em um único mês. Há relatos de pessoas que aumentaram seu peso corporal em mais de 20% em alguns meses de uso contínuo do medicamento.

Realizar exercícios compostos, como agachamentos, levantamento de peso morto, supino e flexões, que envolvem vários grupos musculares ao mesmo tempo, é altamente recomendado. Esses exercícios desencadeiam uma resposta anabólica no corpo, promovendo o crescimento muscular.

Alimente-se mais. Ganhar peso exige o consumo de uma maior quantidade de calorias; para obtê-las por um mês, você deve tentar elevar de 5 a 10% a ingestão delas, de acordo com sua idade e peso. Para manter-se saudável, é preciso comer alimentos benéficos em vez de “junk food”, que são ricas em gorduras.

Resultado:

IMCPESO
Magreza< 18.5< 45 Kg
Normal18.5 a 24.945 a 60.6 Kg
Sobrepeso24.9 a 3060.6 a 73 Kg
Obesidade> 30> 73 Kg

Nesse contexto, o médico Endocrinologista exerce uma função fundamental, sendo o mais indicado para o tratamento de doenças sobre alterações de peso, uma vez que seu campo de estudo são as glândulas endócrinas e seus indicadores: os hormônios.

Casos de ansiedade de curta duração causam muitas vezes uma redução aguda no apetite, em que algumas pessoas podem passar alguns dias comendo bem menos do que o normal, conscientemente ou não. Quando acontece esse déficit de calorias num curto prazo, a ansiedade emagrece.

De forma geral, a perda de peso não intencional pode ser devido a alterações gastrointestinais, doenças neurológicas, problemas na tireoide, como hipertireoidismo, doença pulmonar obstrutiva crônica e doenças infecciosas, como tuberculose e AIDS, por exemplo.

O Whey Protein é o suplemento para ganhar massa muscular mais famoso entre atletas e fãs de academia. Ele tem como base a proteína do soro do leite, e atua dando justamente uma dose extra de proteína ao corpo. Isso ajuda a potencializar a formação de massa magra e a recuperação muscular após os exercícios.