Por que não consigo fazer barra?

Perguntado por: hmello . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Muitas pessoas que não conseguem realizar o movimento da barra fixa tem enfraquecimento dos deltoides. Com isso, perde-se estabilidade e potencial de força no movimento. Por isso, é muito importante fortalecer estes músculos de uma forma específica e de acordo com este objetivo.

As 6 dicas para treino para barra fixa são:

  1. Não deixe o aquecimento de lado. Pode parecer apenas um detalhe sem importância, mas aquecer é fundamental. ...
  2. Use cargas. ...
  3. Varie as pegadas. ...
  4. Conte com suplementos para aumentar sua força. ...
  5. Não balance o corpo durante o treino para barra fixa. ...
  6. Tenha controle da descida.

Suponhamos que você consegue fazer 6 (seis) barras consecutivas, de maneira correta; então a cada minuto você fará 2 (duas) repetições na barra fixa. Esse treino dura apenas 10 (dez) minutos e, seguindo o exemplo acima, você fará 11 (onze) séries de 2 (duas) repetições (aproximadamente 33% da carga máxima).

Suba em uma cadeira, um banco ou um caixote até a sua cabeça ficar acima da barra. Pegue-a com força com as mãos um pouco além da linha dos ombros, tire os pés do apoio e estenda os braços devagar. Solte a barra quando eles estiverem bem esticados e faça uma ou duas séries de oito a dez repetições desse movimento.

2 dias seria o mínimo para se conseguir algum efeito fisiológico. 5 vezes ou mais por semana poderia aumentar o risco de lesões e desencadear o overtraining.

Barra com Pegada Supinada
Este exercício trabalha o bíceps com bastante intensidade. É o mais simples e indicado para começar nesta lista.

O pull-up (também conhecido como barra) é um dos melhores exercícios para desenvolver a musculatura dos braços e da parte superior das costas enquanto também trabalha os músculos abdominais.

Você precisa forçar o crescimento dos seus braços. Uma ideia é intercalar sessões mais intensas a cada treino ou outro, para sobrecarregar os músculos. Superséries, dropsets e pirâmides são boas alternativas para você colocar em algumas sessões, para forçar o braço, chocar os músculos e fazê-los crescer!

Adultos. Os homens acima dos 18 anos costumam fazer oito repetições de barra fixa que são classificadas como "forma limite" de acordo com a Diretoria.

Assim, as séries devem ser aumentadas, como por exemplo, 5 a 6 séries de 4 a 6 repetições até a falha muscular. É muito importante em cada série o aluno chegar até a exaustão que será a grande chave para que ele consiga “fazer a barra” posteriormente.

A maneira mais correta seria aprender a esticar as pernas e apontar os dedos dos pés para baixo. Dessa forma, contraindo os glúteos e as pernas, você diminui a probabilidade de ficar se balançando quando estiver suspenso na barra.

Passos

  1. Comece fazendo flexões em pé (na parede). Posicione-se a aproximadamente três passos da parede e apoie-se nela, com as mãos alinhadas aos ombros. ...
  2. Faça flexões prancha no solo. Apoie as mãos e joelhos no chão, mantendo os braços e as costas eretos e os joelhos flexionados. ...
  3. Tente fazer flexões com inclinação.

O movimento é realizado na barra fixa e tem como objetivo fortalecer principalmente antebraços, bíceps, ombros, e os músculos superiores e inferiores das costas. Ainda, o método pode contribuir para o fortalecimento da coluna, alinhando a postura.

Além dos braços, a barra fortalece o core (conjunto de músculos profundos do abdome), ajudando na estabilização e no aprimoramento de técnica de corrida. Depois dessa, que tal dar uma chance para a barra? Existem algumas formas de segurar a barra que solicitam o trabalho de músculos diferentes.

Importante dizer: você deve fazer esse treino duas ou três vezes por semana, mas pode aumentar o número dependendo do seu grau de interesse em se aperfeiçoar nesse exercício (eventualmente colocando este objetivo acima de outros, já que, em excesso, esse treino pode interferir no resto da sua programação).

Pull Downs. Utilize a máquina de pulldown, caso tenha acesso aos equipamentos da academia. Através desse exercício, você conseguirá trabalhar todos os grandes grupos musculares envolvidos na barra fixa, mas em seu próprio ritmo. Pode-se aumentar o peso e o número de repetições até colocar o mesmo peso do corpo ou mais.

“Mas e os movimentos de PUXAR?” Bom, é um pouco mais complicado realizar puxadas sem uma barra, mas você ainda pode IMPROVISAR. O uso de cadeiras, elásticos, brinquedos da praça e até uma toalha já quebram um galho e podem te fazer evoluir quando você é iniciante ou ainda não tem acesso à barras.

Fazendo exercícios alternativos. Prenda uma toalha nos dois lados da alça de uma porta. Ponha uma toalha ou esteira de yoga debaixo de uma porta aberta para imobilizar a estrutura. Depois, prenda outra toalha nos dois lados da alça e use-a para puxar o peso do seu corpo e simular a barra com o corpo agachado.

As repetições entre 6 e 12 são as mais utilizadas em musculação para as séries pesadas, sem contar repetições mais altas eventualmente utilizadas nas séries de aquecimento. Esse número de repetições é classicamente considerado “treinamento para hipertrofia”, por ser a que mais estimula o aumento do volume muscular.

Este é um erro muito comum. Muitas pessoas que não conseguem realizar o movimento da barra fixa tem enfraquecimento dos deltoides. Com isso, perde-se estabilidade e potencial de força no movimento. Por isso, é muito importante fortalecer estes músculos de uma forma específica e de acordo com este objetivo.

Geralmente, conseguir fazer 6 barras é um equivalente a 80% de sua força máxima. Ou seja, se a pessoa pesar 70 quilos, seu 80% são 70 kg e sua força máxima deveria ser 87 quilos (100%). Se consegue fazer 4 barras este valor fica entre 85 a 90%, o que significa que sua força máxima deveria ser de 82 kg.