Por que não consigo arrumar um emprego?

Perguntado por: vrebelo . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 2 votos

Possíveis motivos para as pessoas não conseguirem arrumar emprego são: currículo mal elaborado. estratégia pouco assertiva. experiência insuficiente.

Devido à alta dos juros, inflação e falta de investimentos, o país parou de fabricar, produzir, vender e consumir. O Brasil hoje está com uma taxa de desemprego de 8,90%. Significa que 18,16 milhões de pessoas estão desempregadas. Sabemos que esses profissionais desempregados possuem famílias e suas necessidades.

Segundo matéria do site G1 (2020), "os trabalhadores com ensino superior são os que mais demoram a voltar ao mercado de trabalho, sendo que levam em média 16,8 meses para conseguir uma recolocação, enquanto trabalhadores somente com o ensino fundamental demoram, em média, 13,1 meses (Consultoria iDados)".

Quais as profissões que não precisam de experiência?

  • assistente administrativo;
  • atendente.
  • auxiliar de produção.
  • recepcionista.
  • atendente de restaurante.

Como falar que está desempregado há anos em uma entrevista?

  1. Foi demitido? Fale que realizou uma autoanálise. ...
  2. Mostre que está preparado para novos desafios. ...
  3. Fale sobre como aproveitou esse período fora do mercado.

Você pode usar como exemplo da habilidade um trabalho de faculdade que você precisou executar algo parecido com o que a oportunidade exige, um trabalho voluntário que você participou, uma ajuda que deu para algum amigo. Procure por oportunidades de entrada naquelas empresas que mais combinam com você.

Para reconhecê-lo, você pode perguntar sobre cursos, atividades e áreas pelas quais o candidato tem interesse. Isso também é uma boa estratégia do que o RH pode consultar antes de contratar para saber se a empresa atenderá às expectativas do talento, assim como a disposição do mesmo para se desenvolver na organização.

Aqui, a regra é focar nos aspectos que tornam você um profissional único, diferente dos demais. “A maneira como você executou determinadas tarefas, fez suas escolhas de carreira ou o tipo de formação que você teve”, enumera Irene. Tudo isso contribui para que o recrutador faça uma pintura do tipo de pessoa que você é.

do Paraná o Estado

“Estamos seguindo à risca a determinação de fazer do Paraná o Estado de maior empregabilidade do Brasil. Já ocupamos o primeiro lugar através da Rede Sine (Sistema Nacional de Emprego).

Para o especialista em Relações do Trabalho, José Pastore, a falta de experiência e o alto custo dos encargos sociais são alguns dos principais desafios para os jovens na hora de entrar no mercado de trabalho.

  1. Tecnólogo em Marketing. Para quem deseja saber qual o melhor curso para arrumar emprego rápido, saiba que o Tecnólogo em Marketing pode abrir portas e diversas oportunidades para você! ...
  2. Técnico em Estética e Cosmética. ...
  3. Análise e Desenvolvimento de Sistemas. ...
  4. Técnico em Logística. ...
  5. Administração. ...
  6. Gastronomia. ...
  7. Gestão de Vendas.

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que o tempo médio sem uma ocupação formal é de um ano e meio. Essa média de um ano e meio em que os desempregados brasileiros ficam sem um trabalho formal aumentou três meses em relação ao levantamento anterior, de 2020. Eram quinze meses.

Confira as 7 profissões mais fáceis de se conseguir emprego

  • 1) Motorista. Leia também. ...
  • 2) Profissões mais fáceis para se arrumar emprego: Médico. É bastante provável que você não conheça nenhum médico desempregado, certo? ...
  • 3) Técnico de TI. ...
  • 4) Corretor de imóveis. ...
  • 5) Técnico em logística. ...
  • 6) Enfermagem. ...
  • 7) Vendedor.

Desempregado ou desocupado
Uma das formas mais comuns de se referir a uma pessoa sem profissão é como "desempregado" ou "desocupado".