Por que motor de moto tem mais rotação?

Perguntado por: ualmada . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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Em motos, a rotação tende sempre a ser maior por conta do menor torque exigido. Muitos propulsores de quatro cilindros desse segmento têm rotações bem acima de 10.000 rpm, por exemplo. Como a cilindrada é baixa, não há necessidade de um torque elevado, por isso as rotações são bem altas.

O RPM do veículo é o número de rotações por minuto do virabrequim do veículo. Toda vez que o pistão do motor realiza um ciclo de subida e descida o virabrequim completa uma rotação. O RPM é o medidor de rotações desse ciclo, por minuto.

O que determina a designação alta ou baixa rotação é a posição em que o acoplamento está instalado. Isso independe da rotação que o acoplamento venha a transmitir. Já a definição do uso ou não de redutores ocorre na fase de projeto e potenciamento da aplicação.

Cada motor tem uma faixa ideal de giro para fazer a mudança da marcha, sem prejuízo de potência. Nos carros que possuem o marcador, a faixa limite do conta-giros para fazer a troca é na marca vermelha. Se ultrapassar esse ponto, o risco de danos ao motor são elevados porque o limite de rotação foi extrapolado.

Esta situação é muito simples de resolver, basta trocar as polias da lateral da máquina por polias que façam com que o eixo da serra gire 1.300 vezes por minuto, sem alterar a velocidade do motor. Nós temos KIT's de Polias para motores de 1.740 rpm e 3.600 rpm, você os encontra clicando aqui!

A programação do corte agora mudou, são 14 programações diferentes que variam desde o corte original para o primeiro corte de 9.600 RPM até a última programação de corte em 12.000 RPM.

Modulo de Corte de Giro Infinitum RPM até 2.500 RPM Honda PCX150 CG160 Titan - Servitec.

"Sem dúvida, a troca da velocidade influencia muito no consumo. Pilotar em quinta marcha em uma subida muito íngreme aumenta a emissão de poluentes, desgasta mais o motor e fere a média de consumo".

Mas existe uma dicha excelente: a economia de combustível é mais fácil quando o motorista não pisa fundo no acelerador. De maneira geral, é possível poupar quando o veículo se mantém entre 40 e 70 km/h de forma constante, engatando na quinta marcha e enquanto dirige sobre um terreno plano.

A função de um inversor é variar a frequência da rede que alimenta o motor e, assim, alterar a velocidade de rotação desse motor.

Como o torque é igual a força multiplicada pela distância aplicada, quanto maior o torque aplicado, menor a velocidade, pois torque tem a ver com força e não com velocidade.

Já os de alta rotação são motores a combustão (gasolina, álcool e GNV) que operam em regime de rotação acima de 5000 RPM, e motores a explosão (diesel) que operam em regimes de rotação acima de 3000 RPM.

Motor de baixa rotacao 1700 rpm.

É uma medida de força do motor: quanto maior o torque, melhor ele responderá às acelerações. Assim, o torque é muito importante na escolha não só de veículos leves, mas principalmente de veículos de transporte, como caminhões e ônibus.

rgalvaolott escreveu: Pra confirmar: 100km/h ele tá em 2500, 2600 rpm.

A faixa ideal para a economia de combustível é entre 2 mil e 2 mil rotações por minutos (RPM). Menos do que isso ou acima é desperdício de dinheiro. 'É comum às vezes, quando o motorista passa por uma lombada continua com a terceira marcha engatada, está em 1.500 RPM.