Por que não comer salmão?

Perguntado por: eresende . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Apesar de ser considerado uma carne bem nutritiva, órgãos como a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) não recomendam a ingestão de salmão mais de duas vezes por semana devido a diversos tipos de contaminantes presentes no peixe (se for salmão proveniente de aquicultura, esse número passa a uma vez por ...

Seu consumo gera bem-estar
Ele possui o aminoácido triptofano, que ajuda na produção de serotonina. Esse neurotransmissor, por sua vez, é um dos responsáveis pela sensação de prazer. Por isso, o consumo do peixe nos permite viver melhor em todos os sentidos, seja ele físico ou mental.

A truta tem também menos espinhas do que o salmão e são mais fáceis de remover. Os tamanhos variam bastante, mas no mercado a truta tem habitualmente entre dois a seis kg, enquanto o salmão tem três a cinco kg. Tanto o sabor da truta como do salmão é puro, rico e natural, não precisando de muito tempero.

Provavelmente está estragado se tiver um cheiro forte, pungente e parecido com amônia. O salmão fresco tem um cheiro bem leve. Procure uma camada leitosa. Um dos sinais de que um peixe cru está estragado é a presença de uma camada branca e translúcida.

atum-rabilho

Trata-se do atum-rabilho, considerado o mais valioso do mundo, que apareceu em cardume e surpreendeu Peter Nason, voluntário da guarda-costeira.

O salmão antes eu pagava 38 reais, hoje está 44”, disse Nogueira. Segundo a Abipesca, Associação Brasileira da Indústria do Pescado, o aumento do preço está relacionado, em especial, à alta do custo da soja no mercado internacional, grão usado na ração dos peixes e que representa até metade do custo de produção.

branca

A cor original do salmão é branca. Porém, devido à sua alimentação (camarões, algas e organismos unicelulares), o peixe ganha uma coloração que vai do cor-de-rosa até o vermelho vivo. A pigmentação é armazenada no músculo ou na casca do crustáceo, por isso a tonalidade.

O salmão é destaque quando falamos de ômega 3, uma vez que contém ácidos graxos poli-insaturados dos tipos EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosa-hexaenoico). Essas gorduras essenciais são obtidas por meio da alimentação e atuam para garantir o bom funcionamento do cérebro, do coração e do sistema nervoso.

Quanto mais peixe comemos na forma crua, maior é o risco de desenvolvermos infecções causadas pelo pescado infectado. Um exemplo clássico é o salmão, que pode desencadear uma condição conhecida como a “tênia do peixe”, a difilobotríase.

Frutos do mar em geral, são considerados alimentos remosos, e não é difícil encontrar receitas e versões de sushi que levam camarão, caranguejo e moluscos.

Top 8 – Os oitos peixes mais saborosos que você precisa experimentar

  • Tilápia. Sendo um peixe muito saboroso de água doce, ela possui a carne branca e úmida. ...
  • Salmão. O Salmão é bastante conhecido na culinária Japonesa. ...
  • Sardinha. ...
  • Atum. ...
  • Merluza. ...
  • Corvina. ...
  • Robalo. ...
  • Bacalhau.

A tilápia é um peixe de água doce muito saboroso, de carne branca e suculenta. Os filés são populares e podem ser preparados em iscas ou assados na brasa, o que acrescenta sabor ao prato.

Salmão

Salmão, o campeão
Do ponto de vista nutricional, o salmão é o vencedor da competição de peixes mais saudáveis. “Peixes mais gordos de água fria são uma fonte melhor de ômega 3”, disse Camire, e o salmão é rei quando se trata do número de gramas de ômega 3 por quilo.

“Um dos cuidados a ter poderá ser congelar o peixe a -20ºC durante 24 horas para matar os vermes”, explica. Desta forma é possível evitar uma infeção grave no estômago ou intestinal, mas não uma alergia, “porque, mesmo mortos, os parasitas podem causar reações alérgicas”.

Segundo as autoridades de saúde, a carne está contaminada por bactérias salmonela, que podem provocar infecção no intestino e, como consequência disso, febre, diarreia, vômitos, cólicas e dores de cabeça.

Comece lavando o peixe em água fria, para retirar qualquer sujeira. Logo depois, retire as escamas usando uma faca pouco afiada, raspando todo o comprimento do peixe, começando pela cauda e indo em direção à cabeça. Faça isso dos dois lados e depois lave para retirar o excesso.

É importante não armazenar o peixe fresco por um período superior a 24 horas e jamais por mais de 48 horas. O salmão, por exemplo, deve ser conservado em geladeira, sendo ele cru ou defumado. Deve estar protegido por filme plástico ou em recipiente fechado a vácuo.