Por que moto não paga pedágio?

Perguntado por: gcavalcanti . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Antigamente, a isenção era mais ampla. Porém, agora, boa parte das estradas brasileiras exige esse pagamento das motos. Afinal, trata-se de uma arrecadação que serve para custear investimentos e manutenção na qualidade das estradas.

O Ministério da Infraestrutura estabeleceu a diretriz de política pública que isenta as motos do pagamento da tarifa de pedágio.

48 do CTB, as motocicletas devem ser estacionadas em posição perpendicular à guia da calçada (meio fio) e junto a ela (salvo quando houver sinalização que determine outra condição). Portanto, não é porque você está em uma moto que poderá estacionar de qualquer forma e no lugar que bem entender, certo?

Trata-se do Sem Parar Pay. A solução permite o pagamento do pedágio pelo celular nas cabines manuais nos veículos e motos. A solução é contactless, ou seja, não há necessidade de manusear o celular para efetuar o pagamento.

O Vale-Pedágio obrigatório, instituído pela Lei nº 10.209, de 23 de março de 2001, foi criado com o principal objetivo de atender a uma das principais reivindicações dos caminhoneiros autônomos: a desoneração do transportador do pagamento do pedágio.

Delicadamente, posicione a TAG veicular, já sem o adesivo, no vidro do carro, de preferência ao lado do suporte do retrovisor e/ou dentro da área pontilhada; Termine de colar, tomando cuidado com a parte central da TAG, onde estão seus componentes.

Em muitos casos, sim, moto paga pedágio. Antigamente, a isenção era mais ampla. Porém, agora, boa parte das estradas brasileiras exige esse pagamento das motos. Afinal, trata-se de uma arrecadação que serve para custear investimentos e manutenção na qualidade das estradas.

O adesivo Veloe só deve ser instalado em carros, ônibus ou caminhões. Moto paga estacionamento e pedágio. , motos não podem utilizar as pistas de cobrança automática dos pedágios. A tag Veloe só deve ser instalado em carros, ônibus ou caminhões.

Não costumo passar por pedágios e, pelo que tenho conhecimento, as motos estão isentas de pagamento e devem passar pelo lado direito da pista.

Depois de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), os motoristas precisam quitar outros débitos para ficar com o veículo em dia, como licenciamento e eventuais multas. Além desses gastos obrigatórios, é preciso se preparar para outras despesas comuns, como combustível e seguro.

Para não correr esse risco é importante pagar os tributos anuais, como IPVA, DPVAT e a taxa de licenciamento, e andar com a documentação em dia. O IPVA é o Imposto de Propriedade de Veículos Automotores, e deve ser pago anualmente. O valor do imposto é proporcional a 2% da Tabela de Valores Venais da moto.

A regra de isenção do IPVA para motos passa a valer no dia 1º de janeiro de 2023 e contempla apenas motocicletas com motores de até 170 cm³ e não deve causar perda de receita à União, visto que a resolução de zerar o IPVA é de arte dos estados e do Distrito Federal.

Nunca prenda ou amarre objetos no guidão, garfo dianteiro ou no para-lama dianteiro. Por mais que, aparentemente, o objeto pareça não atrapalhar o trabalho da suspensão, o peso extra pode dificultar em manobras e causar instabilidade.

Tirar de giro faz com que o motor trabalhe num regime de rotações para o qual não foi projetado, por isso que os giros são limitados eletronicamente. Ao insistir em acelerar tudo, a vela, as válvulas, a camisa do cilindro, o pistão, a biela... Peças fundamentais do motor irão, literalmente, sofrer.

Com a aprovação, fica proibido carregar objetos no braço e antebraço durante a condução de motocicletas e motonetas. O PL propõe que o descumprimento da determinação seja considerada falta gravíssima.

Ao passar pelos pedágios, com login feito no app, o sistema vai detectar o smartphone através do Bluetooth e fará a cobrança automaticamente. Ou seja, será possível passar com a moto no pedágio sem precisar parar para fazer o pagamento.

O que é a tag Veloe? É um meio de pagamento que deve ser colocado no para-brisa do veículo. A comunicação é feita radiofrequência com as cancelas automáticas dos estabelecimentos que possuem Veloe, liberando a passagem em pedágios e estacionamentos.

Existem duas categorias de melhor tag de pedágio no Brasil: o modelo pré-pago e o modelo com mensalidade. Na categoria de tags pré-pagas, a grande vencedora é a tag Zul+, por oferecer um plano sem mensalidade e com a maior diversidade de meios de pagamento do mercado. Atualmente, é a melhor opção para quem viaja pouco.