Por que motivo o símbolo da FEB era uma cobra fumando?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

O ditado surgiu durante o inicio da Segunda Guerra Mundial, como uma provocação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) aos mais pessimistas que diziam "é mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na Guerra".

O próprio símbolo adotado pela FEB, um escudo com o desenho centralizado de uma cobra fumando cachimbo, surgiu como uma provocação aos que diziam ser mais fácil uma cobra fumar do que o país entrar na guerra. “Ninguém sabia o que era um combate, dos generais aos soldados mais rasos.

fumando.

A FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA (FEB) foi uma força militar terrestre composta por 25.834 homens e mulheres, que durante a Segunda Guerra Mundial foi responsável pela participação do BRASIL ao lado dos Aliados na Campanha da ITÁLIA, em suas duas últimas fases (o rompimento da LINHA GÓTICA e a Ofensiva Aliada final ...

Essas guerras ocorreram entre os séculos XIX e XX e são elas: Guerra Cisplatina (1825 – 1828), Guerra do Paraguai (1864 – 1870), Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).

Seu lema de campanha "A cobra está fumando", era uma alusão irônica ao que se afirmava à época de sua formação, que seria "Mais fácil uma cobra fumar cachimbo do que o Brasil participar da guerra na Europa".

Na guerra, nenhum brasileiro designava os soldados alemães senão por tedescos. Em tempo: tedesco é alemão em idioma italiano. Paúra: Era utilizado para designar medo.

Significado de Cobra
substantivo feminino Zoologia Nome comum a todos os répteis da ordem dos ofídios; serpente. [Figurado] Pessoa astuciosa e de má índole.

Surgiu da expressão “sentar praça” que significa se alistar nas forças armadas. Era um apelido dado aos soldados rasos,detentores da patente mais baixa da hierarquia militar , eram responsáveis por estar na linha de frente, eles recebiam tratamento médico, treinamento e armas.

O walkie-talkie (ou handie-talkie) criou novas possibilidades para a comunicação em combate. O transmissor Gibson Girl revolucionou os salvamentos ar-mar e os sistemas portáteis bidirecionais VHF SCR-522, utilizados na comunicação ar-terra, abriram novas possibilidades à artilharia terrestre”.

Certamente, você já deve saber que o principal símbolo do Exército Brasileiro apresenta vinte lâminas ou pontas de espadas que circundam um eixo vertical. Este símbolo representa principalmente a força, bem como bravura e virtude. Ademais, o interior é formado por elipses que sugerem a defesa por escudos de proteção.

A frase "A cobra vai fumar" nasceu como resposta ao então presidente Getúlio Vargas, que, no início da guerra, usara a expressão para descartar a participação brasileira.

O Ministro da Guerra brasileiro, General Eurico Gaspar Dutra, organizou as tropas brasileiras e criou a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária. As tropas foram treinadas e modernizadas nos moldes e estratégias de combate norte-americanas.

A FEB se incorporou ao Exército americano e foi treinada por eles na Itália. O contingente da FEB era formado por 25.445 mil homens para atuar exclusivamente na guerra. Destes, 450 soldados morreram e três mil soldados ficaram feridos no decorrer da campanha do Brasil.

Uma nova guerra em escala mundial aconteceria mediante o uso de armas nucleares, conforme alguns analistas preveem. Estariam envolvidos países como Rússia, Ucrânia, Estados Unidos e outros membros da Otan, além de nações integrantes da União Europeia. O envolvimento de países asiáticos, como a China, é incerto.