Por que não consigo desabafar?

Perguntado por: ejesus6 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

A dificuldade em expressar os sentimentos por meio de palavras é mais comum do que pensamos. Ela pode ocorrer por diversos motivos, desde a timidez até o medo de ser rejeitado ou ridicularizado. Guardar tudo aquilo que sentimos só para nós mesmos pode levar a uma série de distúrbios mentais e de saúde.

Escrever para estruturar pensamentos: um dos processos de desabafar sozinho mais eficazes é a escrita. Faça o exercício em casa. Pegue uma folha de papel e comece a escrever sobre os dilemas da própria vida, sobre os acontecimentos marcantes de anos atrás.

Existem diversos fatores que podem fazer com que isso aconteça. Em alguns casos, a timidez pode fazer com que não tenhamos um contato social satisfatório. Assim, não nos sentimos à vontade para falar sobre nós mesmos, expor nossos medos e anseios ou até mesmo contar sobre alguns acontecimentos de nossa vida.

Em momentos quando não tiver ninguém para conversar, encontre apoio de pessoas estranhas em conversas anônimas. Experimente sites em que possa desabafar e compartilhar seus problemas. Durante uma crise de nervos, entre em contato com atendimentos para suicidas.

O que fazer quando não há ninguém para desabafar sobre algo? Você deve procurar ajuda profissional. Esqueça conselhos de internet ou a ajuda bem intencionada mas sem conhecimento de amigos e parentes. A sua condição pode ser alguma coisa orgânica, ou não, mas só um profissional poderá fazer o diagnóstico.

No entanto, transtornos de aprendizagem não devem ser confundidos com a dificuldade de aprendizagem, pois esse tipo de dificuldade está relacionada a condições passageiras: questões emocionais, problemas na família, alimentação inadequada e ambientes tóxicos são as causas mais comuns de dificuldades passageiras.

Seja conciso. Se você quer dizer o que pensa de maneira rápida e não pretende ser interrompido, nem pense em dar voltas e mais voltas antes de chegar àquilo que vai dizer. Seja conciso, mostre o que pretende, justifique seu ponto de vista e conclua.

O tratamento psicológico é muito indicado para expormos a angústia de maneira que não sejamos julgados nem discriminados por isso. Há sigilo e acolhimento. O psiquiatra só poderá receitar medicação. Em poucos casos escutará mas o papel da psicoterapia se enquadra mais nestes casos.

Será que você já saturou e precisa desabafar? Conheça os sinais

  1. Desabafar ou desabar. ...
  2. Mau humor e irritação constante. ...
  3. Não ter prazer nas atividades. ...
  4. Se afastar de pessoas queridas. ...
  5. Suas atividades estão com certo 'desleixo' ...
  6. Tempestade em copo d'água. ...
  7. Dormir se tornou um problema.

Pense em informações específicas que você pode querer explicar ou dizer como “Isso realmente me irrita quando…”, “Eu me sinto com ansiedade ou medo em situações em que…”, “Alguns dias eu me sinto como…”.

De fato, o ato de uma pessoa introvertida conversar com as pessoas representa um alto gasto de energia para seu cérebro e, por isso, essas pessoas costumam ficar esgotadas.

Fobia social, ou antropofobia, se trata de um distúrbio psicológico onde uma pessoa sente medo de estar entre outras pessoas. Esse medo se manifesta de maneira irracional, sem justificativa e de forma extrema.

Segundo um novo estudo desenvolvido na Universidade de Kyoto, conversar quando você está olhando nos olhos de outra pessoa é difícil porque o cérebro fica sobrecarregado pelo olhar e tem dificuldade de pensar nas palavras certas.

Ter com quem desabafar e se aconselhar pode desacelerar o declínio cognitivo e prevenir doenças neurológicas, sugere estudo. Ter a companhia de alguém disposto a nos ouvir pode ajudar a proteger o nosso cérebro.

É possível se divertir sozinho, basta se esforçar e fazer aquilo que gosta. Talvez você se divirta escrevendo, pintando ou saindo para caminhar. Atividades agradáveis melhoram o humor e ajudam você a se conhecer melhor. Vá ao show do seu artista preferido sozinho.