Por que motivo a Igreja restringe o acesso a alguns livros?

Perguntado por: lluz . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Na Idade Moderna, por exemplo, a Igreja Católica, por meio da Contrarreforma, estabeleceu o Index Librorum Prohibitorum, uma lista de livros que foram proibidos aos fiéis católicos. Com isso, a Igreja impediu que os católicos tivessem acesso a alguns livros que eram considerados contrários aos dogmas do catolicismo.

A cena de maior impacto no filme foi quando a camponesa e o noviço tiveram um enlace sexual dentro do mosteiro pelo fato de que os motivos que os levaram a praticar tal ato foram baseados em seus instintos: o do noviço de cunho sexual, de descobrir porque se sentia tão envolvido com aquela camponesa; e o da garota pela ...

O título da obra e do filme advém da frase com a qual eles se encerram: “a rosa antiga permanece no nome, nada temos além do nome”.

Em um momento de confusão, inicia-se um grande incêndio na biblioteca, onde Jorge de Burgos acaba morrendo e Adso e seu mestre saem com vida carregando alguns livros.

O filme retrata a ciência como o caminho que leva à verdade e ao saber. A investigação de de William e Adso é baseada em evidências, na lógica e no pensamento racional – bem ao modo do método científico que René Descartes, o pai do Racionalismo, só desenvolveria dois séculos mais tarde.

Só para lembrar: A Inquisição foi um espécie de Tribunal religioso criado na Idade Média para condenar TODOS que eram contra os dogmas pregados pela Igreja Católica. Mandou para a fogueira milhares de pessoas como você mesmo falou ” crime simplesmente por não concordar com eles.

William e Adso descobrem uma biblioteca secreta dentro do mosteiro, também descobrem lá quem foi o autor dos assassinatos: Jorge de Burgos, o monge mais velho do mosteiro; e o motivo principal: os monges tentavam proteger livros considerados profanos pela Igreja, como a obra Poética de Aristóteles, que falava da ...

A Inquisição foi um movimento político-religioso que ocorreu entre os séculos XII ao XVIII na Europa e nas Américas. O objetivo era buscar o arrependimento daqueles considerados hereges pela Igreja e condenar as teorias contrárias aos dogmas do cristianismo.

Os assassinatos transformam o frei Guilherme (ou William) de Baskerville – referência explícita a O Cão dos Baskervilles, um dos livros mais famosos de Sir Arthur Conan Doyle – e Adso em Sherlock Holmes e Watson da era medieval.

Ao disseminar a informação, elas devem fornecer suporte informacional aos usuários, exercer um papel na geração do conhecimento e contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico.

2. Como era a vida do clero em seu cotidiano no interior do Mosteiro? Era uma vida sobre muitas regras, os monges eram dedicados a oração, a meditação participava de atividades como agricultura e pecuária e outras atividades para o próprio sustento.

A história, narrada pelo jovem Adso de Melk, um noviço franciscano, conta como ele e seu mentor, o frei Willian de Baskerville, chegam a um mosteiro no norte da Itália para investigar a morte misteriosa de um monge copista.

de 1327

O filme “O nome da Rosa”, baseado no livro de Umberto Eco, se passa no ano de 1327, em um mosteiro beneditino na Itália, que possuía uma biblioteca com grande acervo de livros, tanto cristãos quanto clássicos gregos considerados pelos muitos religiosos como pagãos, porém poucos tinham acesso à biblioteca.

Cristian Slater fez o papel de Adso de Melk (o narrador da história, religioso aprendiz que acompanhava William).

O Nome da Rosa é um filme estreado em 1986, sob direção de Jean Jacques Arnaud e baseado no livro de mesmo nome de Umberto Eco. O suspense se situa no ano de 1327 d. C., baixa idade média, na Itália, no início do período renascentista, onde mortes misteriosas acontecem de maneiras imprevisíveis.

As filmagens decorreram em Klöster Eberbach, perto de Frankfurt, e as cenas exteriores foram filmadas numa colina perto de Roma, onde se construiu o maior cenário exterior da Europa desde as filmagens de Cleópatra, em 1963.

No prólogo do livro, a personagem Adso de Melk (noviço da Personagem Guilherme de Baskerville em O Nome da Rosa) deixa subentendido ao diletante da referida obra literária, por onde se encaminhará a trama da obra.

No desfecho do filme "O Nome da Rosa", Bernardo executa Remigio e Salvatore no monastério, mas acaba sendo morto pelos camponeses furiosos antes que consiga matar a garota. Descobre-se que algumas das mortes estão relacionadas com o envenenamento das páginas do manuscrito proibido.

  • Guilherme de Baskerville (Sean Connery)
  • Adso de Melk (Christian Slater, Dwight Weist)
  • Salvatore (Ron Perlman)
  • Jorge de Burgos (Fjodor Fjodorowitsch Schaljapin)
  • Remigio da Varagine (Helmut Qualtinger)
  • Berenger (Michael Habeck)

A admiração do aprendiz Adso pelo modo de raciocínio do mestre se deve a algumas características presentes na abordagem de Guilherme: Racionalidade: O mestre utiliza a lógica e o raciocínio dedutivo para analisar os eventos e buscar respostas.

Eram queimadas na fogueira todas as culpadas de bruxaria pelos líderes da Inquisição. Aquelas que sustentavam sua inocência eram queimadas vivas. As que confessavam por meio de tortura eram enforcadas e tinham o corpo queimado logo em seguida.