Por que não consigo falar o que penso?

Perguntado por: aveiga . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

A dificuldade em expressar os sentimentos por meio de palavras é mais comum do que pensamos. Ela pode ocorrer por diversos motivos, desde a timidez até o medo de ser rejeitado ou ridicularizado. Guardar tudo aquilo que sentimos só para nós mesmos pode levar a uma série de distúrbios mentais e de saúde.

Uma causa disto é o fato de utilizarmos a memória de longo prazo, que leva mais tempo e requer a associação correta (algo que nos lembre da palavra) para andar para trás e alcançarmos a nossa memória de longo prazo e localizar a palavra exata que pretendemos.

Conheça 5 técnicas para vencer a timidez e o medo de falar em público

  1. Prepare um roteiro previamente. A produção de um roteiro é sempre uma importante aliado para amenizar o medo de falar em público. ...
  2. Faça treinos de articulação. ...
  3. Treine: escute a sua voz. ...
  4. Observe sua postura. ...
  5. Relaxe e respire!

Principais dicas para perder o medo de falar em público

  1. Prestar atenção nas falas de outras pessoas durante a conversa;
  2. Treinar discursos sozinho;
  3. Pedir para algum conhecido escutar o seu discurso;
  4. Entender que gaguejar é normal;
  5. Se manter informado sobre assuntos variados.

O que é bloqueio emocional? É um mecanismo de defesa inconsciente que tem como objetivo evitar dor e sofrimento em situações futuras como reflexo de experiências negativas passadas e não processadas.

O embotamento afetivo é a dificuldade de expressar emoções e sentimentos. A pessoa que sofre com esse transtorno também é chamada de individuo esquizóide. A perda global de emoções pode ocorrer após eventos que causam muita dor ao individuo, fazendo com que ele simplesmente não reaja a emoções e sentimentos.

“A alexitimia é muito confundida com a psicopatia, mas a diferença é que um psicopata é incapaz de sentir emoções, enquanto que o alexitímico não consegue expressá-la”, afirma.

Alexitimia é um construto que envolve três principais componentes: (a) uma grande dificuldade para usar uma linguagem apropriada para expressar e descrever sentimentos e diferenciá-los de sensações corporais; (b) uma capacidade de fantasiar e imaginar extremamente pobre; e (c) um estilo cognitivo utilitário, baseado no ...

“Dormência emocional é o processo mental e emocional de reprimir sentimentos e que pode ser sentido como um déficit de resposta e reatividade emocional”, explica a Dra. Mayara Mendez. Geralmente, a dormência emocional resulta em restrições temporárias na capacidade de sentir ou expressar emoções.

Esquecimentos eventuais, especialmente em momentos de muito cansaço ou estresse emocional, costumam ser aceitáveis. Quando há comprometimento das atividades de vida diária, com queda no rendimento e performance no trabalho e no ambiente acadêmico, faz-se necessário uma avaliação com um médico neurologista.

A pessoa perturbada está condicionada a um extremo desconforto consigo mesma e em algumas vezes pode se tornar reativa. Isso ocorre pelo fato de ela estar enfrentando um tumulto interno, com muitos questionamentos, inseguranças, descontroles e falta de perspectiva.

Quem sofre com transtornos de ansiedade geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. "Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.

7 dicas para superar os seus medos

  1. Aceite os seus medos. Uma das piores coisas que você pode fazer é negar que tem determinado medo. ...
  2. Escreva sobre os seus medos. ...
  3. Cultive pensamentos positivos. ...
  4. Ressalte as suas vitórias. ...
  5. Converse sobre os seus medos com amigos e familiares. ...
  6. Foque na sua respiração. ...
  7. Faça terapia.

A vergonha é um sentimento muito comum e experimentado pela grande maioria das pessoas. Afinal, é normal sentir vergonha em situações embaraçosas, como tropeçar na rua, ou em situações novas, como realizar uma apresentação em público.

Os sintomas da fobia social são avaliados pelo comportamento do indivíduo em determinadas situações. Pessoas com fobia social vão além do desconforto de se expor ou falar com outras pessoas, tendo seu dia a dia afetado, pois sofrem com o nervosismo de conviver socialmente.

O medo de falar está relacionado a muitas questões íntimas, relacionadas a auto-estima e sentimento de segurança pessoal. Em geral, a insegurança leva a pensamentos catastróficos, exagerados, em relação ao que pode acontecer quando você se expôe.

Segundo a professora os agorafóbicos sentem “medo de passar mal, ter ataques de pânico ou crises de ansiedade em locais como transportes públicos, aviões, navios, estacionamentos, shoppings, shows, cinemas, estádios de futebol, entre outros”.

Como controlar a crise de ansiedade?

  1. Desvie a atenção dos sintomas. Um dos principais motivos para que a crise de ansiedade se torne mais intensa é começar a se preocupar ainda mais ao pensar nos sintomas que estão surgindo. ...
  2. Diminua o ritmo da respiração. ...
  3. Relaxe os músculos. ...
  4. Se distraia. ...
  5. Use a imaginação guiada.

COMO SUPERAR UM BLOQUEIO MENTAL

  1. ASSUMA O CONTROLE DE SEU ESTADO.
  2. CONCENTRE-SE NO PRESENTE.
  3. RECONHEÇA OS SINAIS DE UM AVANÇO.
  4. REPROGRAME SUA MENTE.
  5. ACALME SEU AMBIENTE.

Como vencer essa barreira?

  1. Liberte emoções através do movimento. ...
  2. Deixe-se sentir suas emoções. ...
  3. Entenda por que você se sente assim. ...
  4. Escreva seus pensamentos e sentimentos. ...
  5. Procure ajuda profissional.