Por que na Idade dos Metais surgiu a desigualdade social?

Perguntado por: hvasques . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Resposta: Na Idade dos metais surgiu a desigualdade social porque aqueles que dominavam os metais conseguiam desenvolvimento tecnológico e poder militar,mas além disso,os metais também foram vistos como fonte de riqueza.

A Idade dos Metais corresponde ao último período da Pré-História, ocorrido em 6 mil a.C., e é caracterizada pelo uso do cobre, do ferro e do bronze na fabricação de artefatos usados pelos hominídeos nas guerras e na produção agrícola.

A utilização dos metais pelo homem pré-histórico foi fundamental para o desenvolvimento da agricultura (produção de alimentos), surgida do período neolítico, posto que as ferramentas produzidas eram mais eficazes e auxiliavam no trabalho tal qual o arado e a enxada.

Por volta do ano 6000 a.C., o homem obteve uma importante conquista: descobriu que era possível fazer objetos de metais. O primeiro metal trabalhado por ele foi o cobre.

Idade do ferro
Esse período marca o fim da Idade dos Metais, por volta de 586 a.C. Portanto, a introdução dos metais e das consequentes técnicas para manejá-los proporcionou uma grande transformação cultural e econômica nas sociedades humanas.

A Idade dos Metais foi importante pois, a partir de então, o homem começou a se beneficiar de ferramentas, cujas possuíam metais em sua composição. Como por exemplo, pequenos machados, pontas de lanças feitas com metais, podendo perfurar mais facilmente suas presas, etc.

Suméria

Os primeiros sinais de uso do ferro vêm do Antigo Egito e Suméria, quando, por volta de 4000 antes de Cristo, pequenos objetos, como pontas de lanças ou ornamentos eram feitas deste material.

A descoberta e o controle do fogo bem como o surgimento da agricultura promoveram significativas mudanças na forma dos hominídeos se organizarem socialmente. A Idade dos Metais mostrou o nível de complexidade do homem primitivo ao usar metais como ferro para a confecção de armas.

O Paleolítico é o período da pedra lascada, o Neolítico é a idade da pedra polida e, na Idade dos metais, os instrumentos de pedras e outros objetos foram aos poucos substituídos por ferramentas metálicas.

Resumo sobre o período Neolítico
A agricultura possibilitou o aumento na produção de alimentos, o que provocou aumento populacional.

A Idade dos metais foi caracterizado por um período onde houve a fabricação das ferramentas e de armas de metal que utilizamos hoje, para diversas coisas. E também foi a época em que o ser humano começou a praticar e aprender as praticas da fundição do metal, para transforma - lo em diversas utilidades.

Resposta. Resposta: Os principais perigos do período paleolítico tratavam-se da competição direta contra outros predadores da natureza, que podiam, inclusive, caçar os seres humanos e alimentar-se dos homens primitivos.

A pré-história está dividida em três grandes períodos: o Paleolítico, ou Idade da Pedra Lascada, quando os povos eram nômades, viviam da caça e da coleta e dominaram o fogo; o Neolítico, ou Idade da Pedra Polida, quando iniciou-se a agricultura e os povos entraram em processo de sedentarização, e por fim a Idade dos ...

Paleolítico: o primeiro período é caracterizado pela caça, pesca, colheita de frutos e a descoberta do fogo. Neolítico: os hominídeos tornaram-se sedentários, iniciando a prática da agricultura.

1200 a.C. – 550 a.C.

Nesse momento os humanos não faziam uso da agricultura. Sua forma de comer alimentos vegetais era a partir da coleta na floresta. Seus frutos eram sazonais, apenas aqueles possibilitados pela estação e não existia nenhuma forma de plantação, vindo a ser desenvolvida apenas na idade dos metais.

O domínio do fogo foi uma das maiores conquistas do homem paleolítico. A princípio era feito pela queda de raios, porém, com o passar dos tempos, a humanidade aprendeu a provocar o fogo pelo atrito entre as pedras ou madeiras.