Por que não aplaudir o hino nacional?

Perguntado por: umata . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Sendo o Hino solenemente cantado por todos os presentes dispensa-se o aplauso, pois afinal já se fez a apologia ao ato. Sendo interpretado por algum artista, se autorizado, aplaude-se o artista pela interpretação e não o Hino.

Com a Copa do Mundo, a execução dos hinos antes das partidas demarca a origem de cada seleção, num momento em que os torcedores se voltam aos símbolos nacionais. Assim ocorre com os brasileiros, que vivem às turras com o próprio hino, sempre elogiando o do país alheio.

Criado no governo de Getúlio Vargas, em 1936, o costume de executar o hino nacional nas escolas (públicas e privadas) tinha como objetivo maior fazer com que os estudantes aprendessem a cantar o hino, além de servir como demonstração de amor à Pátria.

Deve-se ou não aplaudir o Hino Nacional após sua execução? O Hino Nacional, assim como a Bandeira, o Selo e as Armas são símbolos nacionais, de acordo com a lei nº 5700, de 1º de setembro de 1971. No referido dispositivo legal não há informação sobre obrigatoriedade ou proibição das palmas após a execução do Hino.

O Hino Nacional pode ser cantado em solenidades oficiais. §1º Neste caso, cantam-se sempre as duas partes do poema, sendo que a banda de música deverá repetir a introdução do Hino após o canto da primeira parte.

A Lei 5.700/71, que regulamenta a questão, é bastante enfática ao dizer a forma musical em que o hino nacional poderá ser executado (art. 6 e 24). O artigo 34 da lei veda a execução de qualquer arranjo diferente do ali estabelecido, salvo autorização do Presidente da República.

Art. 24. Todo militar faz alto para a continência à Bandeira Nacional, ao Hino Nacional e ao Presidente da República.

Nesta aula, distribua aos alunos a letra do hino e solicite que, em duplas, os alunos a leiam. Em seguida cada dupla escolhe uma estrofe para buscar entender o que ela quer dizer. Dependendo da turma o professor pode solicitar uma re-escrita da estrofe, traduzindo o que entenderam.

Eleita a melhor jogadora da Copa de 2019, Rapinoe passou a não cantar o hino nacional em protesto a injustiças contra a comunidade LGBTQIAPN+ nos Estados Unidos. “Seria necessário uma reforma do sistema criminal.

Como se diz: «cantar o hino nacional», ou «entoar o hino nacional»? Grata. Parece-nos que a forma mais correta é «cantar o hino nacional».

Francisco Manoel da Silva

A melodia vem do Império. A marcha do Hino Nacional que o Brasil ouve hoje é a mesma que dom Pedro II ouvia nas cerimônias oficiais. Ela foi concebida por volta de 1830, pelo maestro Francisco Manoel da Silva.

Tendo em vista que mais do que entoar palavras, um hino infere todo um aspecto de devoção ufanista de uma nação com frases eloquentes e brados que reverenciam a identidade nacional, podemos entender que não apenas no Brasil como em outros lugares, o hino é sim sinônimo de orgulho e de pertencimento a um determinado ...

O Hino Nacional Brasileiro deve ser executado em continência à Bandeira Nacional e ao Presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, assim como em outros casos determinados pelos regulamentos de continência ou cortesia internacional.

O Hino Nacional Brasileiro foi criado com o objetivo de comemorar a Independência do Brasil que aconteceu no dia 07 de setembro de 1822. A princípio o hino foi chamado de “Hino 7 de Abril” por causa da renúncia de Dom Pedro I (1798 – 1834), depois foi denominado de “Marcha Triunfal” e finalmente “Hino Nacional”.

Nas cerimônias de hasteamento ou arriamento, nas ocasiões em que a Bandeira se apresentar em marcha ou cortejo, assim como durante a execução do Hino Nacional, todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio, o civis do sexo masculino com a cabeça descoberta e os militares em continência, segundo os ...

O Hino Nacional Brasileiro geralmente é executado após composição da mesa ou quando as autoridades estiverem posicionadas à frente, nas cerimônias de abertura de eventos como: Congressos, Seminários, Encontros, etc. O Hino Municipal deve ser executado antes do terminio da solenidade.

“Perante a Bandeira do Brasil e pela minha honra, prometo cumprir os deveres de oficial (da Marinha do Brasil; do Exército Brasileiro; ou da Força Aérea Brasileira) e dedicar-me inteiramente ao serviço da Pátria.”

Lábaro: bandeira, estandarte, pavilhão, pendão, flâmula. Límpido: puro, que não está poluído. Ostentas: mostras, exibes com orgulho. Penhor: garantia, segurança, prova.

Límpido: puro, claro, transparente; que não está poluído. Cruzeiro: constelação do Cruzeiro do Sul. Resplandece: que brilha, ilumina. Impávido: destemido, valente, corajoso.