Por que não consigo dormir de boca fechada?

Perguntado por: upaiva . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

As principais causas dessa dificuldade são os problemas respiratórios como rinite, alergias, gripe e resfriado. Apesar de dormir de boca aberta possibilitar que a pessoa desenvolva asma, essa doença é uma causa comum para o hábito.

É preciso um pouco de esforço para manter a boca fechada, principalmente se você continua pensando no que gostaria de falar. Treine a mente para ela ser mais tranquila.
...
Experimente práticas de meditação para acalmar a mente.

  1. Meditação.
  2. Ioga.
  3. Leitura.
  4. Caminhada ou corrida.
  5. Pintura.

Quem respira muito pela boca não tem filtração, aquecimento e umidificação do ar inspirado, o que pode gerar repercussões pulmonares negativas, além de contribuir para a entrada facilitada de agentes contagiosos. A laringe e a traquéia também sofrem o risco de serem comprometidas.

“O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr.

Dormir de barriga para cima é totalmente prejudicial? Dormir de barriga para cima não é uma posição ideal, porém, não é totalmente prejudicial para o corpo. Nesta posição, as articulações relaxam, o que impede torções ou dores. Os prejuízos, no entanto, podem ser para a coluna, que não fica ereta perfeitamente.

Você pode ter rinite (alérgica ou de outros tipos), desvio do septo nasal, pólipos nasais, sinusites, hipertrofia de cornetos ou simplesmente ser refém de um hábito respiratório errado. Nesse último caso, você vai precisar reaprender a respirar. E isso deve ser feito o quanto antes.

Segundo o otorrinolaringologista Dr. Alexandre Colombini, a respiração oral pode causar a deglutição de ar, o que recebe o nome de aerofagia. O ar no estômago provoca gases dando uma sensação de estômago cheio, arrotos e flatulência podem ser frequentes.

De acordo com o profissional, enquanto descansa ou relaxa, a posição da língua é ficar com a ponta na parte anterior do palato, ou seja, o céu da boca. “Normalmente, quando estamos com os lábios fechados, respirando pelo nariz, a língua fica na posição correta de descanso”, explica ele.

Essa posição é passiva, e o paciente não deve se preocupar em mantê-la, uma vez que o vácuo formado entre a língua e o palato garante o posicionamento elevado da língua. A posição é mantida como se houvesse uma ventosa, e o toque deve ser leve e sem força, tanto nos dentes quanto no “céu da boca”.

Problemas causados pelo mau posicionamento da língua
Se a língua não se encontrar bem colocada contra o palato duro, ela estará baixa na cavidade oral, deixando assim a boca aberta ou entreaberta. Sendo assim, o tônus da língua diminuirá e, ao longo do tempo, a pessoa pode até mesmo ficar com as bochechas caídas.

Use um dilatador nasal durante o sono.
Basta remover a proteção plástica e posicioná-lo sobre a ponte do nariz. Ele facilitará a respiração nasal enquanto você dorme.

O movimento correto de respiração deve envolver o diafragma. Para saber se você está fazendo isso certo inspire pelo nariz, sinto ao ar chegar aos pulmões e perceba o abdômen se movimentar. 2. Respirar corretamente reduz a ansiedade e os riscos de aumento da pressão arterial, depressão e diabetes.

A falta de ar gerada nas crises de ansiedade (quando considerada um distúrbio psiquiátrico) é intermitente, aparecendo e desaparecendo ao longo de algumas horas. Além disso, ela surge de forma súbita e intensa. Ao mesmo tempo, costuma vir acompanhada de sintomas como insônia e alterações alimentares.

Ou seja, existem crenças que vão mais longe e acreditem que dormir com os pés virados para a porta atrai, de alguma forma, a morte. Voltando ao feng shui, os especialistas nesta prática de bem estar acreditam, também, que ter a cama nesta posição é desfavorável à circulação de energias.

Como falamos lá no começo, dormir de barriga para baixo não é o mais recomendado pelos especialistas e médicos. Três grupos de pessoas, em particular, devem evitar a posição. Já citamos um deles: as grávidas. Os outros dois são pessoas com dores no pescoço e nas costas e quem se preocupa com rugas.