Por que não conseguimos enxergar no escuro?

Perguntado por: acruz2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Não conseguimos os ver no escuro porque os corpos emitem energia fora do espectro visível.

Em ambientes escuros, a íris dilata e permite a entrada de mais luz pela pupila estimulando mais a periferia da retina, onde encontram-se as células responsáveis pela visão noturna. A variação da abertura da pupila, de 2 a 8 mm, equivale a ampliar em até 30 vezes a entrada de luz no olho.

Afinal, se não tratada, ela pode causar cegueira total. A doença acomete principalmente pacientes acima de 60 anos de idade que costumam ficar com o cristalino opaco (lente natural dos olhos).

Quais animais podem enxergar no escuro

  • Gatos e jacarés. As pupilas verticais são as responsáveis pela visão noturna de gatos e jacarés. ...
  • Cobras. As cobras também possuem visão noturna. ...
  • Lêmures. Uma pesquisa apontou que lêmures podem enxergar na cor azul mesmo na ausência de luz. ...
  • Mariposas.

Ao chegar na retina, existem algumas células bem pequenas que emitem informações para o cérebro: os bastonetes funcionam em lugares mais escuros, enquanto os cones se adaptam à luz e são responsáveis pelas imagens coloridas que captamos do mundo. No entanto, uma mesma cor nunca é igual para cada pessoa.

Cegueira noturna é a incapacidade do olho em se adaptar à iluminação reduzida, ocasionando a queixa de não ser capaz de enxergar à noite ou com pouca luz.

Certos pesquisadores, por exemplo, apontam que a luz azul emitida pelas telas de celulares, tablets, computadores e outros aparelhos tecnológicos podem causar problemas de visão como a miopia, a degeneração macular, o embaçamento da visão e, em casos extremos, até mesmo a cegueira temporária.

Celular no escuro
“Não se tem nenhum estudo ou trabalho comprovando que usar o celular à noite, no escuro, cause danos aos olhos. É claro que a recomendação é voltada à saúde dos olhos e, por isso, sugerimos não deixar a luz do celular muito baixa. O ideal é não forçar muito a visão”, recomenda o médico.

Deixe o celular no modo noturno: fazer isso, pode atenuar os possíveis efeitos de fadiga visual, ressecamento e indução de miopia.

Cego: É considerado cego aquele que apresenta ausência total da visão. A visão é nula, e não é possível identificar obstáculos, movimentos, ou iluminação através de seu campo de visão.

Levando em conta a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) que é elaborada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerada cegueira quando os valores encontram-se abaixo de 0,05 ou o campo visual menor do que 10º.

Se você acha que eles enxergam como nós, está enganado! A visibilidade do gato no escuro, por exemplo, é cerca de seis a oito vezes melhor do que os humanos, de acordo com Marcello Machado, médico veterinário das rações Ciclos – alimento super premium.

Dicas para enxergar no escuro

  1. Use óculos de sol. Fonte: Pexels. ...
  2. Deixe seus olhos se ajustarem naturalmente. Fonte: Pexels. ...
  3. Procure por silhuetas ao invés de formas. Fonte: Pexels. ...
  4. Pare de fumar. ...
  5. Consuma alimentos ou suplementos ricos em vitamina A. ...
  6. Apague absolutamente tudo na hora de dormir. ...
  7. Passe mais tempo no escuro.

Esse desconforto pode ser causado por falta de pigmento na íris ou na retina (como pessoas com olhos claros e albinismo, por exemplo), por alguma alteração ocular (conjuntivite, olho seco, blefarite, uveíte, ceratite ou qualquer inflamação ocular) e erros de refração (ametropias), como o astigmatismo.

Um sintoma prematuro de deficiência de vitamina A é a cegueira noturna, causada por um distúrbio da retina.

Os olhos dos cães, graças ao número maior de bastonetes, conseguem captar mais luz do que os olhos humanos. Por isso, sua visão noturna dos cães é bem melhor do que a nossa! “Os cães podem, sim, enxergar bem na penumbra”, explica o Dr.

Os cachorros enxergam no escuro, pois têm um número maior de bastonetes, que são células que ajudam o olho a enxergar em lugares de pouca luminosidade. Enquanto os cães têm mais bastonetes, nós temos mais cones – que são as células que ajudam a reconhecer as cores. Por isso vemos mais cores que os cachorros.

A visão canina enxerga algumas cores de forma diferente de como as vemos, por exemplo, onde é verde eles veem vermelho. Tudo porque as células sensíveis às cores (presentes na retina dos olhos) detectam apenas algumas tonalidades, e assimilam o restante a cores repetidas .

amarelo

Por outro lado, já que o amarelo é a cor mais visível de todas, é a primeira cor que o olho humano vê. Use-a para chamar a atenção como em placas de sinalização de trânsito com letras e símbolos em preto, ou como detalhe para acentuar. Você já notou que algumas cidades usam carros de bombeiro amarelos?