Por que não colocar silicone?

Perguntado por: iantunes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Nos últimos anos, pesquisas relacionaram os implantes de silicone a algumas condições, como doenças autoimunes, dores nos músculos e nas articulações, confusão mental e fadiga crônica. Em 2011, começou um debate sobre a síndrome autoimune induzida por adjuvante (ASIA), que pode ser causada pelas próteses mamárias.

Amadurecimento, desenvolvimento de sintomas e insatisfação com o próprio corpo estão entre alguns dos motivos que levam as pacientes à remoção do silicone.

Suas cicatrizes ficarão vermelhas durante as primeiras seis semanas. Depois elas mudarão para roxo e, em seguida, desaparecerão, em um processo que demora vários meses. A maioria dos pacientes forma cicatrizes de boa qualidade ao longo desse tempo, podendo levar até 18 meses para que elas amadureçam completamente.

O que comumente acontece é que após a inserção das próteses de silicone os seios continuam sofrendo a ação do tempo e do envelhecimento. Então, nesse momento pode haver o desejo de trocar o modelo ou o volume dos implantes, o que deve ser analisado por você e seu cirurgião plástico.

Após a década de 90, as próteses de silicone sofreram uma revolução tecnológica que acarretaram uma melhora substancial na sua durabilidade. Até então a troca era realizada a cada 10 anos. Porém, as atuais, tem durabilidade maior chegando a mais de 20 anos.

Munik Nunes
Ela revelou que, devido às críticas que recebia em comentários do Instagram, realizou uma lipoaspiração e colocou silicone, sem pensar muito sobre ou realizar pesquisas. A influencer se arrependeu do último procedimento quando sofreu contratura capsular e a ruptura do implante do seio direito.

Essa cirurgia é bastante procurada por mulheres que estão insatisfeitas com o tamanho ou o formato dos seios. Colocar silicone é um procedimento bastante tranquilo e seguro, afinal essa é uma das cirurgias plásticas mais procuradas pelas brasileiras.

A média de preço da cirurgia de explante de silicone em São Paulo varia entre R$8.035,00 e R$18.070,00 (Fevereiro/2022), esta é somente uma média praticada pelas principais clínicas de São Paulo. Porém, para saber o valor final, é necessário passar em consulta com um médico cirurgião.

O que acontece com o silicone após a morte? Na realidade, nada ocorre com ele! Ele se mantém intacto por mais de 100 anos até começar a se desintegrar. Isso se deve ao fato de ele ser um material semiorgânico e inerte, ou seja, não interage com outros compostos naturalmente.

Sintomas da rejeição

  1. Formato diferente do seio (assimetria);
  2. Pequenos ondulamentos na superfície da prótese;
  3. Endurecimento da região;
  4. Fortes dores e mama inchada.

Segue abaixo alguns tipos de riscos que destacaremos neste texto:

  • Abertura da incisão cirúrgica;
  • Estrias e flacidez;
  • Infecção;
  • Rippling;
  • Rejeição do implante de silicone;
  • Deslocamento da prótese.

Procure, para o dia a dia, sutiãs que tenham uma boa sustentação. Lateral mais larga e de tecido firme, bem como aros, são os ideais. Sim, passado o período de recuperação, você pode sim usar as peças com aros. Isso vale também para o modelo tomara que caia.

É normal a região inchar e a paciente sentir um pouco de desconforto. Mas na maioria das vezes, um analgésico é suficiente para minimizar essa sensação e garantir um pós-operatório muito tranquilo. Além disso, na maior parte das cirurgias feitas hoje em dia, a prótese é colocada abaixo da glândula mamária.

Inchaço no pós-operatório de silicone é normal, ele aparece dias após o procedimento. Em alguns casos, o inchaço está relacionado com a grande retenção de líquido e por isso a paciente deve passar pela drenagem linfática pós-operatório mama.